17 truques para fazer uma mudança sem perrengue

Pra chegar na casa nova com tudo pronto.

jorge-imstock/jorge-imstock

1. Primeiro passo: jogue o lixo fora, sério!

Antes de mais nada, você precisa eliminar TUDO que não vai para a casa nova. O ideal é você dividir entre o que é lixo e doação com pelo menos uma semana de antecedência. O que for doação deve ser despachado antes da mudança.

Publicidade

2. Organização é chato, mas salva sua vida.

É um clichê, mas quanto mais organizada estiver a mudança, mais rápida e fácil ela vai ser. Por isso é importante fazer as coisas por partes e embalar os itens da forma correta.

3. Já leve os itens da nova casa organizados em compartimentos.

Caixas plásticas organizadores são perfeitas para isso. Compre com antecedência dependendo das suas necessidades. Por exemplo: uma caixa para remédios, outra para documentos, outra para equipamentos tecnológicos (fios, cabos, adaptadores). Dessa forma chegando no novo lar basta colocar as caixas nos armários.

Publicidade

4. Aproveite os organizadores que você já tem para transportar tudo de uma vez.

Além das caixas, você pode aproveitar alguns outros acessórios de organização, como por exemplo os porta-meias e porta-cuecas. Dessa forma as peças não se perdem e chegando na casa nova basta colocar direto nas gavetas.

5. Separe a mudança por cômodos.

Nada de ficar colocando as coisas por tamanho ou por fragilidade. Separando por cômodos da casa você facilita o desempacotamento e não vai ficar anos com caixas por abrir no novo lar.

Publicidade

6. Faça o transporte também por cômodos.

Caso você vá transportar as coisas de carro, leve uma coisa por vez. Primeiro itens de banheiro, cozinha e quarto, depois objetos de lazer, sala e decoração no geral.

7. Use o que tem em casa para empacotar.

Tudo pode ajudar na mudança: ecobags, malas e sacolas grandes. Essa história de caixas padrão é coisa pra quem tem dinheiro para contratar uma empresa ou filme americano.

Publicidade

8. Ecobags e sacolas térmicas são ideais para coisas pequenas e de muito uso.

Elas devem ser usadas para carregar itens de cozinha ou de banheiro que você mais usa. Como é fácil pegar o que tem dentro, já facilita a vida na casa nova.

9. Caixas são para coisas leves.

Como provavelmente você não vai ter um carrinho para carregar a caixa e nem quer acabar com a sua coluna, tenha em mente que apesar de grandes, as caixas devem contem coisas mais leves.

Publicidade

10. Malas de viagem podem ajudar com o que é muito pesado.

Se tiver rodinhas, melhor ainda: é ideal para livros e objetos pesados.

11. Sacolas grandes salvam a vida na hora de levar coisas volumosas e leves.

Sabe aquela sacolona da loja de material de construção? Então, ela são perfeitas para transportar travesseiros, cobertas e lençóis.

Publicidade

12. Peça caixas no mercado para economizar.

Muitas lojas vendem caixas, porém a um preço não muito amigo. Uma boa opção é pedir caixas do supermercado, de preferência as que transportam bebidas e alimentos secos. De qualquer forma é sempre bom passar um pano meio seco com um pouco de álcool antes de colocar os objetos.

13. Use roupas de cama e banho para proteger objetos frágeis.

Ao invés de gastar uma fortuna em plástico bolha ou ficar juntando aquele monte de jornal embale o que for possível em toalhas e lençóis e coloque em uma caixa.

Publicidade

14. Nomeie as embalagens.

Parece uma dica boba mas vai fazer TODA a diferença na hora de organizar o novo lar.

15. Deixe sacolas plásticas e fita adesiva à mão.

Quando for desinstalar objetos elétricos, de marcenaria ou quadros coloque os pequenos acessórios como parafusos, porcas e fios no saquinho e prenda na peça com a fita adesiva.

Publicidade

16. Só mude depois que os armários e prateleiras estiverem instaladas.

Se puder escolher, o melhor que você pode fazer é ter onde guardar tudo assim que chegar, dessa forma você não corre o risco de ficar em meio a malas e caixas jogadas pela casa.

17. Divirta-se.

Parece besteira mas se você aceitar o processo tudo se torna mais legal. Ligar uma música, pegar uma cerveja e jogar fora tudo que não precisa é uma delicia e o mesmo serve para desempacotar tudo, afinal você está começando uma nova fase, tem que aproveitar o momento!

Publicidade

Veja também:

18 truques absurdamente simples que vão salvar sua casa da eterna bagunça

21 coisas sobre a sua casa que você só descobre quando vai morar sozinho

Veja também