Claudia Leitte anuncia novo álbum, fala sobre empreendedorismo e sua maior paixão: os fãs

Cantora será a primeira brasileira a cantar em evento da Disney

Claudia Leitte está em festa. A cantora deu start em uma série de comemorações dos seus 20 anos de carreira. Do Babado Novo até seu mais recente single, "De Passagem", ela coleciona hits, histórias, e uma legião fãs leais e fervorosos. Em entrevista exclusiva para o BuzzFeed, Claudia falou sobre seus projetos, família, empreendedorismo e a volta para os palcos e trios.

Em março foi lançada "De Passagem", música que é o pontapé das comemorações dos 20 anos de carreira. Escrita por Carol Biazin, Lionel, Lucas Vaz, Nairo, Tiê Castro e Tonny Hyung, a canção fala sobre positividade e esperança.

"Gravar essa música teve um significado muito importante pra mim. No meio dessa pandemia toda eu estava completamente fora do meu lugar. E de dentro pra fora eu estava muito necessitada de ouvir algo assim, de cantar algo assim, de dizer algo assim pra mim mesma. Acho que foi a primeira vez que eu tive um processo muito mais de dentro pra fora, mais profundo e de uma maneira natural, simples. Ela abre meu ano de comemorações e resume esses 20 anos. Essa música é uma reflexão de muitas coisas, muito profundas. Não é o sentimento de ninguém, é um sentimento meu, é uma perspectiva pessoal que me deixa vulnerável, mas eu acredito que aí tem poder, tem força, tem um negócio novo que eu não sei lidar bem."

Publicidade

O vídeo que ilustra a canção é um compilado de cenas de sua carreira, fazendo um retrospecto de momentos marcantes e com direito a cenas de bastidores e de sua vida em família.

"Eu choro todas as vezes que vejo. Eu acho que 'De Passagem' é um grande retrospecto dos últimos anos e acho que ele sintetiza muita coisa. Tenho um diretor aqui dentro da minha estrutura que durante a faculdade de marketing fez dois anos de psicologia e tenho certeza absoluta que estava me dando um choque, sabe? Pra eu despertar pra vida e foi muito importante pra mim e maravilhoso. Eu acredito que tudo está muito conectado e que quando a gente começa as preocupações, somente com os próprios interesses, saímos dessa conexão e parece que está realizando alguma coisa. Às vezes, tem um fruto ou outro ali que se perde, só que quando você se liga que cê tá fazendo algo por alguém, isso dá um prazer tão grande, de ver que fizeram isso por mim. A edição desse vídeo, pô, são vinte anos em dois minutos, se você não bota amor pra fazer um negócio desse, você vai fazer uma colcha de retalho, mas aquilo ali é ouro, vale mais que ouro, aliás assim e é minha história mesmo, é um negócio digno, fino, verdadeiro."


Em maio de 2002, Claudia lançou "Cai Fora", sua primeira música de trabalho à frente do Babado Novo. De lá para cá foram incontáveis hits que a fixaram como um dos principais nomes da música. Sua versatilidade lhe abriu portas em muitos ritmos, como pop, mpb, reggae, e, lógico, o axé. Em 2022 ela celebrará vinte anos de carreira profissional e promete muitas novidades.

Divulgação

"Todo o meu planejamento já está pronto há muitos anos. Acabamos de mudar tudo, recalcular a rota outra vez porque não tivemos Carnaval, então o start pra mim sempre é no 'ao vivo', é no show que tudo acontece. Algumas coisas permanecem iguais, então eu tenho três projetos: 'Prainha da Claudinha', 'Trio Elétrico' e o meu show, 'Celebra Tour', que é a nova turnê pra comemorar os vinte anos. E ao longo desses vinte anos tenho muita coisa pra contar, então divido tudo dentro desses três produtos. Eu tenho músicas inéditas a serem lançadas, mas também um álbum a caminho no segundo semestre. Eu estou trabalhando nesse projeto com muito afinco, minha equipe está muito organizada. Eu sei que existem coisas agora que fogem ao nosso controle porque a gente está saindo, graças a Deus, de um momento difícil, notícias muito ruins, né? Eu consigo ter esperança e respirar agora. É uma atmosfera que me traz mais tranquilidade para produzir e para ser a artista que eu vim pra ser nesse mundo, o que implica numa celebração. Estou com tudo organizado pra trazer muitas coisas para os meus fãs, pra todo mundo que me acompanha. Vai ser festa! Se Deus quiser."

Publicidade

Dentre os projetos para este ano, há uma série de shows na Disney, onde ela se apresentará a convite do parque. Além disso, levará seu trio elétrico para os Estados Unidos, com toda a estrutura que é necessária para fazer um grande Carnaval. O álbum que citou anteriormente já está tomando forma, com direito a muito pop e axé.

Reproduçao

"Estou vivendo esse processo criativo. A gente tem algumas músicas, essas coisas estão se organizando por conta de todo o contexto mesmo, mas o projeto está todo desenvolvido, todo organizado, com datas específicas pra lançamentos, eventos marcados, tem até o lançamento de um trio elétrico nos Estados Unidos, foi muito estudo, muita dedicação pra isso. Não é uma coisa simples, é uma invenção baiana, brasileira, e quando eu vejo esse trio lá eu sinto que vale a pena, sabe? Que é difícil, complicado, principalmente quando se trata de uma imersão cultural, de um intercâmbio cultural, né? É uma riqueza muito grande da minha terra, eu tenho muito orgulho da minha Bahia.

'De Passagem' tem uma textura que representa muito o trabalho que eu vou apresentar ao longo desse ano de comemoração, e o álbum é recheado de axé e de pop na sonoridade. Sempre fui sem limite. Você sabe disso, né? Só que eu ainda estou mais ainda. Então pode esperar muita ousadia, muito esforço, muitas celebrações, muitas coisas doidas vão acontecer."

Pela primeira vez um artista brasileiro irá se apresentar no Garden Rocks Concert Series, com shows que fazem parte da programação do International Flower & Garden Festival, onde é celebrada a chegada da primavera, no parque Epcot, em Orlando. Além dela, outros artistas renomados como Simple Plan, Blood, Kool & The Gang subirão ao palco.

Divulgação

"Eu vou ser uma atração do parque, estou me sentindo a própria Pequena Sereia. Serão dois dias de apresentação, três sessões por dia e eu tô fazendo um repertório que me mostre como uma artista brasileira e baiana. Esse é o meu foco principal. Esse show da Disney é fruto do meu relacionamento com a Roc Nation."

Publicidade

Claudia também é empreendora e comanda uma empresa que gera entretenimento a milhões de pessoas. Sendo líder, ela não abre mão da excelência no trabalho.

Reprodução

"Eu acho que toda mulher que é empreendedora vai entender o que eu estou falando. Não é nada fácil. Principalmente pra gente. Principalmente pra mulher. Eu tenho a graça e a felicidade de ter uma superequipe e considero isso uma grande conquista. São meus troféus, as premiações mais importantes pra mim. É bem difícil e eu acredito no amanhã, eu sou uma artista, no final do dia, quando fecha a conta, eu continuo sendo e então dissociar as emoções numa turbulência como essa também é complicado, complicado manter a saúde mental sendo uma empreendedora, mas eu acredito muito na nossa força, eu acredito que a mulher tem essa capacidade de dar nó em pingo d'água. Somos trabalhadoras mesmo, braçais. Eu dou pau mesmo, eu sou pau pra toda obra, não tenho frescura com nada, vou lá e faço o que tem que ser feito, prezo por uma entrega excelente porque o respeito pelo próximo é a premissa pro sucesso. Eu aprendi isso depois desses anos todos tendo essa estrutura. O meu negócio gira em torno do entretenimento, da festa, eu produzo festa, eu produzo alegria, mas é o meu negócio, né? Tem que ser muito bom pra todo mundo e eu estou acima. Dando tudo. Querendo inspirar as pessoas à minha volta e dentro do meu escritório também como líder."

Casada e mãe de três filhos, Claudia aprendeu que seu maior tesouro é sua família. Atualmente mora nos Estados Unidos, onde acompanha muito de perto o crescimento de seus herdeiros.

Reprodução

"Eles são três universos completamente diferentes. E não são universos paralelos. Atravessam a minha vida, atravessam tudo. E é o melhor dos mundos assim, viver transitando nesses planetas tão diferentes. Eu não sei como seria a minha vida sem os meus filhos. Eles são incríveis. São meus professores diariamente. Dá muito trabalho, mas muito trabalho, mas é muito bom. Eles são minha prioridade, e sempre serão mesmo quando crescerem, formarem as famílias deles e forem seguidos os caminhos deles, mas eu não consigo ver nenhuma possibilidade de ser uma mulher bem sucedida sem essa minha família, sem meu marido, meus filhos ali. Sair de casa, deixar seu filho e ir trabalhar é um dilema sempre, mas eu já não sinto mais essa culpa. Eu estou muito curada assim, muito distante de toda negatividade, curtindo meus três filhos. É pau pra toda obra essa mãe aqui, sabe?"


Publicidade

Claudia não esconde o sentimento ao falar de seus fãs. Quem frequenta seus shows sabe que a entrega é mútua e que no final do circuito de seus trios a emoção contagia a todos. O que mais se vê na plateia é diversidade e uma comunidade bastante fiel que lhe abraçou, acompanhando em todos os momentos.

Reprodução

"Nós somos espelho um do outro e é muito claro isso pra mim. Ficou muito mais claro ainda nesse momento. Eu tenho amor urgente, sabe? E eu acho que essas pessoas todas que frequentam os meus shows querem o mesmo que eu. Felicidade, querem liberdade, querem alegria, dividir o mesmo espaço, querem respeito e a gente se encontra! Eu acho que não é casual a gente se encontrar, eu nunca vou levar aquilo ali pra mim como mais um show, ganhei mais um dinheiro, fiquei mais rica e mais famosa. Eu acho que as pessoas sentem que eu vou ali porque eu represento os mesmos interesses que elas têm. Então a gente se abraça e vai junto. E é nesse abraço a gente não precisa nem falar. Eu só preciso fazer o que eu sei fazer, que é cantar. Porque eu sou feliz assim, fazendo aquilo ali e acho que eles sentem que aquilo é só gratidão, que a gente não precisa fazer esforço pra ser fiel um ao outro. A gente sabe que vai se encontrar e vai ser bom, a gente sabe que não vai ter espaço pra nada de ruim. Quando estamos junto e é só isso que importa e é só isso que eu quero fazer pro resto da minha vida. Enquanto eu tiver saúde vou fazer gente feliz".

Claudia ficou longe do palco por quase dois anos devido a pandemia. Com as liberações dos governos e seguindo os protocolos, ela retomou seus shows. Quem vai ver suas performances encontra de tudo um pouco: Dá pra esquecer o mundo lá fora, ter um escape, espairecer. E o grande reencontro da cantora com seu público acontecerá no circuito de Salvador, que tem seu retorno previsto para 2023.

Reprodução

"Modéstia à parte, é mais do que um momento de escape, sabe por quê? Se você parar pra pensar, sobretudo hoje, a gente não sabe do dia de amanhã, o próximo minuto. O meu show não é um lugar onde eu vou fazer um show e a galera vai se divertir. A gente vai viver junto ali. Eu não esqueço as coisas que acontecem ali. É impressionante, um show nunca é igual ao outro. Então ninguém vai só pra escapar, não. Tem o escape também, mas não é só isso. Pra mim não é sobre mim, sabe? A minha mensagem, ela é o mais importante de tudo, ela é amor. Eu explodo em amor. Só é possível porque eu explodo e transbordo de amor. Eu sou grata mesmo, amo mesmo. Pode me achar emocionada demais, eu não tô nem importando. Estou aqui porque eu amo estar aqui com vocês, vocês são importante pra mim. É muito incrível aquilo. Como é que vocês não vão ver isso? Não tem como não ver. Estou lá em cima e, meu Deus, aquela pessoa lá no fundo que está ali pagou pra estar ali. Rapaz, ela merece o melhor show da minha vida. O melhor de tudo. Deixo o Davi e Rafa em casa. Deixo a Bela pintando o sete nas paredes de casa. Aí eu vou lá ficar com o povo só pra ganhar o dinheiro. Que nada. Posso morrer amanhã. Eu quero é ser feliz. Vou pra ser feliz."


Publicidade

Veja também