37 filmes tão inteligentes que farão você pensar por dias

*sento em silêncio e penso no que acabei de assistir*

Pedimos que os membros do BuzzFeed Community nos contassem quais filmes derreteram suas cérebros e os fizeram pensar. Aqui estão os resultados malucos.

1. "Animais Noturnos" (2016)

Focus Features

Do que se trata: "Uma rica dona de galeria de arte é assombrada pelo livro de seu ex-marido, um suspense violento que ela interpreta como um conto simbólico de vingança."

Por que irá derreter seu cérebro: "É bruto e real, e me deixou com uma sensação estranha sobre esse mundo já confuso."

Publicidade

2. "O Lagosta" (2015)

Film4

Do que se trata: "Em um futuro distópico, pessoas solteiras, de acordo com as leis da Cidade, são levadas para O Hotel, onde são obrigadas a encontrar um par romântico em 45 dias ou são transformadas em animais selvagens e enviadas para A Floresta."

Por que irá derreter seu cérebro: "Apesar de a trama ser muito simples, o filme é a coisa mais estranha e assustadora que já vi."

florencer4cad972dc

3. "Precisamos Falar Sobre o Kevin" (2011)

Oscilloscope Laboratories

Do que se trata: "A mãe de Kevin se esforça para amar seu estranho filho, apesar das coisas cada vez mais perigosas que ele diz e faz conforme cresce. Mas Kevin está apenas começando, e seu ato final está acima da imaginação de qualquer pessoa."

Por que irá derreter seu cérebro: "Eu assisti a esse filme várias vezes, e só de ver como tudo se desenvolve é tão enervante. Ela fará você pensar por dias."

emilytheit

Publicidade

4. "Ex_Machina: Instinto Artificial" (2014)

A24

Do que se trata: "Um jovem programador é selecionado para participar de um experimento inovador em inteligência sintética, analisando as qualidades humanas de uma humanoide com I.A. altamente avançada."

Por que irá derreter seu cérebro: "É um pouco assustador, mas te atrai. Fiquei pensando nele por dias depois de assistir pela primeira vez."

oliviab4e8e85370

5. "Violência Gratuita" (1997)

Concorde-Castle Rock/Turner

Do que se trata: "Dois jovens violentos fazem uma mãe, um pai e um filho reféns em sua cabana de férias e os forçam a participar de 'jogos' sádicos uns com os outros, só por diversão."

Por que irá derreter seu cérebro: "Esse filme mexeu comigo! Tentei assistir uma segunda vez mais tarde, mas não aguentava mais. Tive que desligar. É muito real e perturbador e fará você pensar no que faria se estivesse em situações semelhantes."

juliannaraem

Publicidade

6. "A Viagem" (2012)

Warner Bros. Pictures

Do que se trata: "Uma análise de como as ações de vidas individuais afetam umas às outras no passado, presente e futuro, conforme uma alma passa de assassina a herói, e um ato de bondade atravessa os séculos para inspirar uma revolução."

Por que irá derreter seu cérebro: "É muuuito intrigante, e parte de você vai sair completamente perplexa."

rachelc77

7. "O Abutre" (2014)

Open Road Films

Do que se trata: "Quando Louis Bloom, um trapaceiro desesperado por trabalho, desbrava o mundo do jornalismo policial de L.A, ele mistura a linha entre observador e participante e se torna a estrela de sua própria história."

Por que irá derreter seu cérebro: "Realmeeeeente mexeu comigo e me fez olhar para as pessoas em quem confio de maneira diferente."

jacobg48cf95235

Publicidade

8. "A Pele Que Habito" (2011)

El Deseo S.A.

Do que se trata: "Um brilhante cirurgião plástico atormentado por tragédias passadas cria um tipo de pele sintética que resiste a qualquer tipo de lesão. Sua cobaia: uma mulher misteriosa e instável, que é a chave de sua obsessão."

Por que irá derreter seu cérebro: "Esse filme me fez sentir muitas coisas. É sombrio, triste e comovente."

reneenicolem

9. "Dançando no Escuro" (2000)

Fine Line Features

Do que se trata: "Uma mulher do leste europeu viaja para os Estados Unidos com seu filho, esperando que seja como um filme de Hollywood."

Por que irá derreter seu cérebro: "Eu vi nos cinemas quando foi lançado. Vinte anos se passaram, e ainda não tive coragem o suficiente para assistir novamente. É absolutamente brilhante, mas muito desgastante emocionalmente. Björk é incrível, e o contraste de seus números musicais espalhados por uma trama deprimente é mágico."

amandab40

Publicidade

10. "Jesus Camp" (2006)

Magnolia Pictures

Do que se trata: "Um documentário sobre crianças que frequentam um acampamento de verão na esperança de se tornarem o próximo Billy Graham." (nt: Billy Graham é um pastor evangélico da TV nos EUA).

Por que irá derreter seu cérebro: "Peguei o hábito de assistir documentários enquanto estava na academia. Tive que desligar esse e recomeçá-lo em casa porque era muito bizarro e merecia minha atenção total. Era tão louco. Foi como uma bebida de última hora que me arrependi de tomar."

jcantu

11. "Medo" (2003)

B.O.M. Film Productions Co.

Do que se trata: "Logo depois de chegarem a casa de seus pais cruéis após saírem de um hospital psiquiátrico, as vidas de duas irmãs são interrompidas pela presença de um fantasma."

Por que irá derreter seu cérebro: "É brilhantemente assustador, honestamente aterrorizante, maravilhosamente filmado e tem um final tão incrível e surpreendente que fará você pensar."

andrewm44

Publicidade

12. "Pássaro Branco na Nevasca" (2014)

Magnolia Pictures

Do que se trata: "Em 1988, a vida de uma adolescente é lançada no caos quando sua mãe desaparece."

Por que irá derreter seu cérebro: "Fará você questionar se realmente conhece as pessoas ao seu redor."

rockchick19

13. "A Chegada" (2016)

Paramount Pictures

Do que se trata: "Uma intérprete trabalha com os militares para se comunicar com formas de vida alienígenas depois que 12 naves misteriosas aparecerem em todo o mundo".

Por que irá derreter seu cérebro: "Terminei o filme e fiquei em silêncio enquanto tentava entender o que havia acabado de assistir. Apenas confie em mim."

jazzycatsindisneyland

Publicidade

14. "Coerência" (2013)

Oscilloscope Laboratories

Do que se trata: "Coisas estranhas começam a acontecer quando um grupo de amigos se reúne para um jantar em uma noite em que um cometa está passando sobre eles."

Por que irá derreter seu cérebro: "É incrível. Assisti pela primeira vez com alguns amigos, por volta das 4 horas da manhã, e ele f*deu completamente conosco. Nada te afeta mais do que a possibilidade de infinitos universos alternativos."

katz4lyfe

15. "Lunar" (2009)

Sony Pictures Classics

Do que se trata: "O astronauta Sam Bell tem um encontro essencialmente pessoal próximo do fim de seus três anos na Lua, onde ele, trabalhando ao lado de seu computador GERTY, envia para a Terra um recurso que ajudou a reduzir os problemas de energia do nosso planeta."

Por que irá derreter seu cérebro: "Ainda não consigo decidir se o filme me assustou ou me surpreendeu. De qualquer forma, ficou na minha cabeça por anos."

d4979c43

Publicidade

16. "Nós" (2019)

Monkeypaw Productions

Do que se trata: "Férias tranquilas em família se transformam em caos quando sósias deles aparecem e começam a aterrorizá-los."

Por que irá derreter seu cérebro: "É empolgante e irá assustar você pra caramba. Você vai ter que assistir repetidamente para entender o que deixou passar."

pattiecolvin23

17. "Desejo e Reparação" (2007)

Focus Features

Do que se trata: A jovem escritora Briony Tallis, de 13 anos, muda irremediavelmente o rumo de muitas vidas ao acusar o namorado de sua irmã mais velha de um crime que ele não cometeu."

Por que irá derreter seu cérebro: "É tão devastador, e a reviravolta bagunça tudo ainda mais. Eu fiquei ali sentada em estado de choque quando o filme acabou."

mega5n

Publicidade

18. "Sr. Ninguém" (2009)

Pan-Européenne

Do que se trata: "Um garoto se encontra na plataforma de uma estação enquanto um trem está prestes a partir. Ele deve ir com sua mãe ou ficar com seu pai? Infinitas possibilidades surgem a partir dessa decisão. Enquanto ele não escolhe, tudo é possível."

Por que irá derreter seu cérebro: "O filme acontece no futuro e é sobre o último homem imortal na Terra, que vive cada consequência possível de sua vida. Ele me fez ter sonhos estranhos sobre universos paralelos e me fez questionar minha existência."

marleypirochta

19. "Cabo do Medo" (1991)

Universal Pictures

Do que se trata: "Um estuprador condenado, solto de uma prisão depois de cumprir uma sentença de 14 anos, persegue a família do advogado que originalmente o defendeu."

Por que irá derreter seu cérebro: "Essa é uma daquelas ocasiões onde os atores são muuuito bons no que fazem (especialmente a Juliette Lewis). Fará você questionar tudo."

creativemummy

Publicidade

20. "Mera Coincidência" (1997)

New Line Cinema

Do que se trata: "Pouco antes da eleição, uma relações públicas e um produtor de Hollywood se unem para criar uma guerra a fim de cobrir um escândalo sexual presidencial."

Por que irá derreter seu cérebro: "É estrelado por Robert De Niro e Dustin Hoffman e mexeu muito comigo na juventude."

crystat

21. "Os Outros" (2001)

Las Producciones del Escorpion

Do que se trata: "Uma mulher que vive na antiga casa sombria de sua família com seus dois filhos fotossensíveis se convence de que a casa é assombrada."

Por que irá derreter seu cérebro: "Fiquei sentada ali por uma hora, pensando: 'Ok, onde isso vai parar?' Daí, todas as coisas mudaram completamente, e tudo se encaixou. Fiquei falando sobre esse filme para as pessoas durante um ano inteiro após assisti-lo pela primeira vez."

lorencandace

Publicidade

22. "Pulp Fiction: Tempo de Violência" (1994)

Miramax Films

Do que se trata: "As vidas de dois assassinos da máfia, um boxeador, um gângster e sua esposa e uma dupla de assaltantes de restaurante se entrelaçam em quatro histórias de violência e redenção."

Por que irá derreter seu cérebro: "É o tipo de filme que dois dias depois faz você pensar: 'AH! AS DUAS CENAS ESTÃO ACONTECENDO AO MESMO TEMPO', e você tem que desvendar a bagunça por conta própria."

batrxsyxa

23. "Cubo" (1997)

Trimark Pictures

Do que se trata: "Seis pessoas completamente estranhas, com características de personalidade muito diferentes, são colocadas involuntariamente em um labirinto sem fim contendo armadilhas mortais."

Por que irá derreter seu cérebro: "A forma como as pessoas reagem a uma crise e a percepção de que não há um grande plano são coisas assustadoras. O Cubo existe simplesmente por existir."

skellycog

Publicidade

24. "John Morre No Final" (2012)

Magnet Releasing

Do que se trata: "Uma nova droga de rua, que manda seus usuários através do tempo e das dimensões, tem uma desvantagem: algumas pessoas não retornam mais como humanas. Dois desistentes da faculdade podem salvar a humanidade dessa silenciosa invasão sobrenatural?"

Por que irá derreter seu cérebro: "Assisti o filme há mais de um ano e ainda não entendo muito bem o que aconteceu, mas foi muito incrível."

skycariad

25. "Cisne Negro" (2010)

Fox Searchlight Pictures

Do que se trata: "Uma bailarina comprometida luta para manter sua sanidade depois de ganhar o papel principal em uma produção de 'O Lago dos Cisnes', de Tchaikovsky."

Por que irá derreter seu cérebro: "Mexeu com a minha cabeça por meses após assisti-lo. Eu até procurei no Google o que aconteceu, mas mesmo assim não conseguia tirar da cabeça!"

maryj487055765

Publicidade

26. "Sem Saída" (2001)

New Yorker Films

Do que se trata: "Um garoto de 15 anos de Long Island perde tudo e todos que conhece e logo se envolve em um relacionamento com um homem muito mais velho."

Por que irá derreter seu cérebro: "É um drama independente incrível e assustador. Ele explora o relacionamento de um adolescente de luto com seu pai distante, seu melhor amigo, que é um profissional do sexo menor de idade, e um dos clientes pedófilos do amigo. É sutil sem se tornar uma apologia ao abuso, bem interpretado e principalmente perturbador."

taelors

27. "O Impostor" (2012)

Film4

Do que se trata: "Um documentário centrado em um jovem na Espanha, que afirma ser o filho de 16 anos — que está desaparecido há 3 anos — de uma família do Texas."

Por que irá derreter seu cérebro: "É um documentário realmente assustador sobre um cara qualquer que afirma ser o filho desaparecido de uma família. De algum modo, ele enganou a família e morou com eles por muitos anos. A parte mais louca? É uma história real."

nms124

Publicidade

28. "Ao Vivo!" (2007)

Atlas Entertainment

Do que se trata: "Um falso documentário que acompanha um ambicioso executivo de uma rede de TV tentando produzir um reality show controverso, onde os participantes jogam roleta russa."

Por que irá derreter seu cérebro: "Por semanas, eu não consegui parar de pensar no fim deste filme subestimado! É completamente angustiante."

thebmass

29. "Exame" (2009)

Bedlam Productions

Do que se trata: "Oito candidatos a um emprego altamente desejável são trancados juntos em uma sala de exame e recebem um teste final com apenas uma pergunta. Parece simples, porém confuso, e tensões começam a se revelar."

Por que irá derreter seu cérebro: "Fará você duvidar de quem está ao seu lado para o resto da sua vida."

EGOfficial

Publicidade

30. "Kids" (1995)

Shining Excalibur Films

Do que se trata: "Um dia na vida de um grupo de adolescentes enquanto circulam pela Cidade de Nova York, andando de skate, bebendo, fumando e deflorando virgens."

Por que irá derreter seu cérebro: "Cresci em uma cidade muito pequena e protegida, e, depois de assistir a esse filme, fiquei em choque por alguns dias. A história é muito real e plausível, apesar de ter me assustado. Todos os jovens deveriam assisti-lo."

eholmes

31. "O Espelho" (2013)

Blumhouse Productions

Do que se trata: "Uma mulher tenta exonerar seu irmão, que foi condenado por assassinato, provando que o crime foi cometido por um fenômeno sobrenatural."

Por que irá derreter seu cérebro: "É um suspense assustador, porém criativo. Apenas confie em mim."

mollynoellechen

Publicidade

32. "A Árvore da Vida" (2011)

Fox Searchlight Pictures

Do que se trata: "A história de uma família em Waco, Texas, em 1956. O filho mais velho presencia a perda da inocência e tem dificuldades com os ensinamentos conflitantes de seus pais."

Por que irá derreter o seu cérebro: "Assisti a esse filme muitas vezes. Ele sempre traz mais perguntas do que respostas, e sempre sou levado a pensar na expansividade do universo e na complexidade da fé, morte e família. Ele sempre me deixa maravilhado."

picassopizza

33. "As Duas Faces de um Crime" (1996)

Paramount Pictures

Do que se trata: "Um coroinha é acusado de matar um padre, e a verdade está enterrada bem fundo."

Por que irá derreter seu cérebro: "Você pensa que sabe qual é a guinada, mas então eles detonam sua mente!"

sierrah43af12414

Publicidade

34. "O Grande Truque" (2006)

Touchstone Pictures

Do que se trata: "Depois de um trágico acidente, dois ilusionistas se envolvem em uma batalha para criar a ilusão suprema, enquanto sacrificam tudo o que têm para enganar um ao outro."

Por que irá derreter seu cérebro: "As diversas reviravoltas no final mexeram comigo. Eu fiquei sentada no sofá, olhando pro nada por 10 minutos, enquanto os créditos rolavam."

autumnm451930e01

35. "Vidas em Jogo" (1997)

PolyGram Filmed Entertainment

Do que se trata: "Depois que um banqueiro rico recebe uma oportunidade de participar de um jogo misterioso, sua vida é virada de ponta cabeça quando ele se torna incapaz de distinguir entre o jogo e a realidade."

Por que irá derreter seu cérebro: "Muitas voltas e reviravoltas que manterão você no suspense ao longo de todo o filme. Fará você questionar absolutamente tudo."

ashleys3

Publicidade

36. "Demônio de Neon" (2016)

Amazon Studios

Do que se trata: "Uma aspirante a modelo, Jesse, é nova em Los Angeles. No entanto, sua beleza e juventude, que geram intensa fascinação e ciúmes na indústria da moda, podem provar-se sinistras."

Por que irá derreter seu cérebro: "Ainda me faz sentir desconfortável. Linda fotografia, trilha sonora fantástica e vale a pena esperar até à última cena chocante."

alia41929a2ef

37. E "Boa Noite, Mamãe" (2014)

RADIUS-TWC Dimension Films

Do que se trata: "Gêmeos se mudam para uma casa nova com sua mãe após ela passar por uma cirurgia estética que muda o seu rosto, mas debaixo de seus curativos está alguém que as crianças não reconhecem."

Por que irá derreter seu cérebro: "Me surpreendeu. É sobre os gêmeos que não acreditam que a mãe deles seja a mãe deles de verdade."

mackenziea47aeadecf

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Você consegue acertar todos os vencedores do Oscar de Melhor Filme da década?

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Você consegue dizer o nome destes filmes famosos só com uma única cena deles?

Escrito por jenkm • há 5 anos

25 cenas que mostram que "Roma" é o melhor filme do ano

Escrito por Luis Del Valle • há 5 anos

46 filmes que são tão inteligentes, que farão você ficar pensando por dias

Escrito por Spencer Althouse • há 5 anos

Publicidade

Veja também