21 coisinhas que até pessoas super ocupadas podem fazer para ser mais saudáveis

Ótimas dicas para a saúde física E mental.

Kate Bubacz / BuzzFeed News

Manter um estilo de vida saudável pode ser difícil, especialmente se sua agenda for super lotada.

BRAVO / Via gfycat.com

"Eu já tenho coisa demais para fazer."

Então, perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community o que elas fizeram para ter um estilo de vida mais saudável em 2017 e que dicas poderiam nos dar.

Abaixo, o que nos contaram:

Publicidade

1. Tire da sua mente que é sua responsabilidade fazer todos felizes.

Warner Bros. Pictures / Via gifimage.net

Eu sou uma pessoa que gosta de agradar todo mundo, então é realmente desconfortável para mim ver alguém bravo, porque eu sempre acho que é minha culpa. Mas comecei a terapia e aprendi que muitas vezes não é culpa minha quando as pessoas estão bravas e não é minha responsabilidade usar todo meu tempo e energia para torná-las felizes novamente. Às vezes, as pessoas só precisam resolver isso sozinhas.

jennab17

2. Não alimente amizades que só trazem cobranças ou que causem um impacto negativo na sua saúde mental.

Eu finalmente consegui me livrar de algumas amizades que estavam tendo um impacto realmente negativo na minha vida e isso ajudou muito minha saúde mental.

ritab4a2844bcb

Aproveite para ler o post: Saiba como terminar uma amizade como um adulto

Publicidade

3. Saia de casa pelo menos uma vez por dia.

Comedy Central / Via giphy.com

Eu descobri que ficar dentro de casa o dia todo parece legal, mas na verdade só piora minha depressão, especialmente durante o inverno. Então, sempre me certifico de sair de casa todos os dias, mesmo que seja o meu dia de folga, que esteja chovendo ou que eu esteja doente. Essas saídas podem ser apenas uma curta caminhada até o Starbucks, uma volta no quarteirão até um parque ou uma ida rápida até um supermercado para comprar algo que esteja faltando. É realmente importante um pouco de ar fresco, fazer o sangue correr na veias e estar lá fora.

ariellevictoriat

4. Adote uma postura mais honesta e assuma quem você é.

BRAVO / Via gifsec.com

"Eu não tolero três coisas. Mentiras, mentiras e mentiras."

Isso significa parar de mentir e esconder a verdade – e não aceitar nada menos que isso das outras pessoas. Eu decidi ser mais aberta com relação ao que sinto e isso teve um impacto muito positivo sobre minha saúde mental. Ser compassivamente honesta comigo mesma me ajudou a encarar meus hábitos nocivos e me mostrou onde eu deveria me empenhar para melhorar e aplicar um pouco de reflexão. É difícil, mas eu chego lá!

ameliarf

Publicidade

5. Tome mais água e chá e evite café com muito açúcar, sucos, refrigerantes e álcool.

É claro que eu ainda preciso de café uma vez ou outra e, às vezes, é bem difícil recusar uma cervejinha no fim de semana. Mas, no geral, deixar de beber refrigerante e suco ajudou meu corpo a se sentir muito melhor! Eu também passei a gostar de beber água.

puckvandenb

6. E pare de beber refrigerante diet.

Coca Cola / Via giphy.com

Eu nunca gostei de Coca-Cola "normal", mas eu bebia cinco ou seis latas de Coca Diet por dia. Às vezes isso era tudo o que eu bebia. Eu decidi parar de tomar isso de vez, e já faz exatamente um ano que eu não tomo nenhuma latinha de Coca. Eu me sinto muito melhor agora e sequer consigo pensar em voltar a tomar aquilo. Na primeira semana eu tive dores de cabeça terríveis e uma vontade louca de voltar a tomar, mas agora eu sequer sinto vontade. Pode parecer uma coisa boba, mas fez muita diferença. Agora eu estou focada em melhorar minha saúde física como um todo.

meaghanschram

Publicidade

7. Faça exercícios em casa, mesmo que sejam só alongamentos ou algumas séries de agachamentos.

Lauren Zaser / Via buzzfeed.com

Eu faço aulas de ioga três vezes por semana já há alguns anos. Mas, desde o ano passado, eu comecei a praticar ioga em casa todos os dias, sejam séries completas ou só os alongamentos. Isso me ajudou bastante!

annad411f3b104

Leia também: 10 alongamentos incríveis que vão fazer você se sentir MUITO melhor

8. Diminua gradualmente, ou até mesmo corte, molhos e condimentos com açúcar.

NBC / Via gifmania.co.uk

Eu comecei a cortar molhos e condimentos que eu adicionava no que estava comendo, especialmente quando comia fora. Eu percebi que encharcar minha comida com molhos era hábito e que isso só estava fazendo eu consumir calorias e açúcar desnecessariamente.

evacastillo

Publicidade

9. Acabe com as dietas milagrosas e aprenda a focar na qualidade do que você come.

NBC / Via tenor.com

"Estou comendo uma dieta balanceada?"

Eu parei com aquele ciclo tóxico das dietas milagrosas que me acompanhou por mais da metade da minha vida e isso me ajudou muito! Mandei um grande foda-se para a indústria da dieta.

rebecca0815

10. Mas não deixe de acrescentar mais vegetais à sua dieta.

NBC / Via imgur.com

Mesmo que seja uma saladinha como acompanhamento ou vegetais naquele mexidão que você faz para o jantar.

lizf4f8dd669c

Publicidade

11. Se permita dormir por mais 10 minutos toda manhã.

Parece esquisito, mas ter 10 minutinhos a mais para relaxar e acordar devagar deixaram minhas manhãs mais tranquilas.

rachelk4f0870d51

12. Lide com apenas um item da sua lista de tarefas por vez e não se martirize se as coisas levarem mais tempo para serem realizadas do que você esperava.

Buena Vista Pictures / Via giphy.com

Tomar a decisão consciente de lidar com um problema de cada vez – e não me martirizar quando algo não der certo – foi muito importante para mim neste último ano. Eu sempre me senti um impostor porque esperava muito de mim e me comparava com padrões impossíveis. Assim que eu comecei a levar as coisas no meu próprio ritmo e me permiti aceitar o progresso que eu estava tendo, por menor que fosse, eu me senti muito mais saudável.

deliriouslyhappy

Publicidade

13. Dê prioridade à sua saúde mental e procure um profissional que possa te ajudar, se for o caso.

Eu encontrei um bom psiquiatra que me ajudou a encontrar uma combinação de medicamentos para tratar meu transtorno bipolar e meu transtorno de personalidade limítrofe. Ele tem me encorajado bastante e explica muito bem as medicações, terapias e qualquer outra coisa que me deixe com dúvida.

Eu posso não estar completamente saudável ainda, mas estarei muito melhor em 2018.

micheleb10

Leia também: Três terapeutas explicam como a terapia funciona

14. Comece a seguir perfis nas redes sociais que te inspirem a comer e a viver de maneira saudável.

Eu comecei a seguir o @inspiralized, comprei um spiralizer multi-lâminas na Amazon e tentei começar a comer mais vegetais e menos massa durante a semana. As receitas ficaram mais fáceis e mais gostosas!

bilbo15

Publicidade

15. Pare de ir ao supermercado de barriga vazia.

Netflix / Via tenor.com

"Eu vou comer doce no jantar!"

Isso parece pouco, mas eu nunca vou ao supermercado com fome. Eu percebi que, toda vez que eu ia fazer compras com fome, acabava comprando porcarias que eu não precisava e que eu nem mesmo queria comer. Fazer compras com a barriga cheia me ajudou a manter uma dieta saudável e a economizar dinheiro.

louisatayloor

16. Abasteça sua dispensa com alimentos ~saudáveis~ e deliciosos que vão te deixar morrendo de vontade de cozinhar.

Aprender a cozinhar me ajudou 100%. Agora eu compro bastante enlatados e comida congelada que eu posso combinar de várias formas. Assim, quando estou com fome, eu posso fazer alguma coisa boa em vez de pedir fast food (para ser honesta, a gente ainda faz o dia da besteira uma vez por semana, mas já é um começo).

ameliarf

Publicidade

17. E tente começar a preparar sua própria comida, mesmo que não seja todos os dias.

Eu passei a cozinhar mais em casa. Minha mãe tem diabetes e, quando ela estava cuidando da minha avó, eu comecei a cozinhar mais vezes. Minha avó faleceu, mas eu não deixei de cozinhar em casa. Nós ainda comemos fora de vez em quando, mas a mudança foi suficiente para estabilizar a glicose da minha mãe, e o colesterol e os triglicerídeos dela também melhoraram. Meu irmão também saiu do estágio de pré-diabetes!

annemariet4111c76b8

Leia também: 21 dicas fáceis e saudáveis de culinária para nós, os preguiçosos

18. Se comprometa a separar um tempo toda semana para passar um tempo com pessoas que você ama.

Focus Features / Via giphy.com

Minha melhor amiga e eu passamos a nos falar toda semana — às vezes sobre coisas aleatórias, às vezes sobre coisas sérias — simplesmente para poder manter contato, refletir sobre a vida, limpar a mente e uma apoiar a outra. Tem funcionado maravilhosamente bem.

shayann4e8ad1c07

Publicidade

19. Vá ao médico regularmente.

ABC / Via wifflegif.com

Eu sempre fui a pessoa que não ia ao médico mesmo quando estava doente ou machucada – e sempre adiava as consultas anuais de rotina. No entanto, neste último ano, passei a me forçar a ir ao médico quando precisava, e pretendo tornar isso um hábito.

melimel89

20. Se comprometa a passar menos tempo nas redes sociais, ou mesmo exclua suas contas por um tempo, para refletir no quanto isso está afetando sua vida.

NBC / Via gfycat.com

"Eu começo o dia olhando o Facebook, Twitter, tumblr e Instagram."

Parece bobo, mas eu excluí minhas contas nas redes sociais. Eu achei bastante difícil, mas me senti melhor depois de fazer isso. Eu também tenho tido mais tempo livre para focar na minha saúde mental e física, porque agora eu não fico mais olhando meu celular toda hora, o que também estava causando um problema TERRÍVEL na minha vista!

kelseyk4ddd0391a

Publicidade

21. E finalmente, procure uma academia para levantar uns pesos e se sentir forte.

Nintendo / Via wifflegif.com

Eu fui para uma academia pela primeira vez na vida e aprendi a usar os equipamentos de lá. Isso mudou muito a forma como lido com meu corpo todos os dias.

sydneyh488789294

As respostas enviadas foram editadas por questões de espaço e clareza.

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também