10 cenas de "Roma" no filme x na vida real

Passado na Cidade do México dos anos 1970, o filme do diretor Alfonso Cuarón mostra lugares reais.

1. A casa na rua Tepeji, nº 21, onde Cleo (Yalitza Aparicio) mora e trabalha, fica no bairro de Roma Sur, na Cidade do México.

Via http://

Ela é a casa da família e cenário de parte importante da história. Hoje, ela é uma residência particular na Cidade do México.

2. Kínder Condesa é a escola onde Paco (Carlos Peralta) estuda. O lugar fica no mesmo bairro e a poucos quarteirões de distância da casa.

Via http://

No filme, Cleo leva o filho mais novo a pé até a escola todos os dias. A escola fica na rua Tlaxcala, e funciona há mais de 70 anos.

Publicidade

3. A rua onde Cleo quase é atropelada fica em Tabacalera, um outro bairro da Cidade do México.

Via http://

Em um de seus dias livres, Cleo e Adela (Nancy García) correm pelas ruas e passam por uma loja de materiais de construção. Na vida real, a loja se chama Jos-Jor.

4. No filme, La Casa del Pavo é o restaurante favorito de Cleo e Adela. O lugar é um restaurante de verdade no Centro Histórico que funciona há mais de 100 anos.

Via http://

É o restaurante no filme onde as duas garotas conhecem seus namorados. Ele foi inaugurado em 1901 e até hoje é famoso por seus sanduíches de peru.

Publicidade

5. O Teatro Metropólitan é o lugar onde vários dos encontros de Cleo e Fermín acontecem.

Via http://

No filme, Cleo e Fermín vão ao teatro para ver filmes. Desde a inauguração do teatro, em 1943, centenas de filmes, peças e shows aconteceram em seus palcos.

6. O local de trabalho de Antonio (Fernando Grediaga), pai das crianças e marido de Sofía (Marina de Tavira) é o Hospital Siglo XXI.

Via http://

É nesse hospital que Cleo é atendida durante sua gravidez. Ele foi inaugurado em 1961 e batizado de "Centro Médico Nacional del IMSS". Depois de danificado por um terremoto em 1985, foi reconstruído e recebeu seu nome atual.

Publicidade

7. O cinema Las Américas é o lugar onde Cleo e a vovó Tere (Verónica García) levam as crianças para ver um filme.

Via http://

Ele foi inaugurado em 1985, abrigando salas de cinema, escritórios e espaço para lojas. Em 2013 passou a ser o Auditório Blackberry, um espaço no bairro de Condesa onde shows são realizados.

8. Do lado de fora do Metro Normal é onde se passa uma das cenas mais violentas de "Roma".

Via http://

A cena recria algo que aconteceu de verdade, é nesse lugar que em 1971 o grupo paramilitar "Los Halcones" reprimiu um protesto pacífico de estudantes em apoio à Universidad Autónoma de Nuevo León.

Publicidade

9. A loja de móveis onde Cleo e a vovó Tere compram o berço para o bebê é, na verdade, uma academia em frente à estação.

Via http://

E essa, claro, é a cena em que vemos Cleo em um dos momentos mais duros do filme.

10. E por fim, a cena que se passa no Porto de Veracruz foi filmada no estado mexicano de Tabasco.

Via http://

No filme, os personagens viajam para Tuxpan, Veracruz, e é lá que Sofía explica às crianças que suas vidas estão prestes a mudar. Na realidade, essa cena foi filmada na cidade de Puerto Ceiba, que fica no estado de Tabasco, não em Veracruz.

Publicidade

Este artigo foi traduzido do espanhol.

Publicidade

Veja também