16 coisas que você precisa saber sobre o casamento igualitário nos EUA

Este post te explica o porquê de hoje ser um dia histórico.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo agora é reconhecido em todo país segundo decisão tomada na sexta-feira 26 de junho pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Mladen Antonov / Getty Images

A Suprema Corte determina que todos os cidadãos podem se casar, independente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.

Timothy A. Clary / Getty Images

Publicidade

Você sabia que...

1. Barack Obama foi o primeiro presidente dos estados Unidos a dizer as palavras gay, bissexual e transsexual em rede nacional?

Mark Wilson / Getty Images

A primeira vez que ele as disse foi em janeiro de 2015 durante seu discurso do State of the Union.

Publicidade

2. Os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos começaram em 2004.

Justin Sullivan / Getty Images

Publicidade

4. No entanto, os primeiros casais LGBT que se casaram nos Estados Unidos puderam obter uma licença em 1971, muitos anos antes de se começar a luta pela igualdade.

Robyn Beck / Getty Images

Publicidade

5. Até pouco tempo, apenas os casais LGBT de 35 estados podiam se casar.

6. E haviam 15 estados que não reconheciam esse direito para pessoas do mesmo sexo.

Alex Wong / Getty Images

Os 15 estados eram: Ohio, Michigan, Kentucky, Tennessee, Alabama, Kansas, Missouri, Arkansas, Georgia, Louisiana, Nebraska, Dakota do Norte, Mississippi, Dakota do Sul e Texas.

Publicidade

7. A implementação desta nova lei não foi fácil, teve suas demoras e complicações.

Jim Watson / Getty Images

8. Em 2013, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou inconstitucional uma lei chamada de "Defesa do matrimônio", promulgada por Bill Clinton em 1996, que definia o casamento exclusivamente como uma união entre um homem e uma mulher.

Alex Wong / Getty Images

Publicidade

9. Isso significou que a comunidade LGBT desfrutaria dos mesmos direitos e benefícios fiscais que outros casais nos estados onde o casamento igualitário era legalizado.

Mladen Antonov / Getty Images

10. No entanto, nestes últimos anos houve muita resistência, sobretudo em lugares como Alabama, Kansas e Missouri, onde o casamento entre pessoas LGBT era diretamente proibido.

Karen Bleier / Getty Images

Mais detalhes sobre as políticas estado por estado aqui.

Publicidade

12. Muitos jovens nos Estados Unidos ainda acham que o casamento só pode ocorrer entre um homem e uma mulher, como descobriu Matt Stopera do BuzzFeed alguns meses atrás.

Publicidade

14. Apesar das dificuldades, essa sexta-feira 25 de junho é um dia de grande festa para o país e para o mundo, devido esta grande vitória para a comunidade LGBT.

Mladen Antonov / Getty Images

Publicidade

16. O juiz da Suprema Corte Anthony Kennedy não fala de "casamento igualitário" ou "casamento entre pessoas do mesmo sexo", ele simplesmente diz "casamento".

Publicidade