17 dos momentos mais assustadores, tristes e terríveis dos filmes clássicos da Disney

Se depender destas cenas, muito filme da Disney poderia tranquilamente ser de suspense ou terror.

1. Quando a mãe do Bambi é morta pelos caçadores.

Disney / Via youtube.com

"Mãe? Mãe?"

A Sra. Bambi estava cuidando da sua vida, apenas comendo capim com seu filho, quando foi brutalmente assassinada sem razão alguma. Se ela não tivesse morrido, o Bambi ainda teria se tornado o Grande Príncipe e a trama teria corrido normalmente, então qual a necessidade dela morrer no filme, além de fazer as crianças ter pesadelos?

2. Quando Mufasa foi assassinado em "O Rei Leão".

Disney / Via giphy.com

Uma geração inteira ficou marcada por esta cena angustiante. Eu não sei o que é pior: Simba tentando acordar seu pai morto, ou Scar convencendo o filhote de que a culpa é dele. Isso parece mais a trama de um suspense psicológico do que um filme animado para crianças.

Publicidade

3. Quando a mãe, os irmãos e as irmãs do Nemo foram devorados por uma barracuda em "Procurando Nemo".

Disney / Via youtube.com

Parece que matar os pais é algo de se esperar nos filmes da Disney. Ainda assim, ninguém achou que haveria um massacre brutal de que dura VÁRIOS MINUTOS em Procurando Nemo.

4. Quando Lilo foi tirada de sua irmã em "Lilo e Stitch".

Disney / Via youtube.com

Como Lilo e Nani já são órfãos, então a Disney teve que achar outra maneira de assustar as crianças. Não há nada mais comovente do que ver a assistente social levar Lilo embora, e despedaçar o que sobrou da família Pelekai.

Publicidade

5. Quando Dumbo e sua mãe foram separados em "Dumbo".

Disney / Via youtube.com

Tendo em conta o histórico da Disney, estou surpresa da Sra. Jumbo não ter sido morta. Ainda assim, ser classificada como "louca" e ficar trancada em um confinamento solitário é bem terrível, e um dos momentos mais horríveis da Disney.

6. Já que estamos no assunto, toda a cena de alucinação em "Dumbo".

Disney / Via giphy.com

Eu não faço ideia do como e porque o produtor da Disney achou que seria agradável para crianças assistir a uma alucinação induzida pelo álcool e portanto incluir essa cena em um filme infantil. Este negócio é realmente de dar pesadelos.

Publicidade

7. Quando Cruella de Vil perseguiu os filhotes em "101 Dálmatas".

Disney / Via giphy.com

A sede de sangue de Cruella é assustadora o bastante, mas quando ela está atrás do volante você literalmente pode ver a maldade em seus olhos. Sério, ela é bem mais Jogos Mortais do que Disney.

8. Toda vez que o Gaston agia como um completo otário em "A Bela e a Fera".

Disney / Via giphy.com

O que é assustador sobre o Gaston é que ele é um vilão que é tão real. Ver Bela tentar evitar os constantes e assustadores avanços do Gaston é realmente perturbador, e o fato dele ser apresentado como um cara popular e adorável torna isso muito pior.

Publicidade

9. Quando Woody e a turma quase morreram derretidos em "Toy Story 3".

Disney / Via giphy.com

Eu não sei de nenhuma criança que não ficaria um pouquinho traumatizada ao assistir os preferidos do Andy aceitando sua morte ardente nas mãos da fornalha. No final tudo fica bem, mas esse tipo de perigo se encaixa melhor em um suspense de ação, não em um filme infantil.

10. Quando Meg sacrificou sua vida para salvar seu verdadeiro amor em "Hércules".

Disney / Via youtube.com

Eu sei que Hércules parece romântico, mas Meg literalmente vendeu sua alma ao diabo e então morre uma morte terrível e dolorosa em nome do amor! E não se esqueça que o Hércules fez um pacto macabro com o Hades para salvar a vida de Meg. Muito assustador.

Publicidade

11. Quando Úrsula encontrou desnecessariamente um fim sangrento em "A Pequena Sereia".

Disney / Via youtube.com

Eu sei que a Úrsula é uma malvada bruxa do mar, e ninguém estava torcendo por ela, mas ser eletrocutada depois de ser empalada por um navio foi um pouco demais, e definitivamente nada propício para criança.

12. Quando o Dr. Facilier usou sua mágica vudu no Príncipe Naveen em "A Princesa e O Sapo".

Disney / Via youtube.com

Sim, a música do Dr. Facilier é bem cativante, mas ela não compensa o fato de que ele é um bruxo que usa seu vudu para matar o Príncipe Naveen e dominar Nova Orleans. Eu sou adulta, e isto me assusta, então não sei como as crianças conseguem lidar com isso.

Publicidade

13. Quando Rapunzel descobriu que sua "mãe" era na verdade uma malvada bruxa em "Enrolados".

Disney / Via giphy.com

Imagine descobrir que sua mãe, que é a única pessoa que você já conheceu, é na verdade uma velha bruxa que te sequestrou e te manteve prisioneira. "Enrolados" seria mais adequado como um filme de ação centrado nas complexidades da síndrome de Estocolmo.

14. Quando a verdadeira identidade do Rei Candy foi revelada em "Detona Ralph".

Disney / Via youtube.com

É sempre assustador quando acontecem aquelas reviravoltas na trama nas quais um personagem aparentemente bom revela que era o vilão o tempo todo. Quando ainda por cima é um cara velho que está tentando matar uma garotinha, é simplesmente sinistro. A transformação do Rei Candy/Turbo é suficiente para te manter acordado a noite.

Publicidade

15. Quando a Rainha Má se transforma em bruxa em "Branca de Neve e os Sete Anões".

Disney / Via youtube.com

Eu sei que ela é má mesmo na versão bonita, mas mesmo vendo como adulta, há algo muito perturbador sobre ver a bela rainha se transformar em uma pavorosa criatura cheia de verrugas.

16. Quando Jafar se transformou em uma cobra gigante em "Aladdin".

Disney / Via youtube.com

Eu não entendo a obsessão da Disney em transformar vilões que já são assustadores em criaturas que são dez vezes mais apavorantes. Jafar era super mau, então eu só posso supor que o propósito desta transformação era dar às crianças material novo para seus pesadelos.

Publicidade

17. E finalmente, quando Jessie revelou o seu passado em "Toy Story 2".

Disney / Via youtube.com

Ouvir como Jessie acabou virando um brinquedo abandonado não é só comovente, mas também é bastante perturbador. A mensagem não é exatamente benéfica para a criança: o abandono de Jessie ensina às crianças que as pessoas que cuidam de você podem deixar de te amar a qualquer momento, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Coisa mais assustadora.

Veja também:

17 enredos descartados pela Disney e Pixar que deixariam nosso filmes favoritos irreconhecíveis

Este teste do tipo "você prefere" sobre sexo com príncipes da Disney é quase impossível de responder

12 detalhes que talvez você tenha perdido no novo trailer de "Capitã Marvel"

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também