As 10 melhores séries da última década com representatividade trans

De "Orange Is The New Black" a "Pose".

Se você é transgênero e sente falta de se ver representade de forma positiva em séries e filmes, você não está sozinhe! Não é incomum encontrar retratos ofensivos e estereotipados que na maioria das vezes não refletem com precisão a experiência trans. Então, se você quer algumas séries com personagens trans para maratonar, separamos as melhores!

1. Orange is the New Black (2013–2019) - Netflix

Netflix, Netflix

Claro que essa tinha que estar na lista! "Orange is the New Black", estreou em 2013 e há uma mulher trans em destaque, Sophia Burset, interpretada pela brilhante Laverne Cox. Ela enfrenta uma série de dificuldades e mostra ao espectador os horrores do sistema carcerário norte-americano, principalmente com mulheres trans e negras. A performance de Cox impressiona até hoje, e quem ainda não viu a série, nunca é tarde demais para começar!

Publicidade

2. The L Word: Geração Q (2019–presente) - Prime Video

Leo Sheng (center), starring as Micah Lee in "The L Word: Generation Q"
Leo Sheng (center), starring as Micah Lee in "The L Word: Generation Q"

Showtime

Sabemos, a série original "L Word" errou feio na representatividade trans... Mas "Geração Q" se sobressaiu, colocando em foco os personagens trans Pierce e Micah, interpretados por Brian Michael Smith e Leo Sheng, respectivamente. Onde a série original falhou, a sequência apresenta uma ótima representatividade trans, sem estereótipos ofensivos. Além disso, "Geração Q" escalou a atriz trans Jamie Clayton para interpretar uma personagem cis, o que é quase inédito na indústria!

3. Shameless (2011–2021) - HBO Max

trevor and ian from shameless are about to kiss
trevor and ian from shameless are about to kiss

Showtime

Espera... "Shameless" não é aquela série que zoa absolutamente tudo e todos? Bem... sim, e é por isso que foi uma surpresa ver um personagem trans na 7ª temporada. O ator trans Elliot Fletcher, que interpreta Trevor, se junta à série como o novo interesse amoroso de Ian Gallagher. Embora haja um pouco de transfobia presente por parte dos personagens principais, Trevor corrige Ian e sua família, assim como possíveis telespectadores transfóbicos. Claro, a série continua insana e não deixa de lado as piadas ofensivas. Porém, no geral a atitude da série com a comunidade trans é extremamente positiva!

Publicidade

4. She-Ra e as Princesas do Poder (2018–2020) - Netflix

Princess Perfuma proves that trans women can be princesses too!
Princess Perfuma proves that trans women can be princesses too!

Netflix

"She-Ra e as Princesas do Poder" da Netflix apresenta Perfuma, uma princesa que governa Plumeria com amor e compaixão, e é tratada com o maior respeito e elegância pelos roteiristas. Apesar de a transexualidade da personagem não ser explorada na série, a informação foi confirmada por ND Stevenson, criador do programa e homem trans.

5. Big Mouth (2017–present) - Netflix

Natalie (right), voiced by Josie Totah
Natalie (right), voiced by Josie Totah

Netflix

Mais uma animação para nossa lista! Sabemos que "Big Mouth" não faz o tipo de todo mundo, mas a jovem trans chamada Natalie, introduzida na 4ª temporada, é supreendentemente muito bem representada! Natalie não aparece de forma estereotipada ou com a única função de educar as pessoas, mas sim como uma garota normal que por acaso é trans. Embora isso afete um pouco o enredo da sua personagem, tudo é tratado de forma leve e natural. Ela é dublada por Josie Totah, uma estrela em ascensão que, assim como sua personagem, é trans.

Publicidade

6. O Mundo Sombrio de Sabrina (2018–2020) - Netflix

Theo Putnam, portrayed by nonbinary actor Lachlan Watson
Theo Putnam, portrayed by nonbinary actor Lachlan Watson

Netflix

A refilmagem sombria da Netflix de "Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira" está longe de ser perfeita, mas uma coisa que funciona a seu favor é Theo Putnam. Permitir que o personagem passe pela transição em tempo real na tela e em segundo plano não é inédito na televisão, mas é raramente retratado de forma tão respeitosa. Por mais que algumas situações da série possam ser criticadas, a importância de Theo como personagem trans não deve ser subestimada.

7. Sense8 (2015–2018) - Netflix

Nomi Marks (right) as portrayed by Jamie Clayton
Nomi Marks (right) as portrayed by Jamie Clayton

Netflix

"Sense8" é uma série fenomenal que foi cancelada cedo demais. O enredo é intrigante e uma das melhores personagens é Nomi Marks, uma ativista trans, hacker e vlogger. Nomi e sua namorada, Amanita, são talvez um dos exemplos mais lindos na mídia de um relacionamento lésbico entre uma mulher trans e cis. Além disso, a série foi criada pela dupla de diretoras trans, as Irmãs Wachowski!

Publicidade

8. Supergirl (2015–2021) - Netflix

The CW / Via culturess.com

A série "Supergirl" introduziu a personagem Sonhadora em sua 4ª temporada. Interpretada pela atriz trans Nicole Maines, Sonhadora fez história como a primeira super-heroína trans nas telas. Maines foi crucial para o desenvolvimento da história e representatividade de sua personagem. Por mais que o “Arrowverse” da CW esteja longe de ser perfeito, eles tratam a Sonhadora com respeito e integridade. Se você gosta de histórias de super-heróis com representatividade queer positiva, "Supergirl" é a série perfeita para você!

9. Euphoria (2019–present) - HBO Max

Jules (left), played by Hunter Schafer, with Zendaya's Rue character
Jules (left), played by Hunter Schafer, with Zendaya's Rue character

HBO Max

"Euphoria" da HBO Max fez muito sucesso! O público queer ficou feliz em ver Hunter Schafer como Jules Vaughn, uma adolescente trans que acabou de se mudar para a cidade. Jules tem uma história traumática e mostra que as pessoas trans não são perfeitas e cometem erros como todo mundo. Parte do que nos faz amar e nos ver refletidos em Jules é vê-la tentando navegar o mundo dos seus novos amigos, enquanto lida com suas questões pessoais. Por mais que sua personagem não receba tanto tempo de tela, Hunter entrega uma atuação poderosa e emocionante!

Publicidade

10. Pose (2018–2021) - Star Plus

mj rodriguez from pose
mj rodriguez from pose

FX

"Pose" é diferente de qualquer outra série da lista. Situado durante o final dos anos 80/início dos anos 90, quase todos os personagens principais são trans e interpretados por pessoas trans. Os episódios abordam situações pelas quais pessoas trans negras passam, mostrando ao público como o racismo e a transfobia estão muitas vezes entrelaçados.

Veja também