23 coisas que você talvez não saiba sobre Stan Lee

Ele tinha a memória horrível e por isso seus personagens tinham nomes que começavam com a mesma letra: Bruce Banner, Peter Parker, Reed Richards...

1. O nome de batismo de Stan Lee era Stanley Martin Lieber.

2. Quando criança ele queria ser advogado.

3. Stan começou na carreira escrevendo obituários para jornais, mas seu sonho era escrever grandes romances literários.

4. Ele adotou o pseudônimo Stan Lee para trabalhar com quadrinhos pois não queria separar esta carreira da outra que planejava como escritor de livros.

5. Anos depois ele mudou seu nome legalmente para Stan Lee.

6. O primeiro herói que chamou a atenção de Stan foi o Pimpinela Escarlate, que era o nome de uma peça de teatro que contava a história de Percy Blakeney, que durante a Revolução Francesa conseguia salvar nobres franceses da morte pela guilhotina.

7. Em 1941 ele virou editor interino da Timely Comics, que seria futuramente a Marvel Comics, aos 18 anos de idade.

8. Ele participou da Segunda Guerra Mundial. Mas sua batalha foi fazendo parte da equipe que escrevia cartazes, placas e até cartoons para o exército americano. Ele tinha a classificação de "dramaturgo".

Publicidade

9. Aos 40 anos de idade ele começou a achar que estava ficando velho demais para escrever quadrinhos e pensou em abandonar esta carreira.

10. Foi sua esposa Joan quem sugeriu a ele que criasse os personagens do jeito que ele quisesse, já que não tinha nada a perder. Foi assim que surgiu o Quarteto-Fantástico, em 1961, e posteriormente o Incrível Hulk.

11. Por falar em Joan, de acordo com o próprio Stan, era ela quem cortava seu cabelo e por isso ele nunca foi a um barbeiro quando adulto.

12. O Homem-Aranha não foi uma criação exclusiva de Stan Lee. Há uma grande disputa histórica entre ele, Steve Ditko e Jack Kirby como o verdadeiro pai do cabeça de teia.

13. Inicialmente o Hulk criado por ele não seria verde e sim cinza. O verde foi graças a um erro de impressão.

14. Muitos nomes de seus personagens têm a mesma letra inicial (Peter Park, Bruce Banner, Reed Richards) porque ele tinha uma memória horrível e assim ficava mais fácil lembrar.

Publicidade

15. Sua carreira ficou conhecida por dar sentimentos mais humanos a seus heróis. Segundo ele, não era porque uma pessoa tinha super-poderes que não teria problemas.

16. Lee já fez um trabalho para a concorrente da Marvel, a DC Comics. Era um projeto chamado "Just Imagine..." onde ele reimaginou as origens de personagens como Superman, Batman e Mulher-Maravilha.

17. Em 1971, ele e sua equipe escreveram uma história completa do "Homem-Aranha" com a temática anti-drogas.

18. Ele já participou de um episódio da série "Trato Feito" onde ia autenticar se um autografo seu em uma tirinha de um fã que tentava vendê-la era real. E era.

19. Uma de suas marcas eram as aparições relâmpago em filmes da Marvel, a primeira delas aconteceu num filme de 1989 chamado "O Julgamento do Incrível Hulk"

Publicidade

21. Mas ele também já fez aparições em outros lugares também, como "Os Simpsons" e "Phineas e Ferb".

22. No começo de 2018 algumas enfermeiras o acusaram de assédio sexual, segundo o Daily Mail.

23. Aos 91 anos de idade, Stan Lee deu uma entrevista onde falou sobre várias coisas, inclusive sobre a sua própria morte e disse: "Sabe, meu lema é ‘Excelsior’, que é uma palavra antiga que significa ‘pra cima e pra frente em direção à uma glória maior’. Está no selo do estado de Nova York. Continue em frente e, se estiver na hora de ir, então está na hora de ir. Nada dura pra sempre".

Publicidade

Reprodução / Sony / Via Twitter: @TheRealStanLee

Publicidade

Veja também:

Você consegue reconhecer o filme da Marvel pela participação especial do Stan Lee?

Aqui estão 9 personagens icônicos que mostram a importância de Stan Lee

Veja também