34 fatos impressionantes e curiosos sobre maquiagem

Max Factor é o nome de uma pessoa.

Gilaxia / Getty Images

1. A M.A.C. Cosmetics foi fundada por dois homens chamados Frank – Frank Toskan, maquiador e fotógrafo, e Frank Angelo, proprietário de um salão de beleza -- frustrados com a falta de tons de maquiagem que saíssem bem nas fotos.

2. A marca nasceu em Toronto, Canadá, e foi lançada oficialmente em 1984.

3. Durante o reinado de Elizabeth I na Inglaterra, as pessoas acreditavam que o batom tinha propriedades curativas. A rainha era uma dessas pessoas e o aplicava incessantemente toda vez que ficava doente. No momento de sua morte, Elizabeth estava com cerca de um centímetro de batom vermelho nos lábios.

4. A crença nos poderes místicos do batom causou um alvoroço na época e a igreja e o Estado consideravam seu uso pecaminoso. Não eram incomuns imagens de demônios passando batom e as mulheres tinham que declarar se tinham usado batom ao se confessarem. Quando as leis começaram a ser promulgadas, o Parlamento declarou que o uso de maquiagem para "iludir os homens e levá-los a aceitar casamento” era "passível de punição" e "enquadrado como bruxaria”.

5. A Revlon foi fundada em 1933 pelos irmãos Charles e Joseph Revson e por um químico chamado Charles Lachman, o que explica a existência da letra “L” no nome REVLON.

6. A palavra “cosmético” tem origem na palavra grega kosmos, que significa "ordem", "beleza" e "harmonia".

7. Escamas de peixe são um ingrediente comum em maquiagem com brilho, que inclui batons e sombras para os olhos.

8. O exoesqueleto de besouros esmagados já foi usado na composição de esmaltes para unhas.

9. A L’Oréal é a maior empresa de cosméticos do mundo e está presente em 130 países, em cinco continentes.

10. Ela foi fundada em 1909 por Eugène Schueller e iniciou suas atividades com o nome de "French Harmless Hair Colouring Company" (Companhia Francesa de Coloração para Cabelos Livre de Danos).

11. Lancôme, Yves Saint Laurent Beauté, Giorgio Armani, Urban Decay, Maybelline e NYX são algumas das empresas do grupo L’Oréal.

12. A Estée Lauder Companies Inc. também detém milhares de marcas, incluindo Bobbi Brown, Smashbox, Tom Ford e Too Faced.

13. Uma das ideias por trás da criação da Urban Decay foi ser uma resposta à dominância dos tons rosas na época de sua criação.

14. Uma das primeiras fãs famosas da Urban Decay foi Gwen Stefani, que acabou sendo a primeira celebridade a criar uma coleção com a marca.

15. Em 2015, a Urban Decay vendia uma paleta Naked a cada seis segundos.

16. A UD tem uma biblioteca de futuros nomes para dar a seus produtos. Eles são classificados em grupos como "nomes de sexo" e "nomes de drogas". Quando alguém tem uma boa ideia de nome, ele já fica registrado nesta biblioteca.

17. A mulher por trás da marca Anastasia Beverly Hills, Anastasia Soare, começou sua carreira como designer de sobrancelhas em salões de Beverly Hills.

18. Sua primeira cliente famosa foi Cindy Crawford. Sucedida pela também supermodelo Naomi Campbell.

19. Em 2015, o Instagram da Anastasia Beverly Hills provavelmente era o mais popular no mercado de beleza, com 7,5 milhões de seguidores. A média do mercado de beleza, na época, era de 1,4 milhões.

20. Em 2018, este número já ultrapassou os 18 milhões, mas foi superado pelos números de novas marcas, como Huda Beauty e Kylie Cosmetics.

21. O primeiro salão de beleza moderno foi aberto por Elizabeth Arden em 1910.

22. Max Factor é o nome de uma pessoa. Na verdade, é o nome de um cosmetólogo judeu-polonês que fundou a empresa em 1909.

23. A primeira sombra de glitter do mundo foi inventada pela Too Faced Cosmetics.

24. Seu CCO (Chefe de Operações Comerciais), Jerrod Blandino, também inventou o primeiro gloss que dá efeito de mais volume aos lábios e o primeiro primer 24h para sombras.

25. A marca britânica Illamasqua é uma junção das palavras “illusion” (ilusão) e “masquerade” (máscaras).

26. O primeiro batom em tubo surgiu em 1923.

27. O peso bruto de blushes Orgams que a NARS vende em um ano é o equivalente ao peso de uma Lamborghini.

28. O nome Stila é derivado de uma palavra italiana, “stilare”, que significa “escrever”.

29. De acordo com a empresa, ele foi escolhido porque “a maquiagem de cada mulher deveria ser tão única quanto sua assinatura”.

30. O Stila Stay All Day Waterproof Liquid Liner é o delineador mais popular de todos os tempos.

31. NYX Cosmetics, se pronuncia “Niks” (e não N.Y.X.), pois tem como inspiração o nome da deusa grega da noite.

32. O batom Studded Kiss da Kat Von D na cor Lolita, um dos primeiros tons que desenvolvidos pela tatuadora, foi o batom mais vendido da Sephora em 2015.

33. Kat Von D também é pessoalmente responsável pelo design de todas as embalagens de sua linha.

34. Em 1952, a rainha Elizabeth encomendou sua própria tonalidade de batom para combinar com o seu vestido de coroação. O batom recebeu o nome de “O Batom Balmoral” e tinha este nome inspirado pela residência campestre escocesa da família real.

Publicidade

Veja também:

21 truques de maquiagem que toda iniciante deveria conhecer

Escrito por Natalie Brown • há 3 anos

12 mitos sobre maquiagem que todo mundo deveria parar de acreditar AGORA

Escrito por Michelle Rennex • há 5 anos

Só uma expert em maquiagem conseguirá responder a estas perguntas

Escrito por Gena-mour Barrett • há 5 anos

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Juliana Kataoka.

Publicidade

Veja também