12 atores e atrizes que cantaram e 13 que fingiram cantar em filmes

Me senti traído por descobrir só agora que Jamie Foxx não cantou em "Ray".

Nós pedimos para as pessoas da Comunidade BuzzFeed contarem em quais truques e mentiras dos seus atores e atrizes favoritos elas já caíram. Aqui estão alguns casos que você achou que eram reais (e alguns eram mesmo):

Nem todos comentários são da Comunidade BuzzFeed.

1. Não cantou: Apesar de ganhar um Grammy (e receber outras nove indicações), Jamie Foxx não cantou quando interpretou Ray Charles no filme "Ray".

Ray Charles e Jamie Foxx como Ray Charles lado a lado
Ray Charles e Jamie Foxx como Ray Charles lado a lado

Foto de cima: Ray Charles em apresentação no "The Dick Cavett Show (1972)"

Foto de baixo: Jamie Foxx em "Ray" (2004)

ABC / Universal Pictures

Sugestão de Jonathan Dennis, Facebook

Jamie Foxx tocou piano de verdade no filme e até conseguiu tocar junto com o Ray Charles uma vez antes das gravações, mas os vocais não são dele. Na verdade, ele dublou gravações antigas de Ray Charles. Foxx ganhou o Oscar de Melhor Ator pela atuação naquele ano.

Publicidade

2. Cantou: Renée Zellweger cantou (quase ao vivo!) quando interpretou a icônica Judy Garland na biografia "Judy: Muito Além do Arco-Íris".

Renée como Judy Garland
Renée como Judy Garland

"Tom Edge, roteirista do filme: Vou me lembrar pra sempre da Renée cantando 'Rainbow' sem acompanhamento. Todos ficaram encantados."

20th Century Fox / youtube.com

Renée Zellweger trabalhou com o célebre professor de canto Gary Catona para que sua voz se tornasse o mais forte possível para o filme: "O segredo foi não imitar Judy Garland, mas trazer um pouco da sua magia, e acho que conseguimos fazer isso sem perder a essência da artista e dando vida a ela".

Parece que a atriz se transformou tão bem na Judy Garland e sua voz ficou tão hipnotizante que os figurantes literalmente choravam nas cenas, porque aquilo era mágico. Com essa atuação, ela ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Atriz, o segundo Oscar de sua carreira.

3. Não cantou: A voz de Zac Efron não foi usada em "High School Musical". A maior parte das músicas de Troy Bolton foram cantadas por Drew Seeley.

Zac Efron and Drew Seeley singing separately with Vanessa Hudgens
Zac Efron and Drew Seeley singing separately with Vanessa Hudgens

Disney Channel / Disney / youtube.com

Sugestão de mcdoodie

Zac Efron revelou que foi pego de surpresa quando descobriu que sua voz não apareceu no filme, mas que foi mesclada e substituída pela de Drew Seeley em pós-produção: "No primeiro filme, depois de todas as gravações, não usaram minha voz. Ninguém me deu uma explicação, só aconteceu assim".

Drew Seeley fez o teste para o papel de Troy Bolton, foi co-autor e ganhou um Emmy por uma das músicas mais famosas do filme, "Get'cha Head in the Game". Seeley chegou a viajar com o elenco de "HSM" em turnê como Troy Bolton quando o ator estava nas gravações de "Hairspray".

Publicidade

4. Cantou: Apesar de sua voz não ter sido usada no primeiro filme, Zac Efron cantou de verdade nas sequências de "High School Musical".

Zac and Vanessa singing for the second "HSM"
Zac and Vanessa singing for the second "HSM"

"A melhor parte do processo de gravação é que você pode repetir, sabe? A primeira vez não é a definitiva. Você pode tentar de novo e melhorar, tentar coisas novas."

Disney Channel

Sugestão de mcdoodie

Embora Zac Efron tenha se sentido enganado quando a Disney decidiu substituir sua voz pela de Drew Seeley no primeiro filme, ele pôde cantar nas sequências: "High School Musical fez muito sucesso. Fico feliz por Drew ter recebido os devidos créditos e por eu ter a oportunidade de voltar e tentar de novo com a minha própria voz", afirmou o ator.

5. Não cantou: Embora Jennifer Lopez tenha cantado no teste para o papel da protagonista em "Selena", sua voz real não foi utilizada no filme.

Jennifer Lopez in a behind-the-scenes interview while filming "Selena"
Jennifer Lopez in a behind-the-scenes interview while filming "Selena"

"Eu não sou cantora. Não me apresentei como cantora. Eu sou dançarina. Eu tava cantando e o microfone ficava assim, daí eu lembrava: 'Ah é, o microfone'!"

CBS / youtube.com

Sugestão de sarar4a

A voz verdadeira de Selena Quintanilla foi utilizada no filme, e a Jennifer Lopez só dublou. Ela foi indicada para um Globo de Ouro pela performance no filme e, nos dois anos seguintes, foi indicada a dois Grammys de Melhor Gravação Dance.

Publicidade

6. Cantou: Reese Witherspoon interpretou June Carter Cash, em atuação no filme "Johnny & June" que levou o Oscar. Ela cantou tudo de verdade.

Reese em 'Johnny & June' e no palco agradecendo pelo Oscar
Reese em 'Johnny & June' e no palco agradecendo pelo Oscar

Reese Whiterspoon no papel de June Carter Cash em "Johnny & June"

20th Century Fox / ABC

Reese Witherspoon passou seis meses treinando com professores para aprender a cantar, tocar um instrumento e gravar um álbum. Em 2020, ela relembrou a experiência no Instagram: "Joaquin [Phoenix] e os caras da banda ensaiavam todos os dias e todas as noites. Apesar de tantos ensaios, eu ficava muito nervosa de cantar na frente de multidões, mas quando começava, era muito empolgante. Uma experiência inesquecível que sempre vou guardar".

7. Não cantou: Apesar de Hilary Duff interpretar Lizzie e Isabella no filme "Lizzie McGuire - Um Sonho Popstar", quem cantou a parte de Isabella na música "What Dreams Are Made Of", na verdade, foi sua irmã, Haylie Duff.

Haylie and Hilary in "Lizzie McGuire"
Haylie and Hilary in "Lizzie McGuire"

Disney

Sugestão de Tayla Leigh Sargent, Facebook

Haylie também participou de alguns episódios de "Lizzie McGuire" no Disney Channel. Ela interpretou Amy, a prima má de Kate Sanders.

Publicidade

8. Cantou: Mas é claro que Hilary Duff cantou as partes de Lizzie McGuire no filme. Afinal, Hilary é uma estrela do pop internacional, lançou cinco álbuns de estúdio e vendeu mais de 15 milhões de álbuns no mundo inteiro.

Hilary em entrevista sobre o filme
Hilary em entrevista sobre o filme

"Eu não sou só atriz, também sou cantora. No filme, eu pude me apresentar no palco em frente a um grande público."

Disney / youtube.com

Sugestão de Tayla Leigh Sargent, Facebook

Na entrevista sobre as gravações do filme "Lizzie McGuire - Um Sonho Popstar", Hilary Duff revelou que aquela apresentação foi a parte maior e mais cara do filme. Eles recriaram a parte interna no Coliseu e usaram computação gráfica para parecer que ela estava tocando lá. Ícone!

9. Não cantou: Apesar de precisar cantar no teste para "Mudança de Hábito 2", Wendy Makkena (Irmã Mary Robert) acabou dublando os vocais no filme.

Irmã Mary Robert em "Mudança de Hábito 2"
Irmã Mary Robert em "Mudança de Hábito 2"

"*Para de cantar porque a voz falhou*

"Por favor, não pare [porque eu sou uma fraude, não sei cantar e adoro ouvir pessoas talentosas de verdade]."

Buena Vista Pictures

Sugestão de hannahb48

Wendy Makkena precisou cantar no teste do filme e até contratou três cantores de apoio na esperança de se destacar e fazer os produtores acharem que ela cantava melhor, mas Andrea Robinson foi quem cantou nos filmes "Mudança de Hábito". Ela também cantou a música "Athena's Song", em "A Pequena Sereia: A História de Ariel".

Publicidade

10. Cantou: Kathy Najimy usou sua voz de ópera nos filmes "Mudança de Hábito".

Kathy Najimy on "The View"
Kathy Najimy on "The View"

"Eu disse: 'Eu tenho uma voz de ópera engraçada, acho que você não vai gostar'.

[Canta nota aguda]

Ele disse: 'Faça isso! Não faça mais nada além disso!'"

ABC

Durante o reencontro de 25 anos do filme "Mudança de Hábito", a atriz Kathy Najimy revelou que fez seis testes para o papel de Irmã Mary Patrick. No último deles, ela conheceu Marc Shaiman, que fez os arranjos musicais dos filmes.

Ela cantou pra ele usando sua voz normal, mas ele perguntou se ela sabia cantar de outra forma. "Eu tenho uma voz de ópera engraçada. Acho que você não vai gostar", ela respondeu. Então, ela cantou uma nota aguda, e ele respondeu, na hora: "Faça isso! Não faça mais nada além disso!".

11. Não cantou: Rami Malek ganhou o Oscar de Melhor Ator em "Bohemian Rhapsody", mas o a voz das músicas do filme foram retiradas de fitas antigas do Freddie Mercury e de vocais do Marc Martel.

Freddie, Rami, and Marc all singing separately
Freddie, Rami, and Marc all singing separately

Live Aid / youtube.com / 20th Century Fox / ABC / youtube.com

Sugestão de kaylayandoli

Rami Malek passou incontáveis horas se preparando para o papel, imitando os movimentos de Freddie e falando com uma sobremordida falsa, mas, de acordo com a revista Rolling Stone: "Uma coisa que ele não conseguiu recriar foi a voz do Freddie Mercury. A maioria das cenas do filme usam gravações do Queen ou gravações do Marc Martel, um cantor de rock canadense cuja voz é quase igual à do artista".

Malek até disse que "ninguém quer ouvi-lo cantar", então ainda bem que foi dublagem.

Publicidade

12. Cantou: Além de dirigir, produzir, co-escrever e atuar em "Nasce Uma Estrela", Bradley Cooper cantou de verdade no papel de Jackson Maine.

Bradley and Lady Gaga singing live at the 2019 Oscars
Bradley and Lady Gaga singing live at the 2019 Oscars

ABC

Bradley Cooper trabalhou com um professor de canto por vários meses antes das gravações do filme. Ele disse que uma das suas inspirações foi saber que a voz da Lady Gaga era muito poderosa e que ela também cantaria ao vivo: "Quando eu quis fazer esse filme, decidi que a Lady Gaga atuaria e cantaria ao vivo, eu criei esses personagens tão característicos e icônicos, tipo, eles são estrelas do rock".

Quando Gaga e Bradley Cooper se conheceram e conversaram e cantaram juntos pela primeira vez, ela ficou impressionada com o talento do ator: "Ele abria a boca para cantar. Eu fiquei encantada com a voz dele, ele canta com força e alma. Fiquei impressionada com a habilidade que ele tem de contar uma história com a voz".

Os dois apresentaram a música "Shallow" no Oscar de 2019, a mesma premiação em que Lady Gaga ganhou o prêmio de Melhor Canção Original e Cooper foi indicado a três categorias. Os dois co-escreveram e produziram a maior parte das músicas do filme juntos e ganharam muitos Grammys.

13. Não cantou: Apesar fazer aulas de canto para o papel de Édith Piaf em "Piaf - Um Hino ao Amor", Marion Cotillard dublou as canções do filme.

Marion em programa de entrevista
Marion em programa de entrevista

"Eu quis fazer aulas de canto mesmo que não fosse cantar no filme. Eu precisava aprender a técnica e queria saber como posicionar minha língua, como me portar, como respirar e tudo mais. Tinha que ser realista. Se você não acreditar que eu tô cantando, o filme vai pro lixo."

BBC / youtube.com

Sugestão de spenceralthouse

Marion Cotillard disse que passou mais de seis meses no papel e que a parte mais difícil era cantar como Piaf, porque ela tinha muita técnica. Mesmo sem cantar de verdade no filme, ela queria garantir que a língua e os lábios se movessem como os de Piaf. Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2008.

Publicidade

14. Cantou: Tom Hiddleston interpretou o papel de Hank Williams em "A Jornada de Hank Williams" e cantou várias músicas dele no filme.

Tom singing with Stephen Colbert on his talk show
Tom singing with Stephen Colbert on his talk show

"- Você já tinha cantado antes de interpretar este papel? Você já tinha sido treinado profissionalmente?

- Nunca cantei, não. Nunca. Nunca participei de um coro ou de uma banda.

- Você arrasou de Hank Williams. Você cantou muito bem como ele. É uma voz inconfundível."

CBS

Sugestão de noradominick

Interpretar o cantor legendário não foi tarefa fácil para Tom Hiddleston: ele era barítono e Williams era tenor, então o ator passou muito tempo ensaiando para imitá-lo. "Eu escutei 'Love Sick Blues' e 'Long Gone Lonesome Blues' e não sabia como vibrar minhas cordas vocais para fazer aquele som específico... Achei que aquilo era um acidente genético".

Ele atuou no filme com a colega da Marvel Elizabeth Olsen, que também cantou de verdade. Ela interpretou a esposa de Hank Williams, Audrey Williams, cantora e compositora famosa.

15. Não cantou: BD Wong fez a voz de Li Shang em "Mulan", mas Donny Osmond foi quem cantou o número icônico "I'll Make a Man Out of You".

Disney / ABC

Sugestão de Elise Haverstick, Facebook

Donny Osmond até cantou a música famosa num especial da Disney em abril de 2020.

Publicidade

16. Cantou: Heath Ledger cantou de verdade o célebre cover de "Can't Take My Eyes Off You" enquanto corria na arquibancada em "10 Coisas que Eu Odeio em Você".

Heath singing while running on the school bleachers
Heath singing while running on the school bleachers

Buena Vista Pictures

O diretor Gil Junger relembrou as gravações da cena icônica das arquibancadas no final do filme, dizendo como ficou impressionado com o ator: "Ele corria em todos os takes, subia e descia os degraus. Fiquei muito admirado com a capacidade física dele, afinal, sim, ele estava cantando de verdade. Tipo, é claro que, além de tudo, ele também sabia cantar, né?".

17. Não cantou: Os produtores e diretores de "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" ouviram George Clooney cantar uma música para o filme e perceberam na hora que precisariam contratar outra pessoa para isso.

Clooney being interviewed about the movie
Clooney being interviewed about the movie

"Fomos ao estúdio em Memphis. Eu entrei na cabine, cantei e achei que tinha me saído muito bem. Terminei, olhei pra cima e ninguém conseguia olhar nos meus olhos. Eles não queriam me falar que eu cantava mal, porque eu era o protagonista do filme."

TNT / youtube.com

Sugestão de noradominick

A tia de George Clooney é a incrível Rosemary Clooney, então todo mundo da produção do filme "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" pressupôs que ele também seria um ótimo cantor. Eles até pediram para ele gravar uma das músicas do filme sem ouvi-lo cantar antes.

Clooney sabia que não era o melhor cantor do mundo, então decidiu se divertir com os produtores: "Eles tocaram a gravação e esperaram que, se eu ouvisse, me daria conta de que não estava bom. Parecia um gato sendo atropelado, mas eu queria que eles sofressem um pouquinho mais, então disse que tinha achado ótimo". Por fim, o ator disse que, por ele, tudo bem fazer uma dublagem, então Dan Tyminski foi contratado para cantar no filme.

Publicidade

18. Cantou: Taron Egerton cantou todas as músicas ao interpretar o papel de Elton John no filme biográfico "Rocketman".

A side-by-side of Taron and Elton in sequin Dodgers jerseys on stage
A side-by-side of Taron and Elton in sequin Dodgers jerseys on stage

"- Eu tive a impressão de que você cantou no filme, estou certo?

- Sim. Cantei todas as notas."

BBC / Paramount Pictures / Elton John / youtube.com

Taron Egerton já tinha cantado na animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta" em 2016, mas o papel do ícone Elton John foi uma tarefa bem diferente. O mundo já conhece a voz do Elton John, então Egerton não sentiu a necessidade de imitá-lo: "Não é pra ser uma cópia exata do Elton John. Isso me dava muita ansiedade, eu achava que ia funcionar, mas não tinha certeza".

A atuação dele no filme rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao BAFTA e ao Grammy. Ele disse que o filme "foi a melhor experiência da sua vida".

19. Não cantou: Christopher Plummer só cantou um pedacinho de cada música em "A Noviça Rebelde" e dublou a maioria das partes cantadas pelo Bill Lee.

Christopher Plummer playing the guitar and piano
Christopher Plummer playing the guitar and piano

20th Century Fox / youtube.com

Sugestão de tessafahey

Christopher Plummer entrou em detalhes sobre o processo de dublagem de "A Noviça Rebelde": "Foi muito bem feito. O início e o final das músicas eram com a minha voz, depois eles preenchiam. Naquela época, combinar as vozes em musicais era um problema".

Lee também era ator e dublou mais de dez filmes da Disney, como "Cinderela", "Mary Poppins", "Peter Pan", "Alice no País das Maravilhsas" e "Mogli: O Menino Lobo".

Publicidade

20. Cantou: Oscar Isaac teve várias bandas quando era mais novo e cantou de verdade no filme "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", dos irmãos Coen.

Oscar Isaac singing on "The Tonight Show"
Oscar Isaac singing on "The Tonight Show"

"Llweyn David, no filme, diz: 'Se a música nunca foi nova e nunca fica velha, é folk'. E eu acho que todos concordamos que essa música é assim."

*começa a tocar 'Roar', da Katy Perry*

CBS Films / NBC

Oscar Isaac é um músico super talentoso que até estudou em uma universidade super renomada. Antes de atuar em "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", ele interpretou um músico no filme "10 Anos de Pura Amizade". Os produtores mandaram músicas que o personagem dele poderia tocar, mas o ator acabou escrevendo sua própria música: "Eu toquei e compus minha vida inteira e pensei que seria ótimo aceitar o desafio de criar uma música para o filme. Então compus a música 'Never Had', ele amou e acabei tocando a música ao vivo no filme".

Enquanto trabalhava em "Inside Llewyn Davis", Isaac tocou com Justin Timberlake e Marcus Mumford, que também estavam envolvidos no filme. O ator disse que a experiência foi "um sonho".

21. Não cantou: Apesar de Matthew Broderick chegar a gravar duas músicas como Simba no "Rei Leão", quem cantou as músicas do filme foi Joseph Williams, vocalista da banda Toto.

Matthew Broderick em entrevista
Matthew Broderick em entrevista

"Eu gravei duas vezes, mas eles escolhera não usar a minha gravação. Eu não consegui cantar aquele estilo de música mais pop."

CBS / youtube.com

Sugestão de juliak41

Joseph Williams, vocalista da banda Toto de 1986 a 1988 e de 2010 a 2019, trabalhou na trilha sonora de dezenas de filmes, desde "A Escolha Perfeita" até "Os Goonies" e "Star Wars: O Retorno de Jedi". Apesar de Matthew Broderick ter gravado algumas músicas do "Rei Leão", Joseph cantou "Hakuna Matata" e "Can You Feel the Love Tonight".

Publicidade

22. Cantou: Carey Mulligan cantou de verdade uma linda e assustadora versão de "New York, New York" no filme "Shame" ao vivo.

Carey Mulligan cantando num bar no filme "Shame"
Carey Mulligan cantando num bar no filme "Shame"

"O plano sempre foi que eu cantasse ao vivo, sem dublar, em um take só. Nós fizemos uns 15 takes. Nos primeiros, eu estava tão nervosa que dava pra ver minha voz falhando, então não dava pra usar."

Digital Spy / digitalspy.com / Momentum Pictures

O diretor e co-roteirista Steve McQueen queria que a cena da Carey Mulligan cantando "New York, New York" fosse ao vivo e em um take só: "Eu não queria alterar nada na pós-produção, então foi o que fizemos. Acho que foram 13 ou 15 takes, e a última tava quase lá". A atriz também cantou quando fez um papel em "Inside Llewyn Davis" e, apesar de ainda estar empolgada de ter trabalhado num filme dos irmãos Coen, a experiência de cantar na frente de todos (incluindo a incrível Patti Smith), foi apavorante: "Eu nunca tive tanto medo na minha vida. Foi horrível.. Eu era a única pessoa do filme que não era cantora, então todos estavam super à vontade no palco... Muito, muito mais assustador do que tudo que já fiz atuando".

23. Não cantou: Rebecca Ferguson não cantou a música "Never Enough" no filme "O Rei do Show". Ela dublou a voz de Loren Allred.

Loren e Rebecca cantando
Loren e Rebecca cantando

Foto 1: Rebecca Fergunson como Jenny Lind em "O Rei do Show"

Foto 2: Loren Allred no "The Voice"

Foto 3: Também é a Loren Allred.

20th Century Fox / NBC / youtube.com

Sugestão de matb2003

Loren Allred, uma participante do "The Voice" nos Estados Unidos em 2012, fez a voz da personagem no filme. Talvez você a reconheça daquele vídeo do YouTube que viralizou da Keala Settle cantando "This Is Me" para os diretores do estúdio na esperança de receber sinal verde. Allred estava atrás dela, cantando no coro.

Publicidade

24. Cantou: Eddie Murphy cantou todas as músicas como Jimmy Early no filme pelo qual o ator deveria ter ganhado o Oscar, "Dreamgirls - Em busca de um sonho".

Eddie Murphy em "Dreamgirls".

Harpo Productions / DreamWorks Picture

Eddie Murphy fez a segunda voz em várias músicas no início da carreira e até lançou alguns hits e ganhou seu único Grammy não relacionado a comédia em 1983.

Conseguir cantar e atuar, sobretudo num drama, foi uma grande mudança para Murphy. Promovendo o filme em 2006, a Oprah perguntou a ele qual foi a melhor parte de ter trabalhado em "Dreamgirls", e ele respondeu: "Fazer algo que eu nunca tinha feito antes. Faço filmes há 25 anos, então, foi a primeira vez que tive a oportunidade de fazer algo assim... Participar de algo assim e me ir além".

25. E não cantou: Jonathan Taylor Thomas dublou a voz de Simba no "Rei Leão", mas Jason Weaver fez as partes cantadas (e recusou 2 milhões de dólares para negociar os royalties com a Disney).

JTT and Jason Weaver in the recording booth for "The Lion King"
JTT and Jason Weaver in the recording booth for "The Lion King"

Disney / youtube.com

Sugestão de taylorowens

Talvez você conheça Jason Weaver como o Marcus Henderson em "Gênio do Barulho" ou como Michael Jackson em "Os Jacksons: Um Sonho Americano", mas no início dos anos 90, ele não recebeu os créditos pelas músicas cantadas pelo jovem Simba.

Weaver revelou que a Disney ofereceu 2 milhões de dólares para que ele cantasse as músicas de quando Simba era criança, mas a mãe dele sabia do poder da Disney e insistiu que fizessem um acordo de royalties.

Eles fecharam um contrato por 100 mil dólares mais royalties. Ele disse que, ao longo do tempo, ele ganhou bem mais do que aqueles 2 milhões de dólares, então foi uma boa decisão.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também