11 truques para preparar ovos que aprendi na escola de culinária

Uma das comidas mais gostosas que existe.

Jenny Chang / BuzzFeed / Getty Images

Oi gente! Aqui é o Jesse, da equipe de comida do BuzzFeed. Recentemente, escrevi um post sobre o que aprendi na escola de culinária.

Taylor Miller/BuzzFeed, Taylor Miller/BuzzFeed

Publicidade

Mas algo sobre o qual eu não falei no post foram todos os truques que aprendi no infame ~dia do ovo~.

O que é o dia do ovo? Bem, é o temido dia da escola de culinária em que o aluno cozinha ovo após o ovo até finalmente aprender a fazer isso corretamente.

Aqui estão 12 dos melhores truques que aprendi neste dia:

Publicidade

1. Para fazer ovo frito, frite-o em fogo baixo para evitar que escureça e fique duro.

Getty Images

A primeira regra para fazer quase qualquer estilo de ovo é usar fogo baixo e deixá-lo cozinhar lentamente. Sei que ovos crocantes e com bordas bem marronzinhas estão na moda agora, mas se eu apresentasse um ovo frito assim para minha professora, com certeza seria reprovado na hora.

Por quê? Porque (tradicionalmente falando) os ovos mais escuros são duros e secos. O desejável é que eles sejam brancos, macios e moles. Então, a dica é diminuir o calor e ser paciente.

2. Use uma panela antiaderente.

Getty Images

As panelas antiaderentes não são ideais para a maioria das coisas (elas não ficam muito quentes, arranham etc), mas elas são perfeitas para fazer ovos. É claro que você pode cozinhar ou fritar os ovos em uma panela comum, mas as chances de eles grudarem no fundo são bem maiores.

Publicidade

3. E use uma espátula de metal para virá-los gentilmente. (Ou compre uma espátula revestida, caso esteja preocupado com riscar sua panela).

Tá bom, eu sei que há uma regra que diz: "Não use metal em uma panela antiaderente!" No entanto, uma lâmina fina e flexível é a melhor coisa para virar os ovos suavemente. Se você estiver preocupado com riscar suas panelas, as espátulas revestidas ou plásticas evitarão isso e ainda tornarão fácil mexer ou virar os ovos.

4. Quando fizer ovos mexidos, passe-os primeiro por uma peneira fina.

E se quiser que sua receita fique ainda mais chique, bata os ovos em um liquidificador até ficarem cremosos e, então, passe-os por uma peneira. Isso garantirá que os ovos ficarão completamente homogêneos e removerá qualquer impureza que os impeça de ficar cremosos. Não acredita em mim? Thomas Keller (um dos chefs mais renomados mundialmente) "põe a sua mão no fogo" por esta técnica.

Publicidade

5. Retire a panela do fogo antes do término do cozimento.

Getty Images

Ovos são delicados e cozinham muito rapidamente. Semelhante aos bifes de carne, remova-os do calor pouco antes de estarem completamente cozidos, pois o calor residual da panela continuará o cozimento.

6. E mexa-os constantemente.

Assim que adicionar os ovos à panela, mexa sem parar! Quando você faz isso, a massa vai se dividindo em porções menores, tornando-se mais branquinha e cremosa.

Publicidade

7. Para ovos escaldados (pochê), use sempre ovos frescos e NÃO quebre-os diretamente na água.

Food Network / Via youtube.com

Sempre quebre os ovos em uma tigela pequena (ou mesmo em uma concha funda) antes de colocá-los na água fervente. Isso evitará que o ovo se espalhe todo e permitirá que você os transfira suavemente para dentro da água. O uso de ovos frescos também ajuda a mantê-los com uma boa forma, bonitos e redondinhos.

8. Mas se for apenas fervê-los, use ovos mais velhos.

Getty Images

Os ovos mais velhos são mais fáceis de descascar, diferente dos frescos, que são uma lástima para esse processo. A explicação é um pouco complicada, mas basicamente se resume ao fato de que as claras se encolhem o suficiente para facilitar a descamação quando os ovos estão mais velhos.

Publicidade

9. E cozinhe-os diretamente da geladeira.

Food Network / Via youtube.com

Todas as receitas dizem exatamente quanto tempo ferver os ovos. No entanto, esses tempos de cozimento assumem que você está usando ovos frios, não que ficaram fora da geladeira por um tempo. Para evitar que os ovos acabem cozinhando demais sem querer, tire-os da geladeira e use-os enquanto eles ainda estão frios.

10. Depois de fervê-los, coloque-os em um recipiente com água gelada e remova a casca imediatamente.

Getty Images, Getty Images

Descasque os ovos com água fria e corrente e comece sempre a descascá-los pela parte mais larga. (A flechinha na foto mostra o fundo do ovo, no qual uma pequena bolha de ar está presa. Descascá-los a partir daí evita que você cause "ferimentos" no ovo).

Publicidade

11. Guarde os ovos já cozidos ou escaldados dentro de um pote com água.

Getty Images

Se sobrarem alguns ovos já prontos (ou se você irá comê-los só depois), guarde-os dentro de um recipiente com água fria na geladeira. Isso impedirá que eles fiquem secos e duros. (Para reaquecê-los, basta colocá-los em água morna por um ou dois minutos).

Para a cozinha gora!

Columbia

Publicidade

Leia também:

12 truques com maionese que você pode fazer na cozinha

Publicidade

Só os apaixonados por ovos acertam 7/9 neste quiz

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também