21 filmes que realmente entenderam o que é lutar pela sua saúde mental

Esses filmes devem ser vistos por todo mundo pelo uma vez na vida.

Pedimos à Comunidade BuzzFeed para nos contar quais filmes retratam bem a questão da saúde mental. Aqui estão algumas das melhores respostas!

AVISO: algumas dessas contribuições contém menções de abuso sexual.

1. "Geração Prozac" (2001)

Miramax Films

"Tanto o livro quanto o filme fazem um ótimo trabalho em retratar a mente de uma mulher clinicamente depressiva durante seu primeiro ano em Harvard. É definitivamente um filme que tocará seu coração e o acertará em cheio caso tenha tido depressão."

allyh495cbd328

Publicidade

2. "Sobre Meninos e Lobos" (2003)

Warner Bros.

"O abuso sexual sofrido por Dave na infância desempenha um papel fundamental no seu comportamento e em como lida com a tristeza, 'maldade' e morte. Isto é um spoiler, mas quando o público percebe que Dave realmente 'espanca' o pedófilo no estacionamento, ele grita 'caia fora daqui, Dave!', para outro menino na cena — mostrando que nunca processou de fato o que aconteceu com ele. Tim Robbins retrata muito bem os problemas de TEPT, trauma, memória, uma mente altamente influenciável e ansiedade."

cocopa

3. "As Vantagens de Ser Invisível" (2012)

Summit Entertainment

"Charlie abrange perfeitamente como é ter uma sensação de ansiedade interminável, que sempre parece voltar para ele, não importa o quanto se esforce para esquecer. Ele também lida com emoções reprimidas do abuso que sofreu quando criança, o que engloba o TEPT não tratado. Prefiro o livro ao filme, mas ambos foram muito bem feitos."

marykatem4b081d146

Publicidade

4. "Midsommar" (2019)

A24

"Sei que é um filme de terror, mas a maneira como Dani lutou com o pânico e a ansiedade foi muito real e pura. Me identifiquei muito ao vê-la ter um ataque de pânico e apenas ser capaz de chorar e dizer 'não' repetidamente. O ataque de pânico depois de ingerir cogumelos também foi exato, pois ela estava tentando arduamente não entrar em pânico e estava quase com raiva de si mesma por estar naquela situação.

sammihirls

5. "Se Enlouquecer, Não se Apaixone" (2010)

Focus Features

"É um retrato tocante e preciso sobre como é a reabilitação mental. Não há pessoas cafonas e perfeitas, apenas pessoas reais ansiando por conexões reais nesse mundo problemático."

kelseyp41f3d6765

Publicidade

6. "Operação Big Hero" (2014)

Walt Disney Studios Motion Pictures

"Mostrou o processo de depressão e luto como uma doença real que necessita de cuidado, assim como uma doença física. Ninguém disse a Hiro para seguir em frente ou o fizeram sentir-se mal por estar triste. Seus amigos e família apenas o apoiaram e deram amor da melhor maneira que puderam. Foi o primeiro filme que assisti que mostrou a depressão e o luto de uma maneira realista.

c4242ff8c1

7. "Oitava Série" (2018)

A24

"Para alguns é apenas mais um filme sobre amadurecimento. Mas para mim, mostra como é a ansiedade social. É tão bem retratada em algumas cenas que me fez sentir como se tivessem lido minha mente."

sharifi13m

8. "O Lado Bom da Vida" (2012)

The Weinstein Company

"Mostra realmente como o trauma pode voltar e o quão impotente você se sente. E acho que foi útil ver uma família se unir para entender a doença mental."

catherinedugrs

"Algumas coisas estavam notavelmente erradas, mas ainda indico para as pessoas a cena em que Bradley Cooper está surtando por causa do seu vídeo de casamento perdido. É exatamente como acontece um surto maníaco para mim."

sueammons

9. "Coringa" (2019)

Warner Bros. Pictures

"A cena em que vemos o diário de Arthur/caderno do coringa e que ele tinha escrito 'A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse' me acertou EM CHEIO. Tive que pausar o filme e respirar um pouco pois tinha capturado um sentimento puro e específico de pressão e fracasso."

meganc4340e2ca3

10. "Garota, Interrompida" (1999)

Columbia Pictures

"Não há disfarce, melodrama e final feliz (mas também não há final trágico). É um retrato verdadeiro de muitas garotas em hospitais psiquiátricos: Susanna tem transtorno de personalidade limítrofe, Lisa tem transtorno de personalidade antissocial, Georgina é uma mentirosa compulsiva, Daisy tem bulimia e TOC, Janete tem anorexia e Polly tem esquizofrenia. Há muitas cenas incríveis nesse filme."

silverhera

11. "Tully" (2018)

Focus Features

"Finalmente um filme sobre psicose ou depressão pós-parto! A Charlize Theron estava INCRÍVEL nesse filme! Assisti um mês depois de ter minha filha e a reviravolta no final foi simplesmente perfeita. Foi um ótimo filme que descreveu a maternidade e os problemas de saúde mental que ocorrem com muitas mães em dificuldades.

amandas48cd653fa

12. "Frozen: Uma Aventura Congelante" (2013)

Disney

"Ele realmente me fez sentir vista em relação aos meus problemas de confiança. Elsa alega que está melhor sozinha e afasta as pessoas quando tentam ajudar. Tenho TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual) que significa que quando ovulo, fico extremamente depressiva, ansiosa e irritável. Eu afasto as pessoas porque quero protegê-las dessa versão alternativa de mim mesma que aparece todos os meses. Quando assisto 'Frozen' e vejo Anna tentando continuamente se aproximar e se conectar com Elsa eu choro, porque sei exatamente como meu namorado se sentiu quando começamos a namorar."

quinnr432901aac

13. "A Maratona de Brittany" (2019)

Amazon Studios

"É fácil de se identificar com as partes em que Brittany luta com seu corpo e com a confiança. Eu chorei um pouco no final quando vi como ela ficou feliz de ter atingido seu objetivo."

marylouise006

14. "Ted: Show Me Love" (2018)

Stella Nova Film

"É um filme sueco sobre o cantor Ted Gardestad, que sofria de esquizofrenia. Ele fez um ótimo trabalho mostrando o homem por trás da doença, mas também mostrou como as doenças mentais eram pouco entendidas nas décadas de 70 e 80. A doença de Ted era amplamente ignorada e tratada apenas como medo do palco e inabilidade de lidar com a fama. Acho que ainda há uma percepção de que os músicos produzem seu melhor trabalho quando não estão bem."

annak4f45e0f65

15. "I Never Promised You a Rose Garden" (1977)

New World Pictures

"É uma adaptação de uma autobiografia ficcional sobre uma adolescente com esquizofrenia em tratamento hospitalar, e ele realmente ressoou em mim."

jamie918

16. "Homem de Ferro 3" (2013)

Marvel

"Ver o Tony Stark (um super-herói literal) lutar contra ataques de ansiedade realmente me fez perceber que minha ansiedade não me torna fraco ou vulnerável — me torna humano e pode acontecer com qualquer pessoa."

skeletor31

17. "Divertida Mente" (2015)

Pixar

"Embora seja um filme infantil, 'Divertida Mente' é um dos meus filmes favoritos sobre saúde mental. A maneira como expressaram as complexidades do pensamento, emoção, memória e crescimento foi pura genialidade."

stillhere27

"Minha terapeuta e eu falávamos sobre 'Divertida Mente' ao discutir a terapia das partes. Todas as suas partes são essenciais, mesmo que você não goste de todas elas — elas são fundamentais em fazer você ser quem você é."

catherinedugrs

18. "O Mínimo Para Viver" (2017)

Netflix

"Assisti sozinha no escuro e chorei o tempo todo. Estava em meio a uma recaída na recuperação de meu distúrbio alimentar, e ele me mostrou quão cansativo pode ser o processo, mas ainda assim, vale completamente a pena."

tessam48e6e729c

19. "Bem-vindos Ao Mundo" (2014)

Alchemy

"Foi a primeira vez que assisti um filme em que o personagem principal tinha Transtorno de personalidade limítrofe. Eles não fugiram dos altos e baixos da vida com TPL e a atuação de Kristen Wiig no filme é impressionante."

celested4a670ed1f

20. "O Silêncio de Melinda" (2004)

Showtime Networks Inc.

"Cobriu o tópico do abuso sexual e seus efeitos, e realmente me fez sentir compreendida nos termos do meu próprio trauma sexual e a ficar em paz com meu TEPT."

haleyc46361b38e

21. E por último, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" (2004)

Focus Features

"Senti que ele encapsulou muito da minha saúde mental nos meus vinte anos, agravada pelo sofrimento e pela perda."

nichosnow

Lembrou algum filme que as pessoas esqueceram? Fale sobre ele nos comentários!

As respostas foram editadas por questões de espaço e clareza.

Este post foi traduzido do inglês.