Morre a Rainha Elizabeth II aos 96 anos

Monarca estava no poder há 70 anos e era a pessoa mais idosa de todos os tempos a reinar.

A Rainha Elizabeth II, que governava o Reino Unido e era uma autoridade reconhecida em mais de 50 territórios, morreu nesta quinta (8), aos 96 anos.

O comunicado oficial, publicado nas redes sociais, diz que "a rainha morreu pacificamente em Balmoral (castelo na Escócia) esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", inclui, citando Charles e sua esposa Camilla, Duquesa da Cornualha.

Getty Images

No início da manhã, o Palácio de Buckigham havia emitido um comunicado dizendo que "após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica". Horas depois a operação London Bridge foi acionada, preparando o governo britânico e os meios de comunicação para o anúncio da morte. Ela estava no castelo de Balmoral, na Escócia.

Publicidade

Elizabeth nasceu em Londres, na Inglaterra, em 21 de abril de 1926.

Getty Images

Ela se casou aos 21 anos com Philip, o então príncipe da Grécia e Dinamarca, com quem permaneceu por 73 anos - ele faleceu em 2021.

Eles tiveram quatro filhos: Charles (na foto abaixo com a mãe em 2002), Andrews, Edward e Anne.

Getty Images

Com a morte da Rainha, Charles assumiu o trono e agora é Rei Charles III.

Publicidade

Elizabeth assumiu o trono aos 25 anos, em 1952.

Getty Images

Ela substituiu o pai, que reinava desde 1936. Foi coroada em 2 de junho de 1953 (foto acima).

A família real foi bastante exposta nos anos 90, quando Charles e Diana - príncipe e princesa de Gales, e sucessores de Elizabeth no trono - se separaram.

Getty Images

Diana faleceu em 1997, em um acidente de carro em Paris. Ela teve dois filhos com Charles, William - o herdeiro do trono - e Harry.

Publicidade

Em 2022, a Rainha comemorou seu Jubileu de Platina, que registra os 70 anos da monarca no poder.

Getty Images

Ela é a pessoa mais idosa da história a reinar, e em três anos teria também o marco de reinado mais longo de todos os tempos.

Na ocasião, Elizabeth ganhou até uma edição comemorativa da Barbie.

divulgação

Aliás, nas lojas de lembrancinhas de Londres é possível encontrar o rosto da Rainha estampado em todo tipo de bugiganga.

Publicidade

Em 2006, a atriz Helen Mirren protagonizou o filme "A Rainha", que retrata o luto de Elizabeth nos dias após a morte de Diana. Ela venceu o Oscar por esse trabalho.

divulgação

Na série "The Crown", da Netflix, que retrata a família real britânica com seus dramas e jogos de poder, a Rainha Elizabeth é uma personagem recorrente.

divulgação

Ela foi interpretada por Claire Foy nas duas primeiras temporadas, e por Olivia Colman na terceira e quarta. Na quinta temporada, que estreia em breve, ela será vivida por Imelda Staunton (foto acima), a Dolores Umbridge de "Harry Potter".

Publicidade

A Rainha virou desenho animado em "Corgi: Top Dog", animação de 2018, cantou no palco da Broadway no musical "Diana: o musical" (disponível na Netflix) e aparece criança em "O Discurso do Rei", filme de 2010.

divulgação

Tudo na ficção, obviamente.

LEIA MAIS: 16 fotos icônicas da Rainha Elizabeth II

Publicidade

LEIA MAIS: Quem fez melhor essas coisas aleatórias: Victoria Beckham ou a Rainha Elizabeth II?

LEIA MAIS: 22 fotos que provam que Elizabeth II também é rainha do estilo

Publicidade

LEIA MAIS: 11 joias impressionantes da Rainha Elizabeth II e suas histórias

LEIA MAIS: Você sabe dizer se esses acontecimentos de "The Crown" rolaram mesmo?

Publicidade

LEIA MAIS: 23 momentos históricos presenciados pela rainha Elizabeth II

Veja também