19 vezes em que personagens gordos foram retratados de maneira muito, muito ofensiva

Esses exemplos são... Simplesmente péssimos.

Recentemente, perguntamos à Comunidade BuzzFeed quais personagens de filmes e séries foram representados de maneira gordofóbica. Essas foram algumas das respostas:

Warner


Alerta de gatilho: essas respostas falam sobre transtornos alimentares, mentais e body-shaming.

Publicidade

1. Annie, de "Shrill":

Hulu / Via youtube.com

"Eu odiei demais 'Shrill'. A série bate no mesmo clichê de que mulheres gordas têm baixa autoestima, não transam e aceitam ficar com pessoas que as tratam mal. Queria muito ver uma série com uma protagonista gorda que temática não fosse sobre o fato dela ser gorda. Eu sou gorda, tenho orgulho disso, amo meu corpo e nunca me acomodei. Me relacionei com pessoas maravilhosas que me respeitaram por quem eu sou e me acham linda por dentro e por fora". 

bettydevoe

2. Rhonda, do "That 70's Show":

Fox / Via youtube.com

"E a Big Rhonda, do 'That's 70's Show'? Toda vez que surgia a ideia de alguém convidá-la para sair, era uma piada. Ela era estranha, nojenta, grossa, masculina, comia muito e não era nada desejável, até rolar uma visão imaginária do futuro, em que ela fazia exercícios e perdia muito peso, o que, do nada, fez com que ela tivesse uma postura mais delicada e uma personalidade melhor".

colleend9

Publicidade

3. Hanna, de "Pretty Little Liars":

ABC Family / Via youtube.com

"Fiquei incomodada com a história dela ser a menina-gorda-que-vira-popular-quando-perde-peso. E ela nem era gorda. A real é que fizeram o Sean vê-la como amiga quando era gorda, mas namorá-la quando ficou magra? Sem contar toda gordofobia, menções a transtornos alimentares e o apelido de Hanna Baleia. Minha irmã tem um transtorno alimentar, e nunca se deve fazer piada com isso".

jaclyn3602

4. John Travolta interpretando Edna Turnblad em "Hairspray":

Ingenious Media / Via youtube.com

"John Travolta em 'Hairspray'. O jeito que ele interpretou aquela personagem foi ridículo".

sarad4850d5c99

Publicidade

5. Rasputia, de "Norbit":

Dreamworks

"A Rasputia, de 'Norbit'. Todos nós sabemos o que tinha de errado com essa personagem. Todo mundo diz: 'É só um filme de comédia'. Tudo certo, até você ser gorda e preta e todo mundo te chamar de Rasputia o tempo inteiro. O filme ainda promove o estereótipo de ser obcecada e desesperada para arranjar um homem, e só ficar sentada comendo, sem fazer mais nada. Essa época do fat suit (que é basicamente uma fantasia de pessoa gorda) foi simplesmente horrível".

arianaventi93

6. Barney, em "How I Met Your Mother":

CBS / Via youtube.com

"Em 'How I Met Your Mother', as pessoas gordas eram tratadas muito mal, e o peso foi um dos motivos pelos quais Barney e Robin terminaram quando namoraram pela primeira vez".

faithelisef

Publicidade

7. Pam Nunan, de "Bones":

20th Century Fox Television

"Anos atrás, a atriz Jennifer Hasty teve papéis em 'Bones' e em 'Criminal Minds' e, nos dois, ela era representada como uma pessoa muito doente devido a como ela via o seu próprio corpo. A mensagem nas duas séries era: gorda = insegura = doente mental = violenta. Isso era nojento e problemático".

eleanors4a34935da

8. Bridget Jones, no Diário de Bridget Jones:

Universal Pictures / Via youtube.com

"Todo livro/filme da Bridget Jones era super focado no fato dela ter sobrepeso/ser gorda. Se eu me lembro bem, todo capítulo começava com ela se pesando. As revistas de fofoca não paravam de falar sobre como a pequena Renee, que mede 1,54m (e corre muito), estava ganhando MUITO PESO para interpretar o papel, e publicavam as piores fotos que tiravam dela".

olesiar

Publicidade

9. Schmidt e Nick, em New Girl:

CityTV / Via youtube.com

"O "Gordo Schmidt" e o seu auto-ódio em New Girl. Além disso, a forma como os personagens tratavam o Nick ao longo da série, especialmente como o Schmidt e o treinador ficavam comentando sobre o corpo dele e diziam que ele precisava perder peso".

katiemromero

10. Tyra, em The Tyra Show:

Warner Bros. Television Distribution / Via youtube.com

"Lembram quando a Tyra Banks se fantasiou de gorda para um quadro no The Tyra Show? E, daí, a narcisista caiu em prantos chorando sobre as batalhas de ser gorda, tudo isso, sentada no meio de duas mulheres gordas DE VERDADE, que tiveram que confortá-la?". 

christycreams

Publicidade

11. Lucy/Quinn, de Glee:

Fox / Via youtube.com

"Toda a história de Lucy em Glee. Quinn era gorda e se chamava "Lucy", fez cirurgia, trocou de nome e de escola".

sarahkn

12. Jill, de Mom:

Fox / NBC / Via youtube.com

"Simples assim: Jill, da série Mom. A verdade é que a atriz estava grávida de gêmeos (um rumo muito melhor pra história, na minha humilde opinião), mas em vez disso, eles fizeram a personagem engordar para esconder esse fato. Tudo era sobre comer demais. Cadê a representação adequada da SOP (Síndrome do Ovário Policístico)?".

jc2019

Publicidade

13. Martha Johnstone, em Com a Bola Toda:

"A prova para líder de torcida, com o ator Justin Long em Com a Bola Toda (Dodgeball). Eles fizeram piada com o fato de que uma mulher plus-size estava tentando entrar no time e mandaram ele levantá-la. Ele não consegue, ela cai em cima dele e o "esmaga". Eu odeio demais essa cena."

madisona445700694

14. Alyson, em Ser Gordinho Como Eu:

Lifetime

"Kaley Cuoco em Ser Gordinho Como Eu (To Be Fat Like Me). Ela é uma atleta gostosona que vai para a universidade e, por algum motivo, não acredita que a sua magreza vai torná-la mais popular/atraente ou ser vantajosa a ela, então, ela se fantasia de gorda e, sinceramente, gente... apenas não". 

kiraleerice

Publicidade

15. Chris, em Apenas Amigos:

New Line Cinema

"Ryan Reynolds interpretando Chris Brander em Apenas Amigos (Just Friends), que consegue ficar com a garota após perder peso".

mello3

16. Regina George, em Meninas Malvadas:

Paramount Pictures

"Eu odeio todo aquela trama de Meninas Malvadas (Mean Girls) em que dizem "DEIXEM A REGINA GORDA PARA QUE ELA FIQUE FEIA E NINGUÉM GOSTE DELA, PORQUE SE VOCÊ FOR GORDA, AUTOMATICAMENTE VOCÊ FICA MAIS FEIA DO QUE O INFERNO". 

blurryniner

Publicidade

17. Sylvia, em The Nanny:

CBS

"The Nanny é horrível - tantas piadas de gordo sobre Sylvia, a mãe da Fran".

louisem4cd6fe38c

18. Sherman Klump, em O Professor Aloprado:

Paramount Pictures / Universal Studios via Online USA / Getty Images

"No filme O Professor Aloprado (The Nutty Professor), Eddie Murphy é, por motivos óbvios, uma representação gordofóbica de um personagem. Esse cara fez minha época de ensino médio ser um inferno".

jesusfriendedme

Publicidade

19. E, finalmente, todo o filme D.U.F.F:

Lionsgate

"O filme D.U.F.F inteiro é problemático demais. A sigla significa "Designated Ugly Fat Friend" (traduzindo, "uma amiga gorda e feia"). Eu era adolescente quando esse filme saiu e ele me deixou insegura demais. Eu desenvolvi um transtorno alimentar. A insinuação de que alguém é o D.U.F.F de alguém não é nada bom".

amandapolatis

Ok, agora que nós apresentamos as representações problemáticas e ofensivas, vamos falar de filmes/séries/programas de entrevistas que retratam essas pessoas de maneira positiva, cuidadosa e empoderadora. Conta pra mim nos comentários abaixo!

Nota: alguns comentários foram editados por motivos de tamanho e/ou clareza do texto.

Se você sofre com um transtorno alimentar, procure ajuda.


Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também