9 obras sobre o golpe militar de 64 e seus desdobramentos

Entre filmes e livros, de 1964 a 2013.

Apesar do apagamento histórico do que aconteceu no país, existem várias obras que retratam toda a ditadura e suas consequências no Brasil. Aqui estão nove filmes e livros que podem te ajudar a ver o que está escondido:

1. "Anos Rebeldes" (1992), Gilberto Braga.

Acervo/Globo

A minissérie de ficção mostra diferentes perspectivas diante o Rio de Janeiro no período de 1964 a 1979, e respostas que cada personagem teve em relação ao cenário político.

Publicidade

2. "Infância Roubada – Crianças Atingidas pela Ditadura Militar no Brasil", Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva

O livro junta depoimentos de crianças que foram afetadas direta e indiretamente pela ditadura, e também fala sobre seu processo de enfrentamento e superação, além da relação com suas mães.

3. "O Dia que Durou 21 Anos" (2012), Camilo Tavares.

Reprodução

O documentário trouxe à tona os documentos que comprovavam a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 64 no Brasil. Está disponível no Youtube.

Publicidade

4. "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo", Mário Magalhães.

Companhia das Letras

O livro é uma biografia de Carlos Marighella (1911-1969), militante e fundador da Ação Libertadora Nacional, o maior grupo armado em oposição à ditadura militar.

5. "Marighella" (2019), Wagner Moura.

O2

O filme, que está com a estreia marcada para o dia 14 de abril, é uma adaptação dos livros para a tela, contando sobre a luta de Marighella.

Publicidade

6. "Mulheres na Luta Armada: Protagonismo Feminino na Ação Libertadora Nacional", Maria Cláudia Badan Ribeiro.

Alameda

O livro documenta as histórias de mulheres durante a ditadura que se separaram de suas famílias tradicionais em meio à guerrilha, e fala sobre um período feminista no país que acabou sendo oculto pelos movimentos na Europa e nos Estados Unidos nos anos 70.

7. "Tropicália" (2012), Marcelo Machado.

Reprodução

O filme faz uma análise do movimento musical Tropicália, liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso, que acabou os levando ao exilamento.

Publicidade

8. "O Grande Irmão", Carlos Fico

Civilização Brasileira

O livro é uma pesquisa sobre as relações diplomáticas que permitiram que os Estados Unidos abastecessem as Forças Armadas no Brasil em 1964. O autor passou três anos analisando dados sigilosos do Arquivo Nacional dos Estados Unidos.

9. Por último, "Democracia em Vertigem" (2019), Petra Costa.

Netflix

O filme explora o início da instabilidade política no Brasil a partir do impeachment de Dilma Rousseff, e usa a narrativa como "advertência" sobre a democracia.

Publicidade