14 grandes erros que eu cometi na minha primeira viagem solo

De uma viajante solo que já passou por tudo isso.

1. Planejar cada pequeno detalhe.

Viajar sozinha tem tudo a ver com espontaneidade e seguir a corrente. Planeje-se com antecedência, mas não se esqueça de deixar tempo livro para perambular sem rumo e ter encontros casuais.

2. Fazer reservas sem verificar as avaliações.

Drazen_ / Getty Images / Trip Advisor

Seu alojamento será sua casa temporária, então, leia as avaliações e faça reservas com cuidado. A vizinhança é suspeita? Há câmeras de vídeo ou recursos de segurança? Você precisa saber essas coisas!

Publicidade

3. Ouvir pessoas que nunca viajaram solo.

Todo mundo vai lhe dizer para não viajar sozinha, com exceção daqueles que já o fizeram. Evite seguir os conselhos de pessoas que nunca viajaram sozinhas! Leia blogs de viagens solo e procure grupos de viajantes no Facebook.

4. Marcar os locais das fotos em tempo real.

Você vai querer marcar aquela vila balinesa bem legal onde está dormindo, mas talvez seja melhor esperar até ter ido embora. Você não quer que nenhum esquisito apareça, principalmente se estiver sozinha.

Publicidade

5. Comprometer sua segurança por alguns dólares.

Pague um Uber em vez de andar por um beco escuro à noite. Sua segurança vale mais do que alguns dólares.

6. Contar a estranhos que você está só.

Pode parecer moleza, mas é fácil deixar as palavras "viagem solo" escaparem da sua boca quando um estranho pergunta com quem você está viajando. Prepare uma resposta — "meu grupo está descansando no hotel" ou "minha amiga está pegando uma bebida". Uma mentira inofensiva com certeza pode impedir atenção indesejada.

Publicidade

7. Deixar seus objetos de valor sem supervisão.

Bruceman / Getty Images

Para diminuir o risco de seus objetos de valor serem roubados ou danificados durante a viagem, sempre leve-os na sua mala de mão em vez de despachá-los com a bagagem. Tenha-os sempre à vista!

8. Viajar sem seguro.

Chalabala / Getty Images

Em um mundo ideal, viajar solo seria um passeio no parque. Na realidade, qualquer coisa pode dar errado, então, é melhor estar preparada com um seguro que possa dar cobertura àqueles momentos não tão belos da viagem.

Publicidade

9. Enterrar a cabeça no telefone.

Já usei meu telefone como estratégia de segurança em situações novas, mas essa é a forma totalmente errada de agir quando se está viajando só. Não deixe o mundo passar por você!

10. Esquecer de pedir ajuda.

Lechatnoir / Getty Images

Estranhos são só amigos que você ainda não conheceu! Não tenha medo de pedir ajuda ou de simplesmente falar com as pessoas à sua volta.

Publicidade

11. Esquecer seus limites.

Sol Stock Ltd / Getty Images

Beber até cair ou continuar até não poder mais não é a melhor das ideias. É especialmente importante conhecer seus limites quando você é a única pessoa cuidando de si mesma.

12. Chegar sem fazer nenhuma pesquisa.

Sempre faça seu dever de casa pesquisando costumes locais, golpes comuns, áreas inseguras, desastres naturais e clima político.

Publicidade

13. Chegar com expectativas demais.

Jacoblund / Getty Images / Via Instagram: @marion_mithamo

Não dá para prever o que vai acontecer, então, é sempre melhor chegar com a cabeça aberta.

14. Seguir o itinerário de todas as outras pessoas.

Faça o seu! Viagem solo tem tudo a ver com dançar conforme sua própria música, então, aproveite essa oportunidade para fazer do seu jeito.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também