9 maneiras de ser uma pessoa melhor dando feedbacks que funcionam

Uma ação que gera frutos!

1. Dê seu feedback e se sinta confortável fazendo isso!

gfycat / Via gfycat.com

O primeiro passo para fazer um bom feedback é simplesmente escrevê-lo!

Provavelmente você gostaria que as pessoas lhe dissessem quando você está se saindo bem e como pode melhorar, então aja da mesma forma com os outros. Seja um bom amigo e dê seu feedback!

Você pode estar atrasando o progresso da carreira de alguém ao não compartilhar seu feedback, já que assim a pessoa não saberá (1) o que está fazendo bem e deve continuar, e (2) onde pode crescer e melhorar suas habilidades.

2. Dê diferentes tipos de feedback.

The Odyssey Online / Via theodysseyonline.com

"Eu sou a melhor do mundo"

Quando falamos em feedback, pensamos mais na parte construtiva (o que as pessoas poderiam fazer para melhorar), mas a parte positiva é tão ou mais importante quanto.

É sempre bom chegar a um equilíbrio e celebrar o trabalho dos outros!

Publicidade

3. Mostre o contexto e seja específico(a).

Quando aconteceu? O que fizeram ou deixaram de fazer? Use o "S" e o "C" do método SCI (Situação, Comportamento, Impacto). Mais tarde falaremos do "I".

Situação: dê o contexto da situação (quem, onde, quando)

ex.: Durante a semana de saúde mental, no último mês de outubro, perguntei se você poderia liderar o brainstorm das equipes...

Comportamento: a coisa específica que fizeram ou deixaram de fazer (o quê)

ex.: ... Você tomou a iniciativa não só de agendar o brainstorm, mas também de coordená-lo com as equipes de beleza/estilo e celebridades para pensar em novos vídeos...

Impacto: O impacto do que fizeram ou deixaram de fazer no quadro geral/objetivo final (por quê)

ex.: ... Conseguimos pensar em oito ideias de vídeo que foram todas produzidas e conquistaram 350 mil compartilhamentos, com três dos oito vídeos alcançando 2 milhões de visualizações.

4. Explique por que é importante.

Yahoo / Via view.yahoo.com

"Eu sou um monstro. Eu sou uma besta. Eu não paro."

Pense no impacto. Isso o(a) ajudará a fazer uma crítica objetiva do trabalho e como ele afetou o indivíduo, a equipe/departamento e a empresa. A pessoa que recebe o feedback o levará mais a sério quando entender o impacto que ela tem dentro da organização.

Este é o "I" do SCI!

Publicidade

5. Não traga problemas; traga soluções.

Mobile Geeks / Via mobilegeeks.com

Ao escrever seu feedback, sugira métodos de aprimoramento/o que poderia ser feito para melhorar. Além disso, acompanhe o progresso da pessoa durante o trabalho para saber como pode ajudá-la, acelerando seu crescimento.

6. Abrace diferentes estilos de trabalho.

Imgur / Via imgur.com

"Por que vocês não podem ser mais como eles?"

Se alguém tiver uma abordagem diferente da sua para um problema (e você admira esta abordagem), elogie a pessoa e peça para que ela lhe ensine seus métodos.

Se for algo que você acha que poderia ter sido feito de forma diferente, pergunte a si mesmo(a) se isso não é só questão de opinião.

Não é porque não fizeram do seu jeito que necessariamente não é bom. O objetivo foi alcançado?

Publicidade

7. Tome cuidado com seus preconceitos.

Se você é humano, tem preconceitos. E eles nos levam a julgar outras pessoas de forma apressada e sem base em algo concreto. Alguns preconceitos que devem ser observados quando se trata de dar feedbacks:

O preconceito da negatividade nos faz lembrar com mais frequência das situações ruins do que das situações boas. É por isso que tendemos a fazer críticas construtivas. No entanto, não se esqueça de encontrar o equilíbrio dando feedbacks positivos!

O preconceito da similaridade nos influencia a atribuir características positivas a pessoas que nos lembram de nós mesmos. (Ex. frequentamos a mesma escola / crescemos na mesma cidade / fazemos trabalho voluntário no mesmo lugar, então essa pessoa deve ser tão focada e colaborativa quanto eu.)

O efeito halo ocorre quando atribuímos a outras áreas as características positivas que alguém apresenta em apenas uma. Não é porque a pessoa sabe tocar piano que também domina flauta, violino e harpa!

Use o modelo SCI para que seu feedback avalie o trabalho da outra pessoa e seu impacto, não as características ou atributos da personalidade de alguém.

8. Considere o melhor método para fazer críticas.

Amino Apps / Via aminoapps.com

Ao vivo é sempre a melhor opção. Mas escrever seu feedback (no Anytime Feedback do Workday, por exemplo!) permite que as pessoas possam checá-lo novamente a fim de refletir e acompanhar seu progresso.

Publicidade

9. Lidere dando o exemplo.

Giphy / Via giphy.com

Se você quer que seu feedback seja levado a sério, leve também a sério as críticas que outras pessoas fizerem a você. Essa é uma via de mão dupla.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também