21 filmes que realmente entenderam o que é lutar pela sua saúde mental

Esses filmes devem ser vistos por todo mundo pelo uma vez na vida.

Pedimos à Comunidade BuzzFeed para nos contar quais filmes retratam bem a questão da saúde mental. Aqui estão algumas das melhores respostas!

AVISO: algumas dessas contribuições contém menções de abuso sexual.

1. "Geração Prozac" (2001)

Miramax Films

"Tanto o livro quanto o filme fazem um ótimo trabalho em retratar a mente de uma mulher clinicamente depressiva durante seu primeiro ano em Harvard. É definitivamente um filme que tocará seu coração e o acertará em cheio caso tenha tido depressão."

allyh495cbd328

Publicidade

2. "Sobre Meninos e Lobos" (2003)

Warner Bros.

"O abuso sexual sofrido por Dave na infância desempenha um papel fundamental no seu comportamento e em como lida com a tristeza, 'maldade' e morte. Isto é um spoiler, mas quando o público percebe que Dave realmente 'espanca' o pedófilo no estacionamento, ele grita 'caia fora daqui, Dave!', para outro menino na cena — mostrando que nunca processou de fato o que aconteceu com ele. Tim Robbins retrata muito bem os problemas de TEPT, trauma, memória, uma mente altamente influenciável e ansiedade."

cocopa

3. "As Vantagens de Ser Invisível" (2012)

Summit Entertainment

"Charlie abrange perfeitamente como é ter uma sensação de ansiedade interminável, que sempre parece voltar para ele, não importa o quanto se esforce para esquecer. Ele também lida com emoções reprimidas do abuso que sofreu quando criança, o que engloba o TEPT não tratado. Prefiro o livro ao filme, mas ambos foram muito bem feitos."

marykatem4b081d146

Publicidade

4. "Midsommar" (2019)

A24

"Sei que é um filme de terror, mas a maneira como Dani lutou com o pânico e a ansiedade foi muito real e pura. Me identifiquei muito ao vê-la ter um ataque de pânico e apenas ser capaz de chorar e dizer 'não' repetidamente. O ataque de pânico depois de ingerir cogumelos também foi exato, pois ela estava tentando arduamente não entrar em pânico e estava quase com raiva de si mesma por estar naquela situação.

sammihirls

5. "Se Enlouquecer, Não se Apaixone" (2010)

Focus Features

"É um retrato tocante e preciso sobre como é a reabilitação mental. Não há pessoas cafonas e perfeitas, apenas pessoas reais ansiando por conexões reais nesse mundo problemático."

kelseyp41f3d6765

Publicidade

6. "Operação Big Hero" (2014)

Walt Disney Studios Motion Pictures

"Mostrou o processo de depressão e luto como uma doença real que necessita de cuidado, assim como uma doença física. Ninguém disse a Hiro para seguir em frente ou o fizeram sentir-se mal por estar triste. Seus amigos e família apenas o apoiaram e deram amor da melhor maneira que puderam. Foi o primeiro filme que assisti que mostrou a depressão e o luto de uma maneira realista.

c4242ff8c1

7. "Oitava Série" (2018)

A24

"Para alguns é apenas mais um filme sobre amadurecimento. Mas para mim, mostra como é a ansiedade social. É tão bem retratada em algumas cenas que me fez sentir como se tivessem lido minha mente."

sharifi13m

Publicidade

8. "O Lado Bom da Vida" (2012)

The Weinstein Company

"Mostra realmente como o trauma pode voltar e o quão impotente você se sente. E acho que foi útil ver uma família se unir para entender a doença mental."

catherinedugrs

"Algumas coisas estavam notavelmente erradas, mas ainda indico para as pessoas a cena em que Bradley Cooper está surtando por causa do seu vídeo de casamento perdido. É exatamente como acontece um surto maníaco para mim."

sueammons

9. "Coringa" (2019)

Warner Bros. Pictures

"A cena em que vemos o diário de Arthur/caderno do coringa e que ele tinha escrito 'A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse' me acertou EM CHEIO. Tive que pausar o filme e respirar um pouco pois tinha capturado um sentimento puro e específico de pressão e fracasso."

meganc4340e2ca3

Publicidade

10. "Garota, Interrompida" (1999)

Columbia Pictures

"Não há disfarce, melodrama e final feliz (mas também não há final trágico). É um retrato verdadeiro de muitas garotas em hospitais psiquiátricos: Susanna tem transtorno de personalidade limítrofe, Lisa tem transtorno de personalidade antissocial, Georgina é uma mentirosa compulsiva, Daisy tem bulimia e TOC, Janete tem anorexia e Polly tem esquizofrenia. Há muitas cenas incríveis nesse filme."

silverhera

11. "Tully" (2018)

Focus Features

"Finalmente um filme sobre psicose ou depressão pós-parto! A Charlize Theron estava INCRÍVEL nesse filme! Assisti um mês depois de ter minha filha e a reviravolta no final foi simplesmente perfeita. Foi um ótimo filme que descreveu a maternidade e os problemas de saúde mental que ocorrem com muitas mães em dificuldades.

amandas48cd653fa

Publicidade

12. "Frozen: Uma Aventura Congelante" (2013)

Disney

"Ele realmente me fez sentir vista em relação aos meus problemas de confiança. Elsa alega que está melhor sozinha e afasta as pessoas quando tentam ajudar. Tenho TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual) que significa que quando ovulo, fico extremamente depressiva, ansiosa e irritável. Eu afasto as pessoas porque quero protegê-las dessa versão alternativa de mim mesma que aparece todos os meses. Quando assisto 'Frozen' e vejo Anna tentando continuamente se aproximar e se conectar com Elsa eu choro, porque sei exatamente como meu namorado se sentiu quando começamos a namorar."

quinnr432901aac

13. "A Maratona de Brittany" (2019)

Amazon Studios

"É fácil de se identificar com as partes em que Brittany luta com seu corpo e com a confiança. Eu chorei um pouco no final quando vi como ela ficou feliz de ter atingido seu objetivo."

marylouise006

Publicidade

14. "Ted: Show Me Love" (2018)

Stella Nova Film

"É um filme sueco sobre o cantor Ted Gardestad, que sofria de esquizofrenia. Ele fez um ótimo trabalho mostrando o homem por trás da doença, mas também mostrou como as doenças mentais eram pouco entendidas nas décadas de 70 e 80. A doença de Ted era amplamente ignorada e tratada apenas como medo do palco e inabilidade de lidar com a fama. Acho que ainda há uma percepção de que os músicos produzem seu melhor trabalho quando não estão bem."

annak4f45e0f65

15. "I Never Promised You a Rose Garden" (1977)

New World Pictures

"É uma adaptação de uma autobiografia ficcional sobre uma adolescente com esquizofrenia em tratamento hospitalar, e ele realmente ressoou em mim."

jamie918

Publicidade

16. "Homem de Ferro 3" (2013)

Marvel

"Ver o Tony Stark (um super-herói literal) lutar contra ataques de ansiedade realmente me fez perceber que minha ansiedade não me torna fraco ou vulnerável — me torna humano e pode acontecer com qualquer pessoa."

skeletor31

17. "Divertida Mente" (2015)

Pixar

"Embora seja um filme infantil, 'Divertida Mente' é um dos meus filmes favoritos sobre saúde mental. A maneira como expressaram as complexidades do pensamento, emoção, memória e crescimento foi pura genialidade."

stillhere27

"Minha terapeuta e eu falávamos sobre 'Divertida Mente' ao discutir a terapia das partes. Todas as suas partes são essenciais, mesmo que você não goste de todas elas — elas são fundamentais em fazer você ser quem você é."

catherinedugrs

Publicidade

18. "O Mínimo Para Viver" (2017)

Netflix

"Assisti sozinha no escuro e chorei o tempo todo. Estava em meio a uma recaída na recuperação de meu distúrbio alimentar, e ele me mostrou quão cansativo pode ser o processo, mas ainda assim, vale completamente a pena."

tessam48e6e729c

19. "Bem-vindos Ao Mundo" (2014)

Alchemy

"Foi a primeira vez que assisti um filme em que o personagem principal tinha Transtorno de personalidade limítrofe. Eles não fugiram dos altos e baixos da vida com TPL e a atuação de Kristen Wiig no filme é impressionante."

celested4a670ed1f

Publicidade

20. "O Silêncio de Melinda" (2004)

Showtime Networks Inc.

"Cobriu o tópico do abuso sexual e seus efeitos, e realmente me fez sentir compreendida nos termos do meu próprio trauma sexual e a ficar em paz com meu TEPT."

haleyc46361b38e

21. E por último, "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" (2004)

Focus Features

"Senti que ele encapsulou muito da minha saúde mental nos meus vinte anos, agravada pelo sofrimento e pela perda."

nichosnow

Publicidade

Lembrou algum filme que as pessoas esqueceram? Fale sobre ele nos comentários!

As respostas foram editadas por questões de espaço e clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

14 livros que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

10 filmes e séries com personagens LGBTI+ pra você se divertir e também chorar um pouquinho

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

14 perguntas e respostas sobre terapia e saúde mental

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

10 coisas que pessoas LGBTI+ podem fazer pela própria saúde mental

Escrito por Priscila Mendes • há 5 anos

Veja também