21 coisas que podem te deixar mais feliz em 2017

Depois de 2016, precisamos de algo assim.

1. Remova aplicativos do celular que estejam te estressando.

Nathan W. Pyle / BuzzFeed Comics

Sério. Perguntei aos meus colegas no BuzzFeed qual foi a melhor coisa que eles fizeram no ano passado para a saúde mental deles, e metade disse que foi remover o Twitter e o Facebook do celular. O Twitter e o Facebook podem não ser o que está sugando a sua alegria, mas é bem provável que haja algum aplicativo que esteja te fazendo mais mal do que bem. Tente ficar sem ele por um tempo e veja como você se sente.

2. Dê um nome para seus pensamentos negativos e dê uma bronca neles.

"Formas com que lido com minha ansiedade
- Chamo os pensamentos ruins de Jerry, como Jerry de "Parks and Recreation". Então, quando me vejo pensando coisas como: "Meu Deus, e se eles me odeiam", eu posso simplesmente dizer Jerry CALA A BOCA
"

Quanto mais você tenta ignorar seus pensamentos negativos, mais poder eles têm sobre você — e mais verdadeiros eles parecem. "Infelizmente, muitas pessoas cometem o erro de acreditar nas coisas negativas que suas 'vozes interiores' dizem a elas e geralmente não têm consciência do seu direito de questionar se essas coisas são corretas", disse o psicólogo Simon Rego ao BuzzFeed Saúde. "Identifique, desafie e distorça seus pensamentos negativos".

E sério, tratar essa voz interior como um mala sem alça dando pitaco que você não pediu ou alguém cuja opinião você não respeita pode realmente ajudar.

Publicidade

3. Crie uma rotina matinal que irá criar o clima do dia inteiro.

@mathilde_have / Via instagram.com

Vai ser diferente para cada um, mas encontre uma rotina que deixe você centrado e de bom humor antes de encarar o dia. Pense: você pode se exercitar, meditar, escrever sua lista de afazeres, pensar nas coisas pelas quais se sente grato, simplesmente tirar um tempo para tomar um café da manhã de verdade, beber um cafezinho e ouvir seu podcast preferido.

Estas dicas para deixar suas manhãs infinitamente melhores podem ser um ótimo lugar para começar. Ah, e arrume sua cama, porque isso fará milagres na sua vida.

4. E por falar nisso, desenvolva uma rotina antes de ir para a cama também.

Lave seu rosto. Faça um chazinho. Desligue o celular e vá ler. Faça uma dessas coisas que não envolvem assistir Netflix. Qualquer coisa que você possa fazer para espairecer e encerrar o dia de forma positiva pode melhorar MUITO o seu estado mental.

@iloveme2_84 / Via instagram.com

Publicidade

5. Substitua o "me desculpe" por "obrigada".

ABC / Via giphy.com

Em vez de dizer "me desculpe pelo atraso", diga "muito obrigada por me esperar". Ou, em vez de dizer "me desculpe por eu não fazer nada direito", diga, "muito obrigada por ser tão paciente comigo". Óbvio que sempre haverá coisas para as quais um pedido de desculpas será necessário, mas, se você se vê pedindo desculpas demais, isso talvez ajude a deixar o seu pensamento mais positivo e a garantir que as pessoas que você ama recebam a sua gratidão em vez da sua negatividade.

(créditos ao usuário vijara no Tumblr pela dica)

6. Revisite algumas das suas coisas preferidas da infância.

Traga de volta para sua vida algumas alegrias da infância, relendo "Harry Potter", encontrando seu salgadinho preferido, ouvindo a primeira banda que você gostou, tanto faz . Absorva toda essa nostalgia.

@districtrebxls / Via instagram.com

Publicidade

7. Fale com as pessoas que você gosta ao telefone mais vezes.

ABC

Talvez, para você, isso significa ligar para seu melhor amigo da faculdade ou seus parentes para ver como eles estão e receber alguns conselhos. No entanto, também pode ser um amigo que mora perto, mas que você não vê com tanta frequência. Não precisa ser um telefonema longo - somente diga oi quando tiver cinco minutinhos livres, e então seu dia ficará mais feliz.

8. Encontre um clínico geral de quem você goste e em quem confie, caso ainda não tenha encontrado um.

Ter um médico em quem você confia é útil de várias formas — ele/ela poderá te orientar caso você tenha problemas com depressão, ansiedade, stress ou quaisquer outros relacionados à saúde mental. Sem falar que é ótimo ter uma relação profissional estável te dando cobertura enquanto procura pelo psicólogo ideal, caso você precise de um.

Publicidade

9. Tente monitorar seu humor e seus hábitos para descobrir quais coisas fazem com que você se sinta melhor ou pior.

Taylor Miller / BuzzFeed

"Quando sua vida e seus sentimentos parecem fora de controle ou caóticos, há algo de imensamente terapêutico em organizá-los numa estrutura sistemática, como um diário em tópicos", explicou Andrea Bonior ao BuzzFeed Saúde. "Só de fazer uma lista bonita já traz a sensação de o problema ser mais fácil de lidar. Dá uma sensação de glamour, também. É como dizer: 'Valho a pena. Valho este caderno e o tempo que leva para transformá-lo em algo belo".

Para mais informações sobre como usar um diário em tópicos para a sua saúde mental, dê uma olhada aqui!

10. Comprometa-se a equilibrar sua vida pessoal e profissional.

@bff / Via instagram.com

Saia do trabalho no horário, não confira seus e-mails após certo horário da noite e, de maneira geral, não pense nas suas responsabilidades do trabalho em casa e vice-versa. Fazer o seu melhor em cada lugar — isto é, não se sentir culpado pelo que você não está fazendo — irá te manter são e satisfeito com o seu rendimento.

Publicidade

11. Deixe seu celular no modo "não perturbe" à noite.

Disney / Via reactiongifs.com

Nada irá acontecer entre a meia-noite e às sete da manhã que não possa esperar até que você acorde, prometo. Você irá dormir melhor e sua mente irá agradecer — porque a falta de sono pode piorar muito os sentimentos de insatisfação, depressão e ansiedade.

12. Use à vontade os botões de silenciar, bloquear e de desfazer amizade.

Shannon Rosenberg / BuzzFeed / Via buzzfeed.com

Porque já temos coisas demais para lidar sem os comentários irritantes e indesejados das pessoas nas redes sociais. TCHAU.

Publicidade

13. Monitore seu consumo de álcool e como ele tem feito você se sentir.

Gold/Miller Productions / Via reactiongifs.com

Todos somos diferentes, mas nunca faz mal se autoavaliar sobre o quanto você tem bebido — especialmente se tiver tendência à depressão. Como Jan Collins-Eaglin disse ao BuzzFeed Saúde, "quando você se sente deprimido e bebe, é aí que mora o perigo, porque suas defesas desmoronam". "Beber não vai melhorar a situação. Se fizer alguma diferença, vai ser para pior".

Se você se identifica com isso, talvez seja bom parar de beber por um tempo e ver se você detecta alguma melhora em como se sente. Ou, talvez, valha a pena se comprometer a beber apenas em determinadas circunstâncias, como um vinhozinho às quartas-feiras com sua melhor amiga.

14. Livre-se de coisas velhas que você não possa usar imediatamente.

Charlotte Gomez / Jon Premosch / BuzzFeed / Via buzzfeed.com

Se você tem coisas no seu armário ou na sua casa que fazem com que você se sinta pior ao vê-las — como roupas nas quais pretende caber "um dia" ou recordações de um relacionamento antigo — JOGUE FORA. Você não precisa dessa bosta te deixando triste em 2017.

Publicidade

15. Dê os passos necessários para sair de um emprego/escola/faculdade/situação de vida/relacionamento/qualquer coisa importante que esteja te deixando INFELIZ.

NBC / Via buzzfeed.com

Não vai acontecer da noite para o dia, mas se existe algo que é como uma NUVEM NEGRA ENORME arruinando qualquer outro aspecto da sua vida, vale a pena fazer da mudança a sua meta para 2017. Faça um balanço de coisas importantes na sua vida que estejam te deixando infeliz e comece a fazer um plano estruturado para mudá-las.

16. Escrevas cartas de agradecimento para quem você ama.

Expressar gratidão é uma das formas mais fáceis de melhorar sua saúde mental diariamente, então mãos à obra. Melhor ainda se escrever à mão.

Publicidade

17. Aliás, se esforce para ser um melhor amigo em geral.

Porque relacionamentos melhores = você mais feliz. Aqui tem uma lista bem grande de jeitos simples de ser um melhor amigo.

@comics / Via instagram.com

18. Invista em uma massagem de vez em quando.

Illumination Entertainment / Via giphy.com

Se mimar = ótima forma de se cuidar. Além disso, aposto R$10 que você tem um monte de tensão acumulada em algum lugar agora e que você merece se livrar dela.

Publicidade

19. NÃO REPRIMA SEUS SENTIMENTOS.

Não se force a só pensar positivo. Reconheça suas emoções negativas como válidas. Não só você deve isso a si mesmo, mas se distrair sempre das suas emoções impede que você aprenda a lidar com elas e deixa você mais vulnerável a se desestabilizar futuramente por causa delas.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também