9 personagens infantis dos anos 80 e 90 que são a prova de que crianças brasileiras conhecem o terror

Passando medo desde sempre.

1. Caipora

reprodução

Inspirada em uma figura folclórica, a Caipora aparecia no "Castelo Rá-Tim-Bum" quando alguém assoviava. Além de nunca ser exatamente convidada, ela tinha uma energia caótica e sempre tocava o terror no Castelo, deixando bem nervosas as crianças do programa e as que estavam assistindo.

2. Fofão

reprodução

Vindo do planeta Fofolândia, ninguém nunca soube exatamente qual foi a mistura maluca que resultou nesse ser de patas peludas e bochechas enormes. Fofão apareceu primeiro no "Balão Mágico" e conquistou uma parte do público enquanto aterrorizava outras milhares de crianças. Teve seu próprio programa e muito produtos licenciados, incluindo um boneco que, dizia-se, tinha um punhal dentro (o que não era verdade).

Publicidade

3. Os peixinhos e o caranguejo de "Glub Glub"

reprodução

O programa tinha dois peixes chamados Glub e um caranguejo chamado Carol, todos com rosto humano em um corpinho de bicho e um cenário de desenho animado. Era tudo feito no chroma key, mas as crianças não sabiam disso e se perguntavam como diabos aquilo era possível.

4. Dengue e Praga, do "Xou da Xuxa"

reprodução

Além das paquitas, Xuxa tinha dois assistentes de palco: Dengue usava uma fantasia barata de mosquito, com asinhas e braços a mais, e Praga fingia ser uma tartaruga. Eles apareceram nos gibis da apresentadora, viraram bonecos... Mas ninguém sabia o que eles estavam fazendo lá - o que dava calafrios.

Publicidade

5. Bozo e sua turma

reprodução

Toda a turma do Bozo era bem medonha. Ele era uma versão de um palhaço que já fazia sucesso fora do Brasil (comprovando que o gosto duvidoso das crianças dos anos 80 era mundial), mas uma personagem se destacou por aqui: A Vovó Mafalda, uma palhacinha idosa (e meio sinistra) que tinha um morango no lugar do nariz. Ela teve até seu próprio programa na TV.

6. Professor Tibúrcio

reprodução

Marcelo Tas interpretava um professor no "Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. Embora trouxesse informações educativas, sua caracterização pálida, seu jeito exagerado e sua corridinha até perto da tela eram aterrorizantes.

Publicidade

7. A boneca careca da Nina

reprodução

"Rá-Tim-Bum" tinha muitos momentos assustadores, e no quadro com a garotinha Nina (que era interpretada por uma atriz adulta, Iara Jamra), era difícil tirar os olhos de sua sinistra boneca careca.

8. Lobo Mau do "Mundo da Lua" e "Castelo Rá-Tim-Bum"

reprodução

Em um dos episódios de "O Mundo da Lua", um Lobo Mau (que mais parecia um lobisomem) perseguia Lucas Silva e Silva em um sonho terrível. Anos depois, o figurino com dentes de fora, expressão assassina e macacão foi reutilizado no "Castelo Rá-Tim-Bum", em um episódio no qual o tal lobo invadia o Castelo e todos pensavam se tratar de uma fantasia de carnaval, para desespero dos espectadores.

Publicidade

9. BÕNUS: "A Porta dos Desesperados"

reprodução

Sérgio Mallandro comandou o que deve ter sido o quadro mais sem noção da história da televisão. No programa "Oradukapeta", no SBT, ele chamava uma criança para escolher uma entre várias portas e abri-la. Atrás da porta poderia haver um presente (bicicleta, vídeo game, coisas boas) ou um monstro que nada mais era do que um adulto vestido de gorila que perseguia a criança azarada aos prantos.

Qual foi seu nível de terror com esses personagens da TV?

reprodução

Foi de boas

reprodução

Medo até hoje

Publicidade

Veja também