11 dicas de chefs que vão ajudar todo mundo que faz a própria janta

Refeições mais gostosas E mais rápidas de serem feitas.

Conciliar uma dieta saudável, interessante e acessível com um dia a dia corrido pode parecer impossível.

Para muitos de nós, preparar as refeições em casa é a resposta. Porém, todos já passaram pela experiência chatíssima de abrir a geladeira na quinta-feira à noite e ter que comer a mesma coisa que você já comeu na segunda, na terça e na quarta.

Pensando nesse problema, Amanda Hesser e Merrill Stubbs, chefs profissionais e fundadoras da Food52, escreveram o livro "A New Way to Dinner" [Uma nova forma de jantar], com cardápios semanais de jantares para ninguém colocar defeito. Aqui, algumas das suas melhores dicas:

1. Antes de começar, pense no quadro geral e organize tudo o que for necessário.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Separe um tempinho antes de ir às compras para fazer uma relação de tudo o que você precisa para se sentir organizado.

Isso pode incluir coisas como:

* Descubra quais noites você vai comer em casa.

* Leia bem as suas receitas antes de montar o cardápio da semana (especialmente se você estiver seguindo um livro de receitas ou se for a primeira vez que você faz a receita).

* Escreva todas as modificações que você deseja fazer nas receitas nas próprias receitas ou em notas adesivas. Depois, vá ajustando essas modificações na lista de compras.

* Lave e separe todos os pratos e utensílios que serão usados para a preparação das refeições e para armazená-las.

* Verifique sua despensa e veja se você já tem os ingredientes que suas receitas precisam.

* Depois de comprar tudo no supermercado e/ou na feira, lave todos os seus produtos, assim, quando precisar de algo, já estará limpinho e pronto para o uso.

Publicidade

2. Não tenha medo de pegar atalhos.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Lembre-se de que a preparação das refeições pode levar mais tempo (ou menos) do que você espera e não é vergonhoso pegar atalhos. Use um molho de salada pronto em vez de gastar tempo fazendo um, compre um saco de brócolis pré-cozidos, pule a preparação da sobremesa e apenas compre um pote do seu sorvete favorito etc. Amanda e Merrill frequentemente sugerem alguns atalhos que podem ser ótimos, mesmo para quem não sabe muito sobre culinária.

Claro, se você está seguindo uma dieta baseada em certa quantidade de proteínas ou calorias, fazer substituições provavelmente alterará as medidas nutricionais finais. O mesmo acontece se você estiver trabalhando com um orçamento restrito: optar por legumes pré-cortados pode ser mais caro do que comprá-los inteiros.

3. E, por falar em atalhos, um grill ou uma churrasqueira elétrica podem fazer maravilhas.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

A receita pede para você mergulhar o peito de frango no ovo e empanar com panko? Esqueça tudo isso e ponha no grill ou em uma churrasqueira elétrica.

Publicidade

4. Escolha um dia da semana para cozinhar. Então, prepare tudo de uma vez.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Assim, todos os (ou a maioria) dos ingredientes já estarão preparados e você pode apenas juntar tudo, o que é prático para um dia de semana corrido. Não deixe para ralar o parmesão ou cortar o brócolis apenas na quarta-feira à noite — você pode acabar desistindo de usar.

5. Enquanto estiver cozinhando, tente ir lavando a louça que está sujando.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Alguns mandamentos da página 2 do livro de receitas: "Você ficará muito mais feliz se, ao terminar de preparar as refeições, não tiver uma montanha de louça suja para lavar."

Leva tempo para tornar isso um hábito e tem muito a ver com aprender a identificar aqueles momentos naturais de pausa durante o preparo dos alimentos (e aproveitá-los para limpar as coisas).

Publicidade

6. Compre potes e tigelinhas com tampa, se já não tiver, porque você com certeza vai precisar deles.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

7. Se fizer bastante comida, você pode guardá-la na geladeira dentro da própria panela em que foi preparada para economizar tempo.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

"Você irá economizar louça e facilitará na hora em que for esquentar a comida"m dizem Amanda e Merrill. Pois é, menos louça = todos felizes.

Se decidir fazer isso, deixe a panela esfriar antes de colocá-la nas prateleiras de vidro da geladeira ou, se estiver ainda morna, coloque uma luva de forno em baixo dela. Se a panela estiver pesada, coloque-a sobre a prateleira mais resistente da geladeira (normalmente é aquela logo acima da gaveta).

Publicidade

8. Quando estiver requentando a comida, pense ~além do micro-ondas~ (até chegar no fogão).

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Ainda que ele possa funcionar bem para pratos como sopas e carne assada, segundo Amanda e Merril, "exagerar no uso forno micro-ondas é a garantia de um jantar borrachudo".

O forno é seu amigo dessas horas: De acordo com o guia de reaquecimento do "A New Way to Dinner", você consegue requentar quase tudo no forno com a temperatura entre 250 e 300 graus Celsius.

9. Você provavelmente precisará temperar novamente as sobras quando for requentá-las ou reutilizá-las em outro prato, mesmo que estivessem perfeitas no dia anterior.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Depois que você reaquecer a comida, prove e conserte o tempero — normalmente, isso significa adicionar mais um pouco de sal e pimenta, mas você pode fazer como achar melhor.

Publicidade

10. Prepare petiscos para comer entre as refeições.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Já faz 3 anos que eu adoto essa prática de pré-preparar meu jantar, e eu costumo ter um lanchinho para mordiscar enquanto eu termino o que eu tenho que fazer na cozinha. Amanda e Merrill sugerem uma ou duas fatias de pão com manteiga ou hummus, o que me faz lembrar de quando você está esperando seu jantar em um restaurante chique.

11. Seja paciente consigo mesmo quando começar a cozinhar dessa forma. E, se você puder contar com a ajuda de um parente ou colega de quarto, não hesite em pedir.

James Ransom / Food52 A New Way to Dinner / Ten Speed Press

Preparar refeições dessa maneira significa que você vai passar um bom tempo do seu sábado ou domingo fazendo várias coisas ao mesmo tempo, não importa para quantas pessoas você vai cozinhar ou o que você vai cozinhar. Com o tempo você pega o jeito, e ter um segundo par de mãos é uma grande ajuda. (E por falar nisso, a Amanda é a que está com as folhinhas, e a Merrill é a que está cortando vegetais.)

Publicidade

Para ver as receitas de todos os pratos mostrados acima, mais 16 dicas de cardápios para a semana inteira, leia "Food52 A New Way to Dinner: A Playbook of Recipes and Strategies for the Week Ahead" (em inglês).

James Ransom / Food52

Imagens usadas com autorização e retiradas de "Food52 A New Way to Dinner: A Playbook of Recipes and Strategies for the Week Ahead", de Amanda Hesser e Merrill Stubbs. Copyright ©2016. Publicado por Ten Speed Press, impresso por Penguin Random House LLC.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também