31 de outubro está chegando e por isso é hora de relembrar a "Saciata"

Evento reunia pessoas para atravessar a Avenida Paulista pulando num pé só.

Em um tempo onde tudo era mais simples no Brasil, pessoas se reuniam em todo 31 de outubro para atravessar a Avenida Paulista, em São Paulo, pulando num pé só e usando um gorro vermelho.

Reprodução

Já viu esse look em algum lugar, né?

Apesar de acontecer no Halloween, esta tradição, na verdade, surgiu para celebrar a cultura brasileira. Afinal, aqui no Brasil o 31 de outubro é o Dia do Saci.

Reprodução

Publicidade

Por este motivo, o professor de filosofia Chico Nunes resolveu criar a Saciata. A ideia surgiu em 2006 e consistia em um evento bem simples: pessoas se reuniam em frente ao famoso prédio da Gazeta, na Avenida Paulista, usando um gorrinho vermelho igual ao do Saci Pererê.

Quando o sinal fechava para os carros, essa galera atravessava a avenida pulando num pé só, e depois voltava do mesmo jeito. De acordo com esta entrevista realizada em 2016, o professor Chico disse que a ideia da Saciata era ser rápida, mesmo, porque é assim que o Saci costuma aparecer nas histórias.

Mesmo tendo sido criada para celebrar o folclore brasileiro, o professor afirmou na mesma entrevista que a Saciata surgiu com o objetivo de globalizar o Saci. "Da mesma forma que chegam para nós as mais variadas festas, de diversos países, queremos fazer um intercâmbio. Queremos que tenha festa do Dia do Saci nos EUA, na Europa em todos os cantos do planeta!", explicou.

Reprodução

Publicidade

Após l̶e̶r̶ ̶e̶m̶ ̶m̶e̶u̶ ̶f̶a̶c̶e̶ pesquisar bastante, a Saciata mais recente que encontrei foi a que rolou em 2016. Também há poucos registros em imagem, e não sabemos ao certo se o evento ainda é realizado. De qualquer forma, todo mundo que já presenciou pessoas atravessando uma das avenidas mais movimentadas do país pulando num pé só nunca mais se esqueceu.

Veja também