11 pôsteres feministas cheios de mensagens inspiradoras e de empoderamento
"Queríamos criar pôsteres que conscientizassem, que fossem bem-humorados e que chamassem a atenção: se não fossem acessíveis, eles não estariam cumprindo seus objetivos."
Em 1974, um grupo de estudantes de artes de Londres (Reino Unido) se reuniu após responder a um chamado publicado na revista de feminismo radical "Red Rag" para combater a imagem sexista e negativa das mulheres na mídia. Aquilo que deu origem ao See Red Women's Workshop rapidamente desenvolveu sua própria marca de ilustrações e pôsteres de impressão serigráfica. As obras corajosamente confrontavam temas de identidade, sexualidade e libertação das mulheres.
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See Red Women’s Workshop
O "See Red Women's Workshop: Feminist Posters 1974-1990", livro publicado pela Four Corners Books, reúne todo o vasto catálogo de imagens produzidas por essas mulheres durante 16 anos. O BuzzFeed News conversou com as integrantes originais do See Red Women's Workshop para discutir o lançamento do livro, assim como seu impacto na atual geração de feministas.
O que era exatamente o See Red Women's Workshop?
See Red Women's Workshop: O See Red Women's Workshop foi um coletivo de mulheres criado em 1974 por jovens artistas para produzir pôsteres para o movimento de libertação feminista, assim como grupos comunitários e outros solicitantes. Queríamos levar adiante a causa do feminismo, algo que pessoalmente nos afetava e pela qual éramos apaixonadas.
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See Red Women’s Workshop
"Homens e a mídia são nossos inimigos"; "Apoie as irmãs Safo".
Queríamos criar pôsteres conscientizadores, bem-humorados e que chamassem a atenção: se eles não fossem acessíveis a todos, então não cumpriam seus objetivos. Os pôsteres eram produzidos, em sua maioria, em uma pequena oficina na região sul de Londres e distribuídos por todo o país pelos correios, por meio de redes de ativistas e em livrarias do mundo todo.
O SRWW se empenhou em subverter e desafiar as imagens estereotipadas das mulheres e questionou o papel delas na sociedade. Produzíamos pôsteres, calendários, panfletos e cartas... e recentemente achamos que seria uma boa ideia reunir todo esse material em um livro. Nós queríamos compartilhar com outras pessoas nossas experiências como mulheres.
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See Red Women’s Workshop
“Solidariedade com as lutas das mulheres em todo o mundo - MARCHA DAS MULHERES”, 1975.
Vocês poderiam explicar a premissa do livro "See Red Women's Workshop: Feminist Posters 1974-1990"?
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See Red Women’s Workshop
"Mulheres aguentam mais que a metade do céu", 1981.
SRWW: A publicação do livro foi reflexo do ressurgimento do interesse nos pôsteres do See Red Women’s Workshop. Foi isso que nos encorajou. O livro contém todos os pôsteres, panfletos e materiais que produzimos durante 26 anos. E tem também uma pequena descrição sobre a evolução do coletivo por meio de fotografias.
A concepção do livro foi um longo processo — ele levou dois anos para ser produzido e, antes, tivemos que resgatar e catalogar todas nossas obras. Alguns pôsteres estavam acumulando poeira debaixo de nossas camas! Cerca de 40 mulheres trabalharam no coletivo entre 1974 e 1990, e quatro delas se juntaram para escrever o livro. Então precisávamos garantir a representação fiel de todo o trabalho que fizemos e e de todas as mulheres que trabalharam conosco.
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See Red Women’s Workshop
"O TRABALHO DE UMA MULHER NUNCA TERMINA", 1974.
De quais maneiras esses pôsteres são relevantes nos dias atuais?
SRWW: Os pôsteres ainda parecem ter a capacidade de falar com diferentes gerações, embora isso também indique que a batalha pela liberdade e pela igualdade está longe de ser vencida. Fomos convidadas a exibir nossos trabalhos em diversas instituições de prestígio — no V&A, no Tate e na Women's Library. No entanto, é ainda mais inspirador para nós ver que muitos jovens hoje em dia estão se organizando para lutar por causas importantes: mulheres, negros, artistas, refugiados, LGBTs...
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See Red Women’s Workshop
"7 Exigências", 1974.
"Queríamos criar pôsteres que conscientizassem, que fossem bem-humorados e que chamassem a atenção: se não fossem acessíveis, eles não estariam cumprindo seus objetivos."
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See Red Women’s Workshop
"NÃO DEIXEM O RACISMO NOS DIVIDIR", 1978.
Como o feminismo daquelas décadas difere do feminismo que vemos hoje?
SRWW: Muitas coisas mudaram por causa da "segunda onda" do feminismo entre as décadas de 1960 e 1980. Por exemplo, muitas ideias feministas sobre igualdade foram absorvidas pelos sistemas educacionais e pelos direitos trabalhistas. Diminuiu a perspectiva de que as garotas devem se casar e se limitar ao ambiente doméstico, abrindo mão de um emprego ou uma carreira — essas ideias ainda predominavam na década de 70
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See Red Women’s Workshop
"Protesto", 1973.
Além disso, as atitudes dos jovens do sexo masculino mudaram, até certo ponto.
Infelizmente, alguns dos direitos conquistados sobre reprodução e sexualidade hoje estão ameaçados — especialmente com a nova administração norte-americana. Por outro lado, muitas das conquistas beneficiaram bem mais as mulheres brancas de classe média do Ocidente do que as mulheres como um todo.
É difícil resumir o cenário atual. As ativistas de hoje possuem a "interseccionalidade" como prioridade na pauta.
Mas acreditamos que o See Red já estava abordando isso por meio do trabalho coletivo e dos pôsteres, ainda que sem chamá-lo dessa forma. Reconhecíamos a importância de categorias como classe, raça etc. -- não apenas defendendo um feminismo branco homogêneo.
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See Red Women’s Workshop
"O CAPITALISMO TAMBÉM DEPENDE DO TRABALHO DOMÉSTICO", 1975.
"Os pôsteres ainda parecem ter a capacidade de falar com diferentes gerações, embora isso também indique que a batalha pela liberdade e igualdade está longe de ser vencida."
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See Red Women’s Workshop
À esquerda: "Lute Contra os Cortes", 1975.
À direita: "Juntem-se Contra a Frente Nacional, Não Deixe o Racismo nos Dividir", 1978.
Durante todo o processo de elaboração do livro, houve algo que surpreendeu vocês?
SRWW: Talvez apenas a reflexão sobre como a prática coletiva continua sendo muito relevante e como essas imagens ainda são poderosas. Além disso, nos surpreendeu o interesse das novas gerações de ativistas e feministas que trabalham em algumas instituições (museus, escolas de artes, etc.) no SRWW!
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See Red Women’s Workshop
"Mulheres Negras Não Serão Intimidadas", 1980.
O que vocês esperam que os leitores tirem do livro?
SRWW: Esperamos que os leitores gostem dos pôsteres e se inspirem a se engajar e a protestar pelo que acreditam. Esperamos que eles trabalhem em conjunto com outras pessoas para fazerem seus pontos de vista serem ouvidos, utilizando as novas tecnologias para criar novos materiais e distribuí-los.
Mulheres, negros, a comunidade LGBT já estão fazendo suas vozes serem ouvidas, e ficamos muito tocadas ao saber de ativistas mais jovens que nossos pôsteres eram inspiradores. E também ficamos encantadas com o papel que os cartazes amadores, feitos em casas, tiveram em protestos recentes.
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See Red Women’s Workshop
"SOZINHAS NÃO TEMOS PODER... JUNTAS SOMOS MAIS FORTES", 1976.
Para saber mais sobre o livro "See Red Women's Workshop: Feminist Posters 1974-1990", visite Four Corners Books.
Este post foi traduzido do inglês.