Estas são as melhores dicas que aprendi na escola de culinária

E que você pode usar em casa!

Olá, mundo! Meu nome é Jesse. Eu trabalho no BuzzFeed e amo cozinhar.

Depois de trabalhar em restaurantes durante todo o meu ensino médio, decidi cursar uma escola de culinária!

Disney

E não apenas qualquer escola de culinária, mas o The Culinary Institute of America ― uma instituição conhecida por seu longo e exigente programa.

Publicidade

Abaixo, compartilho algumas das melhores dicas que aprendi durante minha formação:

Jesse Szewczyk/BuzzFeed

1. Se os frutos do mar estão sem sabor, eles provavelmente só precisam de sal...

Nos meus primeiros meses na escola de culinária, vivia tomando bronca por servir frutos do mar mal temperados. Com o passar do tempo, percebi que se meus frutos do mar pareciam estar sem gosto, eu só precisava acrescentar um pouco de sal (em vez de mais tempero, como acreditava inicialmente). O segredo para ter frutos do mar bem temperados é acrescentar o sal gradualmente, em cada etapa do processo de cozimento, e no final

Publicidade

2. Pode ser que você precise de açúcar mesmo para pratos salgados.

Getty Images

Um dos meus professores reparou que eu estava fazendo marinada com tomates que não estavam muito maduros e me ensinou que, se você adicionar uma pitada de açúcar, o molho vai ter o mesmo sabor que se você usasse tomates maduros. O açúcar também realça o sabor de alimentos como cenouras assadas, beterrabas assadas e tomates assados e tem o importante papel de balancear sabores.

3. Para molhos brilhantes e encorpados, finalize-os com um pouco de manteiga gelada...

Você já se perguntou como os restaurantes conseguem que seus molhos fiquem tão brilhantes e encorpados? É porque eles os finalizam com alguns pedaços de manteiga gelada (técnica conhecida como "monter au beurre") antes de servi-los. Da próxima vez que você estiver fazendo um molho, experimente adicionar um pouco de manteiga gelada no final e veja a diferença.

Publicidade

4. E sempre deglace sua panela.

Um dia um dos meus professores ficou horrorizado quando me viu lavando e jogando fora os pedaços que tinham ficado grudados no fundo de uma panela em que eu tinha cozinhado carne.

Acontece que esses pedaços marrons que ficam presos na panela (também chamados de "fundo") são o que tornam os molhos tão saborosos! Em vez de jogá-los fora, deglace-os com vinho ou guarde para criar uma base saborosa para o seu molho.

5. Seque totalmente sua carne antes de levá-la ao fogo.

Getty Images

Seja frango assado ou escalope frito, secar a carne garante que você tenha uma crosta dourada que não gruda na panela. Para isso, você pode usar toalhas de papel ou deixar a carne secando na geladeira por algumas horas antes de levá-la ao fogo.

Publicidade

6. Para obter o máximo de sabor, torre nozes e temperos.

Torrar nozes e especiarias libera seu sabor. Para as especiarias, torre-as rapidamente em uma panela seca em fogo baixo ou as frite em óleo quente. Para as nozes, torre-as em um forno a 180 ºC por 10-15 minutos antes de usá-las na cozinha.

7. Se a sua comida está insossa, adicione um toque ácido.

Getty Images

O ácido traz vida à sua comida. Uma esguichada de suco de limão ou uma pitada de vinagre corta a gordura, ressalta sabores e desperta pratos insossos. Assim como o sal e o açúcar, o ácido equilibra os sabores e faz a comida brilhar.

Publicidade

8. Para cozinhar um banquete, simplifique.

vários truques que facilitam o preparo de um banquete, mas a melhor coisa que aprendi foi manter as coisas simples. Se você planeja reunir a família para jantar, não cozinhe vários pratos — em vez disso, concentre-se em fazer uma coisa e fazê-la bem feita. Frango assado e macarrão sempre foram apostas seguras e facilitam na hora de servir convidados.

9. Finalize o cozimento do macarrão no molho e sempre reserve um pouco da água do macarrão.

Cozinhe o macarrão até que ele esteja quase pronto e então o transfira para o molho para terminar o cozimento. Desta forma, o macarrão terá mais sabor e se agregará melhor ao molho. Se o molho estiver muito grosso, adicione um pouco de água do macarrão para diluir o molho e dê a ele um brilho a mais.

Publicidade

10. Cozinhe seus ovos em fogo baixo para evitar que fiquem secos e borrachudos.

Getty Images

Se você quer ovos perfeitos, precisa cozinhá-los em fogo baixo e nunca deixar a panela quente o suficiente para queimá-los. Isso evitará que eles fiquem duros. 🍳

11. Para uma carne perfeitamente suculenta, deixe-a na salmoura.

Você já se perguntou por que as costeletas de porco e o frango são tão suculentos nos restaurantes? Isso é porque essas carnes ficam na salmoura (que é apenas uma palavra chique para imersão de carne em água salgada). Deixar a carne na salmoura faz com ela fique suculenta e saborosa (e uma carne na salmoura é muito mais perdoável quando cozida demais).

Publicidade

12. Seja paciente e pare de ficar mexendo na carne que está na panela....

Getty Images

Quando eu comecei as aulas, eu virava, apertava e mexia a carne enquanto ela cozinhava. Eu logo percebi que é preciso um bom tempo para obter uma crosta perfeitamente escura e que a paciência era o ingrediente secreto para um bife perfeito. Mantenha seu fogo alto, vire a carne uma vez e pare de mexê-la. Quando a carne estiver pronta, ela se soltará sozinha — não é necessário raspar com uma espátula.

13. E deixe-a descansar antes de cortá-la.

Descansar a carne depois de cozinhá-la permite que os sucos se redistribuam dentro dela, de forma que você não perderá uma grande quantidade umidade ao cortá-la.

Publicidade

14. Amole sua faca TODA. VEZ. QUE. FOR. USÁ-LA.

BuzzFeed

Antes de começar a cozinhar, amole — ou alinhe — sua faca. Isso não a afiará, mas manterá o fio alinhado e impedirá que ele fique distorcido.

15. Tenha as ferramentas certas ― e as mantenha afiadas!

Durante uma aula particularmente desafiadora, um colega foi pego usando uma faca sem corte (uma receita para o desastre). O professor pegou a faca dele e literalmente a atirou no lixo para provar um ponto. A moral da história: sempre mantenha sua faca afiada.

Publicidade

16. Sempre tenha uma toalha de cozinha à mão.

Getty Images

Mater uma perto do seu fogão permitirá que você trabalhe sem problemas, evite queimaduras e economize tempo. Tudo é questão de fazer o "mise en place" (ter tudo no lugar antes de começar a cozinhar), e uma toalha de cozinha é parte essencial dessa filosofia.

Agora, mãos na massa!

Disney

Publicidade

Leia também:

12 erros comuns que as pessoas cometem ao preparar macarrão

Publicidade

Fiz a receita de ovos mexidos de 5 chefs para descobrir qual era a melhor

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também