11 segredos sobre o filme 'Corra!' que você não sabia

Longa foi eleito o melhor roteiro de cinema do século XXI.

Filme de estreia de Jordan Peele como diretor, o longa "Corra!", de 2017, foi eleito pelo Sindicato dos Roteiristas da América como o melhor roteiro do século XXI. A lista completa foi divulgada no último dia 6, e pode ser conferida aqui. Veja abaixo 11 segredos sobre o filme.

O thriller de terror conta a história de um jovem negro (Chris) que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca (Rose). Na viagem, ele descobre que o tratamento excessivamente amoroso dos familiares é apenas um disfarce que esconde um segredo sombrio. Em 2018, o longa foi vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

1. Nos créditos de abertura, a letra da música ("Sikiliza Kwa Wahenga") em suaíli se traduz como: "Ouça seus ancestrais. Algo ruim está chegando, corra".

A letra original diz: "Sikiliza kwa wahenga. Kimbia, unakimbia mbali."

Publicidade

2. Falando nisso, o título de abertura do filme é uma homenagem ao letreiro inicial de "O Iluminado", longa que Jordan Peele é fã.

Warner Bros/Universal Pictures

3. Pode até parecer, mas Rose não está defendendo Chris quando ela discute com o policial sobre mostrar a identidade dele após o atropelamento do cervo. Ela está, na verdade, evitando deixar rastros documentais de que o namorado esteve na cidade junto dela.

Universal Pictures / Via getoutfilm.com

Publicidade

4. O sobrenome de Rose é Armitage, o mesmo do protagonista em "O Horror de Dunwich" de H. P. Lovecraft.

Universal Pictures / Via getoutfilm.com

Essa referência cria duas conexões: uma faz alusão a como o filme de 2009 termina, já que "O Horror de Dunwich" é a única das histórias de Lovecraft em que o herói derrota o vilão no final; além disso, Lovecraft era abertamente racista, então, a estratégia de Peele foi pegar o nome do "herói" e torná-lo vilão em seu filme.

5. Logan e Walter sempre aparecem usando chapéus. O motivo? Para que as cicatrizes de suas lobotomias não ficassem visíveis.

Reprodução/Universal Pictures

Publicidade

6. Na entrada da casa da família Armitage, há símbolos da letra ômega (Ω), última do alfabeto grego, o que pode representar o fim do ciclo da vida por meio das lobotomias ou "o fim" de Chris.

Universal Pictures / Via getoutfilm.com

7. Há uma cena em que Rose está quarto comendo seu leite (branco) separado de seu cereal (colorido), uma referência à segregação racial.

Reprodução/Universal Pictures

Publicidade

8. A razão para Walter (também conhecido como Roman Armitage) aparecer correndo aparentemente do nado é porque agora ele "tem" um corpo negro e não mais o corpo branco com o qual perdeu para Jesse Owens nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.

9. Na sala de estar dos Armitage, há um globo terrestre que deixa a África em evidência, o que indica a obsessão da família pela negritude.

Reprodução/Universal Pictures

Publicidade

10. O gatilho para a hipnose é a batidinha de uma colher de prata na louça. Não por acaso, colheres de prata são símbolos de riqueza e privilégio:

Reprodução/Universal Pictures

11. Enquanto Rod estava no aeroporto tentando falar com Chris, a chamada de embarque para o vôo 237 foi anunciada pelo alto-falante – 237 é o quarto mais assombrado de "O Iluminado".

Reprodução/Universal Pictures

Publicidade

Veja também