19 cenas de filme tão inteligentes que não acredito que uma pessoa pensou nelas

"Toy Story" esperou 15 ANOS para fazer uma única referência anterior.

Pedimos aos membros da Comunidade BuzzFeed para nos contarem que momento de filme foi tão inteligente, que não conseguem acreditar que alguém realmente pensou naquilo. Aqui estão os resultados geniais.

🚨 SPOILERS À SEGUIR, PESSOAL 🚨

1. Em "Homem-Aranha no Aranhaverso", ilustraram o primeiro voo real de Miles como Homem-Aranha fazendo parecer que ele estava caindo para a morte, mas depois a câmara inverteu o ângulo e nos damos conta de que ele estava de fato voando pelo céu.

Sony Pictures Releasing

"A cena do 'salto de fé', quando Miles salta do edifício e aprende a confiar em si próprio, é linda e de tirar o fôlego. Ela me inspira verdadeiramente cada vez que a vejo, e foi uma ideia brilhante virar a câmara de cabeça para baixo para que pareça que ele está voando."

soleil__

Publicidade

Aqui está a cena completa:

2. Em "Me Chame Pelo Seu Nome", quando os gestos de Elio imitam as estátuas que Oliver está estudando. Oliver olhou para elas como obras de arte, por isso ter Elio imitado essas imagens sugeriu que ele era uma obra de arte aos olhos de Oliver.

A side-by-side of Elio crying in the car with his hand on his head, compared to a statue from the movie that's making the same gesture
A side-by-side of Elio crying in the car with his hand on his head, compared to a statue from the movie that's making the same gesture

Sony Pictures Classics

"O posicionamento de mãos de Timothée Chalamet nessa cena não foi uma coincidência. Foi para imitar a estátua (que propositalmente se parece muito com ele) que ele e Oliver desenterraram no início do filme. O trabalho de Oliver era literalmente estudar essas estátuas, por isso ele olhou para elas como obras de arte. Ter Elio imitando essas imagens sugere que Oliver também o via como uma obra de arte."

Spencer Althouse

Publicidade

Aqui está a cena completa:

3. Em "Parasita", quando a água foi constantemente utilizada como forma de representar a guerra de classes na sociedade, especialmente entre as famílias Kim e Park.

CJ Entertainment

"Todo o tema com água e hierarquia/posição é realmente poderoso. A família pobre vive num subsolo, não totalmente subterrâneo, por isso olham com superioridade para o marido da governanta, que vive num porão. Em vez de se juntarem contra a classe mais alta, lutam uns contra os outros. Mostra a guerra de classes com detalhes excruciantes.

"Depois vemos como os ricos são indiferentes à chuva, mas como ela acaba com a vida dos que estão abaixo deles. A chuva é impiedosa. Apesar de todos os esforços da família para subir a escada social, a chuva os esmaga do mesmo jeito, e é possível ver a câmera indo para baixo, para baixo, para baixo à medida que vão da casa da família rica para seu subsolo, submersos no esgoto. É um lembrete doloroso de como o baralho está marcado contra os pobres."

Lemonseed

Publicidade

Aqui está a cena completa:

4. Em "Um Sonho de Liberdade", quando os diferentes ângulos de câmera descreviam como Brooks ainda se sentia como um prisioneiro quando foi libertado da prisão, mas Red era um homem livre.

Columbia Pictures

"Quando Brooks foi libertado da prisão, a câmera foi colocada do lado de fora e voltada para o portão trancado. Isso fazia alusão a como Brooks não era realmente um homem livre (ele obviamente se sentia mais como um prisioneiro quando não conseguia se ajustar ao mundo exterior). Mas para Red, a câmera o seguiu desde a prisão e através do portão, sugerindo que ele estava entrando em uma nova vida como um homem que agora era livre."

Kayla Yandoli

Publicidade

Aqui está a cena completa:

5. Em "La La Land: Cantando Estações", quando eles sugeriram um final feliz com aquela montagem sonhadora, mas então há o corte de volta à realidade, e Mia estava com um cara diferente.

Lionsgate

"Essa virada no final é absolutamente brilhante. Ela dá um tranco em cada uma de suas emoções. Ela abrange a vida, o amor, a perda e o que poderia ter acontecido."

Mariana26

Publicidade

Aqui está a cena completa:

6. Em "Corra!", quando Chris viu Georgina arrumando suas franjas no reflexo da janela, ela estava na verdade se certificando de que sua cicatriz de lobotomia não estivesse aparecendo. Essa é a mesma razão pela qual Walter nunca foi mostrado sem um chapéu.

Blumhouse Productions

"Esses são detalhes muito pequenos e sutis, mas depois que você vê o final do filme, consegue juntar tudo. O filme inteiro estava repleto de pequenos momentos como esse, que provam como Jordan Peele é inteligente."

Tessa Fahey

Publicidade

Aqui está a cena completa:

7. Em "Jogos Mortais", quando Jigsaw na verdade estava na sala o tempo todo, e ele se revelou como uma das vítimas "mortas".

Lions Gate Films

"As reviravoltas em toda a franquia são ótimas, mas especialmente naquele primeiro filme quando o 'assassino' estava na sala com as vítimas o TEMPO TODO. James Wan é um mestre do horror e do suspense psicológico."

savannahg4e56476eb

Publicidade

Aqui está a cena completa:

8. Em "Toy Story 3", quando os alienígenas usaram "o garra" para salvar todos de serem incinerados, o que foi uma referência genial ao primeiro filme.

Pixar

Lauren Garafano

Publicidade

Aqui está a cena completa:

9. Em "Podres de Ricos", quando havia muito simbolismo durante todo aquele jogo de mahjong entre Rachel e Eleanor, incluindo onde se sentavam e que peças escolhiam.

Warner Bros. Pictures

"Quando você percebe o simbolismo com as peças de mahjong, essa cena fica 100 vezes melhor. Para começar, Eleanor sentou-se no assento do crupiê, que também é chamado de assento Leste (representando a Ásia), e Rachel sentou-se no assento Oeste (representando a América). Quanto ao jogo, enquanto acompanhava as peças de Rachel, fiquei me perguntando porque ela não declarou vitória antecipadamante. Então, ela reforçou seu ponto de vista sobre recusar a proposta de Nick, DEIXANDO assim Eleanor ganhar tanto no jogo quanto na vida real. É uma cena muito legal com muitas camadas."

shaunab4b1a86967 e adriennec4aa2fd0bc

Publicidade

Aqui está a cena completa:

10. Em "Os Suspeitos", quando Kujan percebeu que cada palavra que Verbal dizia era uma mentira perfeitamente orquestrada, e Verbal era na verdade Keyser Soze.

Gramercy Pictures

"Lembro-me de ver isso no cinema, e o público se levantou e aplaudiu por causa dessa cena. É um dos melhores filmes, e essa é certamente uma das melhores cenas já escritas."

G3D

Publicidade

Aqui está a cena completa:

11. Em "Forrest Gump — O Contador de Histórias", quando Jenny era criança e orou a Deus para que ela pudesse se tornar um pássaro e "voar para muito longe" de seu pai, e no final do filme, uma pena de pássaro apareceu ao lado do sapato de Forrest enquanto ele mandava o filho deles para a escola.

Paramount Pictures

"Foi muito lindo. Também, enquanto Forrest se afasta do túmulo de Jenny, um bando de pássaros voava ao fundo."

Amanda DeMarco e Nuffe

Publicidade

Aqui está a cena completa:

12. Em "Parasita", quando o encontro com o fantasma de Da-song foi rapidamente descartado como ficção, mas então você descobre sobre o homem que secretamente vive no porão, e você percebe que o "fantasma" é real.

CJ Entertainment

"O 'fantasma' era apenas Geun-sae, que escapava do porão à noite para pegar alimentos da geladeira."

CharliV

Publicidade

Aqui está a cena completa:

13. Em "O Sexto Sentido", quando Malcolm (e o espectador) percebeu que ele, na verdade, estava morto o tempo todo, e tudo começa a fazer sentido.

Buena Vista Pictures Distribution

"Eu o assisti no cinema e fui sem saber da grande reviravolta. Sair do cinema com um grupo de pessoas que ficaram igualmente chocadas foi uma experiência muito divertida! É difícil replicar esse sentimento hoje ao assistir um filme, já que as coisas vazam com muito mais facilidade, mas uau, essa reviravolta foi absolutamente brilhante. Ninguém esperava por isso."

bfranks87

Publicidade

Aqui está a cena completa:

14. Em "Jojo Rabbit", quando Jojo estava perseguindo uma borboleta, descobriu de repente que sua mãe havia sido enforcada na praça da cidade e tentou amarrar o sapato dela, mas não conseguiu.

Fox Searchlight Pictures

"Durante todo o filme, a mãe de Jojo tinha que amarrar seus sapatos porque ele ainda estava aprendendo, então essa cena foi uma linda e comovente referência a todos aqueles momentos. Ele não conseguia amarrar o sapato dela direito, o que o levou a se desfazer em lágrimas. Foi brilhante, mas devastador."

jdclem630

Publicidade

Aqui está a cena completa:

15. Em "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2", Harry, Ron e Hermione lutaram contra as mesmas criaturas durante a Batalha de Hogwarts que eles combateram durante toda a série, na ordem em que apareceram.

Warner Bros.

"Primeiro, uma criatura gigante tentou esmagá-los (imitando o primeiro filme quando Harry e Ron resgataram Hermione de um troll no banheiro). Depois, eles fugiram da descendência da aranha Aragogue, assim como quando Harry e Ron se depararam com as aranhas na floresta em 'Câmara Secreta'. Depois disso, Hermione lançou um feitiço no lobisomem, Fenrir Greyback (o lobisomem Lupin era obviamente enorme em 'Prisioneiro de Azkaban') e eles também lutaram contra Dementadores. Então, todos lutaram juntos, imitando a 'Ordem da Fênix'. Depois houve um corte para o Snape ('Enigma do Príncipe'). É tudo genial."

jame

Publicidade

Aqui está a cena completa:

16. Em "Baby Driver", quando a sequência do título foi perfeitamente coreografada e cada movimento dos atores correspondia à canção que estava tocando ao fundo.

Sony Pictures Releasing

"A letra da música aparecia durante toda a sequência do título em grafites e cartazes por toda a cidade. Havia um ritmo e um propósito em tudo, e toda a cena foi muito bem feita."

neilgallagher86

Publicidade

Aqui está a cena completa:

17. Em "Amnésia", quando Leonard descobriu a verdade sobre sua esposa e o assassino, e Teddy estava apenas usando sua péssima memória para ajudar a encontrar outros assassinos.

Newmarket

"Você acha que ele está realmente procurando o assassino de sua esposa, mas acontece que ele já o havia descoberto a muito tempo... Teddy estava apenas usando-o para ajudar a atingir outros assassinos. Essa reviravolta me deixou passada!"

svsmith

Publicidade

Aqui está a cena completa:

18. Em "Truque de Mestre 2", quando eles fizeram o truque da carta escondida, e cada movimento ficou mais elaborado e visualmente deslumbrante.

Lionsgate

"É absolutamente hipnotizante assistir, e você não pode deixar de questionar como eles conseguiram fazer essa cena inteira."

tabby18

Publicidade

Aqui está a cena completa:

19. E em "Midsommar — O Mal Não Espera a Noite", quando as roupas cinzas de Dani ao longo do filme lentamente começaram a ficar mais coloridas, terminando em um traje completo de flores coloridas, o que representava o quanto ela tinha desabrochado e amadurecido.

A24

o4a4b10bdd

Publicidade

Aqui está a cena completa:

Observação: as respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

Will Ferrell atuou em 58 filmes – quantos você já viu?

Escrito por Lauren Garafano • há 4 anos

“Em Chamas” é o melhor filme de “Jogos Vorazes” e eu posso provar!

Escrito por Camila Sa • há 4 anos

Escolha entre os filmes mais tristes da Disney e te diremos seu maior medo subconsciente

Escrito por Victoria Gasparowicz • há 4 anos

25 vezes que Hollywood escolheu bem a pessoa para interpretar as versões mais jovens dos personagens

Escrito por Hannah Marder • há 4 anos

Veja também