Brasileiros milionários têm viajando para se vacinar no exterior. Pode?

Agências de viagem já oferecem pacotes de "turismo da vacina" por, pelo menos, R$ 18 mil.

Ninguém duvida de que o Brasil vive à beira de um colapso sanitário por causa da pandemia.

Já passamos a marca de 425 mil mortos. Não vacinamos nem 10% de nossa população.

Publicidade

Já alguns milionários preferem fretar jatinhos.

O custo? R$ 120 mil.

Para ir aos Estados Unidos se vacinar, é preciso cumprir quarentena de duas semanas em outro país. Então porque não aproveitar o Caribe, não é mesmo?

Não é piada: quem faz turismo da vacina viaja para resorts em Aruba ou Punta Cana. Países como Costa Rica, México e República Dominicana viraram pit stop para cumprir quarentenas de luxo.

Ou seja: piscinha, amor. Bons drinks. Enquanto espera-se pela vacina.

Publicidade

Entre os que viajaram ao exterior para se vacinar está o apresentador e empresário Roberto Justus.

Reprodução/Instagram

Ele levou toda a família para Miami após um período no México. "Eu não sei por que esse 'big deal' que as pessoas fazem do assunto", disse Justus à coluna de Mônica Bergamo, na "Folha".

O empresário diz que não foi planejado: estava de férias e aproveitou para se vacinar. Justus, no entanto, fez questão de escolher que vacina tomaria. "Eu não iria tomar a Pfizer para ter de voltar e tomar a segunda dose", afirma ele, que tomou a Janssen, de dose única.

Qual o problema de ricos se vacinarem fora do Brasil?

O problema é que, mais uma vez, a distribuição da vacina não é igualitária. Ou seja: no meio de uma pandemia, quem é pobre fica à mercê do destino - ou da boa vontade de um governo que ainda dificulta os processos, como no caso de envio de insumos vindos da China.

De certa maneira, para milionários, é muito fácil se enfiar em um jatinho e "furar a fila". O povo, sem condições, seguirá sofrendo com uma doença que pode ser fatal.

Além disso, muitos apoiaram a política do novo governo. Assim é fácil ser contra lockdown, né?

Publicidade

Além disso, a saúde acaba virando um negócio ambicioso.

As Ilhas Maldivas, por exemplo, pretendem abrir o país para vacinar turistas e usar a imunização para fazer a economia girar. Mesmo caminho devem seguir outros países em breve.

#VacinaSim #VacinaParaTodos

Publicidade

Veja também