Dia do Podcast: existe uma fórmula de sucesso?

As mentes por trás de alguns podcasts de sucesso contam um pouco sobre como surgem as suas ideias e se existe um modelo ideal pra fazer dar certo.

“É tipo um programa de rádio” – você com certeza já explicou pra alguém da sua família o que é um podcast dessa forma. Surpreendentemente num período onde as coisas estão cada vez mais visuais, os podcasts acabaram caindo no gosto dos brasileiros.

Nesse processo o formato em si foi se reinventando... surgiram os videocasts/mesacasts, aqueles que permaneceram em áudio, e aparentemente chegamos num momento em que os podcasts se estabilizaram dentro do mercado de comunicação, informação e entretenimento. 

Eu conversei com alguns nomes que estão dentro de grandes podcasts de sucesso no Brasil. Será que existe uma fórmula exata para fazer um podcast dar certo? De onde surgiram as ideias? 

Publicidade

A Mabê Bonafé e a Carol Moreira são as vozes que constroem juntas o podcast Modus Operandi. Completamente obcecadas pela série Making a Murderer (2015), encontraram uma na outra a amiga ideal pra poder trocar ideia sobre True Crime e qualquer e todo lançamento que estivesse nesse universo. 

Fonte: https://www.modusoperandipodcast.com/

Sobre o nascimento do Modus Operandi a Mabê conta que: 

“A gente começou a conversar em 2018 e demorou 2019 inteiro pra ver como ele ia ser pra organizar e entender como seria o processo... quem ia cuidar das partes (...) Dai a gente decidiu fazer uma temporada de cinco episódios e ele estreou a primeira vez em 01 de Janeiro de 2020 e a partir dali a gente percebeu que a galera foi curtindo e foi fazendo várias mudanças...” 

Publicidade

Com o passar do tempo, o Modus Operandi foi se estabilizando no cenário até se tornar o principal podcast de crimes reais do Brasil. Carol e Mabê lançaram em Maio de 2022 um livro chamado “Guia de True Crime – Modus Operandi”, um guia completo pra quem quer saber mais sobre o assunto.
Interessante pensar que uma temática específica  e um assunto pouco explorado pode ser um caminho a se seguir. 

Acredito que hoje o formato mais presente dentro do universo, são os podcasts de entrevista que recebem personalidades, figuras públicas, políticos, e artistas no geral. 

Você pode até pensar que é um modelo que se esgotou, mas aparentemente ainda tem muita gente com história pra contar, nem que seja pela milésima vez. Esses podcasts que também apresentam na maioria das vezes um formato em vídeo, movimentam números extraordinários dentro das plataformas de áudio e no Youtube. E se bem conduzido, pode ser um importante veículo para os convidados se sentirem mais livres e confortáveis para falarem sobre temas nunca antes abordados.

Publicidade

Não é atoa que todo dia um corte de podcast diferente viraliza por ai com uma história de superação, não é mesmo? Tem gente até fingindo podcast fake pra gerar viral. 

Eu conversei também com a Jeska Grecco. Ela e o Leandro Neko são responsáveis por criar o Diário de Bordo, um podcast que surgiu durante a pandemia com o intuito de relatar a experiência dos – até então – 15 dias que ficaríamos em casa. Durante 365 dias, o Diário de Bordo lançou episódios TODOS OS DIAS compartilhando os principais acontecimentos do dia e um pouco da vida de quarentenado dos dois.

Fonte: Gshow

A Jeska me disse que foi se criando uma comunidade de pessoas que também estavam passando pelas mesmas coisas. O projeto inicial se atualizou e atualmente o Diário de Bordo lança episódios de segunda a sexta ainda com a mesma essência: a de compartilhar os principais assuntos da internet, com uma pitada de fofoca e cultura pop.

Publicidade

Eu perguntei pra Jeska como funciona a construção de pauta dos episódios do Diário de Bordo. Segundo ela: “Na hora de construir a gente entende quais são os assuntos e repercute... seja música de algum artista, fofoca, bafafá, meme, virais.. e hoje a gente tem uma comunidade tão forte que as coisas simplesmente chegam".

Como o Diário de Bordo lança episódios com assuntos do momento, a dinâmica de produção é um pouco diferente de outros podcasts, as vezes determinado assunto que bombou na segunda-feira já está no Diário de Bordo na terça pela manhã, e a própria Jeska comentou que “é como se a gente gravasse uns stories com microfone”. E ainda disse que: “Não acho que existe uma fórmula do sucesso, o que eu sinto e que funciona muito, e que conecta as pessoas a um podcast são boas histórias”.

Um dos principais pontos e que acredito que futuramente irá se tornar uma verdadeira crise de identicidade principalmente para os videocasts de entrevista, é  pensar: "Como tirar aquela sensação de que você já ouviu muita gente falando aquilo ou a mesma pessoa contando a mesma história várias vezes?"

Publicidade

Como tirar essas figuras públicas da zona de conforto? Você pode pensar que é só perguntar sobre algo polêmico e que vai cair nas páginas de fofoca. Mas existem outras alternativas de conversar com celebridades sem necessariamente questionar como ela era na infância ou como ela ficou famosa.

Publicidade

O André Brandt é a mente por trás do Supositório, um podcast que imagina outras realidades que seriam possíveis caso algo de diferente tivesse acontecido na história. Sempre recebendo dois convidados fazem suposições como: “E Se o Sílvio Santos tivesse sido presidente”; “ E Se a gente acordasse na Idade Média...” ou “E Se... tivéssemos que colocar o signo no currículo”

Foto André: André Brandt (@brandtandre)

Foto Supositório: Capa do Podcast (Foto: Spotify Brasil)

Assim, conforme aponta o André a ideia do Supositório surge como uma nova forma de conversar com as celebridades. A própria concepção do “E Se...” no título dos episódios, é pra “trazer a celebridade pra um outro lado de conversa, com outro nível de conversa.. o que elas pensam sobre outras coisas? Sem ter que perguntar sobre trabalho.. como ela começou a trabalhar..”

Bom, são muitas possibilidades de se criar dentro do universo.. os temas parecem ser infinitos e as pessoas vão entendendo quais são os seus programas favoritos. Seja ela sobre política, culinária, entretenimento, música, você pode ter certeza que sempre terá um podcast pra te explicar o que está acontecendo no momento. Uma boa ideia e uma boa execução pode dar certo.

Ah.. não esqueçam de comentar quais são os podcasts favoritos de vocês. 

Publicidade

Veja também