Celebridades continuam sendo assaltadas por revelar demais nas redes sociais

A polícia de Los Angeles (EUA) prendeu uma gangue suspeita de rastrear perfis de celebridades para saber o melhor momento para invadir e roubar suas casas.

Mark Ganzon / Getty Images

Dois anos depois que assaltantes usaram posts de Kim Kardashian nas redes sociais para localizá-la em Paris (França) e roubá-la, celebridades continuam revelando informações que podem colocar seu patrimônio em risco.

Nesta semana, a polícia de Los Angeles (EUA) prendeu uma gangue suspeita de rastrear perfis de celebridades nas redes sociais – como Rihanna, Christina Milian, Yasiel Puig e Robert Woods – para saber o melhor momento para invadir e roubar suas casas.

Publicidade

Brian Rothmuller / AP

Yasiel Puig, dos Los Angeles Dodgers.

A casa de Puig foi roubada quatro vezes — duas só nos últimos dois meses. A casa de Milian foi invadida duas vezes em quatro dias. De acordo com a polícia, os ladrões deixaram para trás uma lista de outros alvos do mundo das celebridades que incluíam Matt Damon e Viola Davis.

Em todas as ocorrências, as celebridades estavam fora da cidade, um fato que os criminosos sabiam por monitorar meticulosamente seu paradeiro com a ajuda das redes sociais, disse Lillian Carranza, capitã da Divisão de Crimes Comerciais do Departamento de Polícia de Los Angeles.

"De início, ficamos com a impressão de que esses roubos eram aleatórios", disse ela. "Mas descobrimos, para a nossa surpresa, que eles foram muito bem planejados e que os ladrões já monitoravam o local."

Dois dias antes da invasão à casa de Nicki Minaj, a rapper publicou no Instagram uma foto dela em um jato particular com a legenda: "Quem quer voar comigo? Você ganha um quarto e um banheiro só pra você. Bem baratinho."

No dia em que a casa de Rihanna foi roubada, ela tuitou sobre ir a um evento em Dubai.

Publicidade

"A forte presença nas redes sociais expõe a todos nós", disse Jason Porter, vice-presidente da Pinkerton, empresa de serviços de segurança.

Segundo a polícia, houve mais de 20 roubos de celebridades em Los Angeles nos últimos dois anos. Quando a casa da cantora Alanis Morissette foi roubada, ela perdeu US$ 2 milhões em joias; também US$ 1 milhão em joias e bolsas foram levadas da casa de Kyle Richards, de The Real Housewives of Beverly Hills; e a extensa coleção de relógios de John Mayer, que ele estimava valer “dezenas de milhões”, também foi roubada.

Lucy Hale, Kelly Clarkson, Hilary Duff, Scott Disick e Kendall Jenner são apenas algumas outras celebridades cujas casas foram invadidas nos últimos dois anos. Carranza disse que, para conseguir isso, os criminosos "os seguem religiosamente nas redes sociais".

Publicidade

Dia Dipasupil / Getty Images, Francois Guillot / AFP / Getty Images, Jamie Mccarthy / Getty Images

Assim, eles sabem quando uma celebridade tem um evento, show ou compromisso e usam essa informação para determinar quando a casa estará vazia.

Depois de determinarem que a casa estará desocupada, Carranza disse que a gangue envia um cúmplice bem-vestido para tocar a campainha. Caso ninguém responda, eles sabem que podem prosseguir, e o resto da gangue entra em ação. Depois que entram, os ladrões vão direto para o quarto principal, onde ficam guardados os itens de maior valor da vítima.

Por isso, Carranza lembra ao público a importância de estar atento ao que se publica on-line. Para as celebridades cujo modelo de negócios demanda uma presença pesada nas redes sociais, ela recomenda contratar alguém para tomar conta da casa durante viagens e não guardar ali objetos de valor.

Algumas outras dicas práticas para "dificultar as coisas" incluem:

- Não publique que você vai estar fora da cidade por um longo período.

- Invista em um sistema de alarme.

- Deixe a televisão ou lâmpadas ligadas durante o dia para dar a impressão de haver alguém em casa.

- Não deixe a correspondência acumular na porta da frente. Use uma caixa postal.

- Informe seus vizinhos que você estará fora da cidade e peça para eles ficarem de olho.

Publicidade

Veja também:

26 celebridades que você nunca vai olhar de novo da mesma forma

Escrito por Spencer Althouse • há 6 anos

41 razões pelas quais Kim Kardashian é famosa, já que ninguém parece saber o porquê

Escrito por Ellie Woodward • há 7 anos

8 teorias da conspiração totalmente absurdas sobre as Kardashians

Escrito por Ellie Woodward • há 5 anos

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Publicidade

Veja também