Zé Carioca, o personagem brasileiro da Disney, fez 80 anos e temos aqui curiosidades sobre ele

O malandro do Rio de Janeiro é parça do Pato Donald desde os anos 40.

O papagaio Zé Carioca estreou nos cinemas brasileiros há exatos 80 anos, no dia 24 de agosto de 1942, no filme da Disney "Alô Amigos".

reprodução

O personagem voltou a aparecer nas duas produções seguintes do estúdio: "Você já foi à Bahia?" (1944) e "Tempos de Melodia" (1948).

reprodução

Os filmes faziam parte de um esforço dos Estados Unidos para enaltecer a cultura da América do Sul e fazer uma "política de boa vizinhança" durante a Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

Zé foi criado por Walt Disney durante uma viagem ao Rio de Janeiro em 1941.

reprodução

Não se sabe ao certo quem inspirou a criação, mas estão na lista os sambistas Paulo da Portela e Oswaldo Cruz, o cartunista J. Carlos e José do Patrocínio Oliveira, que deu voz ao personagem no filme.

Entre as características marcantes de Zé Carioca estão sua malandragem e o "jeitinho brasileiro" de resolver as pendengas.

reprodução

O lookinho, com paletó, chapéu, gravata borboleta e guarda-chuva, dizem ser baseado em Manuel Vicente Alves, o Dr Jacarandá, um homem que era famoso na época por sua lábia habilidosa.

Publicidade

Zé tem revistas em quadrinhos publicadas no Brasil há mais de 50 anos.

reprodução

Em 1988 ele fez uma participação no filme "Uma Cilada para Roger Rabbit", e em 1996 teve um talk show na "TV Colosso".

reprodução

Publicidade

Mais recentemente, ele tem sido visto em episódios da série "Ducktales".

reprodução

Nos parque de Walt Disney World, em Orlando, Zé pode ser encontrado no Animal Kingdow e no EPCOT, dentro da atração Gran Fiesta Tour, no pavilhão do México, em versão animatrônica (foto).

reprodução @thezachriddley

Publicidade

No Brasil, sua primeira aparição oficial foi justamente em uma festa em comemoração aos seus 80 anos, no Rio de Janeiro.

divulgação

Veja também