A foto deste pai mostrou o problema da falta de trocadores de fraldas em banheiros masculinos

Donte Palmer teve que equilibrar seu filho de um ano nos joelhos para poder trocar a fralda do bebê em um banheiro público.

Donte Palmer é um professor de 31 anos que mora em St. Augustine, Flórida (EUA), e é pai de três meninos.

Nesta semana, ele acabou se tornando – meio que acidentalmente – a face de um movimento pela instalação de trocadores de fraldas em banheiros masculinos no mundo todo.

Donte Palmer

Publicidade

Cerca de duas semanas atrás, Donte, sua mulher e os três filhos do casal foram jantar em um restaurante local. Não demorou muito e Liam, seu filho de 1 ano, começou a demonstrar irritação.

“Foi quando percebi que ou ele estava com fome ou precisava trocar a fralda”, disse Donte ao BuzzFeed News. “Então fiz o que qualquer pai faria e o levei até o banheiro.”

Donte disse que geralmente pede a ajuda de Isaiah, seu filho de 7 anos, quando precisa trocar a fralda de Liam, pois os banheiros masculinos não costumam ter trocadores.

Enquanto ele estava agachado, tentando equilibrar Liam com cuidado em suas pernas para trocá-lo em uma das cabines do banheiro, Isaiah começou a tirar fotos do seu pai.

Donte Palmer / instagram.com

Publicidade

“Voltamos para a mesa e foi aí que [Isaiah] me mostrou as fotos”, afirmou Donte. Ele e os filhos acharam a situação engraçada.

Sua mulher, porém, levantou um ponto importante sobre as fotos. “Nós mulheres não precisamos bolar maneiras criativas para trocar uma fralda, enquanto você tem que ter um grupo de ninjas para trocar o Liam”, falou para Donte.

Donte Palmer / instagram.com

Publicidade

Foi isso que o inspirou a postar as fotos no Instagram.

“Por que não há trocadores de fraldas nos banheiros masculinos? Eles agem como se nós não existíssemos!!, escreveu Donte como legenda das fotos. “Dá para notar que fazemos isso com frequência só de ver quão tranquilo meu filho está.”

Após o site The Shade Room compartilhar as imagens, elas viralizaram. E agora estão sendo compartilhadas em várias redes sociais.

Muitas pessoas nos comentários instantaneamente se identificaram com o problema – e outras admitiram que não tinham noção da dificuldade que os pais enfrentavam.

"Meu marido costumava trocar nossos filhos de pé, porque não tinha como deitá-los no chão para trocá-los. Sou totalmente a favor de trocadores em banheiros masculinos."

Publicidade

"Hmmm, eu nunca tinha pensado nisso. Acho que eu nunca tinha questionado o que tinha ou não tinha no banheiro masculino. Isso precisa mudar!"

Donte reconheceu que, antes de ver aquela foto e compartilhá-la on-line, ele também não pensava muito sobre o assunto.

“Quando não há um trocador, eu faço o que for necessário para trocar o bebê”, afirmou.

Após receber mensagens e comentário de outros pais, ele percebeu como a situação era desigual. “Como pais, precisamos ser vistos da mesma maneira”, disse.

“Somos mais do que apenas protetores e provedores”, acrescentou. “Nós também empurramos o carrinho e levantamos às 4h da manhã para esquentar a mamadeira.”

Publicidade

“Eu e minha mulher, nós dividimos tudo igualitariamente. Nós cozinhamos e limpamos. Nós trabalhamos duro – igualitariamente. Por que, mesmo dividindo a responsabilidade equitativamente, a sociedade nos vê de maneira diferente?” 


Ele observou que, apesar de haver banheiros familiares em certos estabelecimentos, “isso não acontece em todos os lugares”.

No debate on-line, vários pais afirmaram que já tiveram de colocar roupas no chão ou usar a pia para trocar a fralda dos seus filhos.

Publicidade

Publicidade

Agora Donte está pedindo aos outros pais que compartilhem uma imagem sua tentando trocar a fralda das crianças sem um trocador, com a hashtag #SquatForChange, para conscientizar mais as pessoas sobre esse problema.

Publicidade

“Acredito que, se muitos pais continuarem denunciando essa situação no mundo todo... a mudança vai chegar”, afirmou Donte.

Veja também:

Estas fotos mostram a quantidade de lixo que produzimos em uma semana

Não me pergunte como, mas este teste bizarro dirá uma verdade profunda sobre você

Qual dos Teletubbies é sua alma gêmea?

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também