Os efeitos visuais de "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" estão em quase todas as cenas (e podem ganhar um Oscar)

Para ajudar os atores, equipe de arte tenta recriar parte dos cenários e das ações.

"Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" tem efeitos especiais em quase todas as cenas. São mais de dois mil takes com algum tipo de efeito, seja no fundo das cenas, na ampliação dos cenários, na movimentação do Aranha (e até em seu uniforme) ou nos personagens monstruosos e objetos mágicos. 

reprodução

Esse trabalho todo foi indicado ao Oscar 2022 na categoria Melhor Efeitos Visuais. 

reprodução

Os concorrentes são: "Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis", "Free Guy: Assumindo o Controle", "Duna" e "007: Sem Tempo para Morrer". O vencedor será revelado neste domingo (27).

Publicidade

Além dos profissionais que criam elementos em CGI (computação gráfica), a equipe de arte do filme também trabalha para garantir que o material filmado em live-action ajude na criação dos complementos digitais. 

reprodução

Em um documentário disponível para quem comprar "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" nas plataformas digitais (o filme também está disponível para aluguel), Darren Gilford, diretor de arte, explica que o trabalho dos atores fica muito melhor (e mais fácil) quando eles tem algo com o que contracenar. 

reprodução

"Sempre vamos lutar para construir ou ter o máximo representado em cena. Mesmo que seja uma pequena parte de uma superfície, para entender a interação com os atores, como a luz reflete, como são as cores, tudo para deixar o mais real possível". 

Publicidade

A luta final, na Estátua da Liberdade, por exemplo, teve pequenas partes da estátua e dos andaimes construídos em estúdio. 

reprodução

O restante do ambiente, incluindo a ilha toda e a água, foram criados em computador junto dos efeitos de areia e eletricidade dos vilões. A cidade ao fundo foi filmada com helicóptero durante a noite e no nascer do sol e incluída depois. 

reprodução

Publicidade

"Quando os atores tem algo com o que interagir, isso os estrutura. As vezes são só representações, mas se tiver a forma certa já os ajuda", diz Gilford.  

reprodução

Será que eles levam o Oscar? Pelo menos o trio de heróis do filme já ganhou nosso coração.

Veja também