11 motivos para experimentar World of Warcraft

Você vai querer jogar.

1. Você pode ser quem quiser!

Blizzard

O WoW (World of Warcraft) é um RPG massivo, um jogo onde você cria e vive com seus personagens em um mundo virtual junto com literalmente milhões de outras pessoas. Logo na entrada vem a parte preferida de muita gente: escolher quem você vai ser. Há 13 raças, que podem ser de 12 classes. Você pode escolher ser tão humano quanto é aqui no mundo real, mas também pode ser um elfo, goblin ou até um panda. Sim, isso mesmo, dá para viver como um panda.

É possível criar vários personagens (até 50!) para ir experimentando o estilo ou até mesmo ficar trocando de um para o outro quando quiser. E como RPG vem de “interpretar papéis” o jogo te transporta para esse mundo, onde além de viver aventuras contra inimigos poderosos você ainda pode fazer coisas como cozinhar, forjar suas próprias armas, ter animais de estimação, pescar…

2. Você pode jogar como quiser.

Blizzard

Tem gente que joga sozinho, viajando pelo mapa vendo a flora, a fauna e os povos que habitam o mundo. Mas também tem gente que forma grupos enormes de jogadores, que se organizam para trocar materiais e fazer as raids, as aventuras mais desafiantes do jogo, formando fora da tela amizades (ou relacionamentos mais sérios 👀) que podem atravessar o tempo.

Dá para jogar como especialista em magia, jogando bolas de fogo que causam muito dano, ou como um sorrateiro ladino que prefere usar armas envenenadas para derrubar os adversários. Você pode jogar todo dia, ganhando recompensas diárias, mas se não tiver tempo ou vontade pode aproveitar um bônus de experiência para quando seu personagem “descansou” nas horas desconectadas. E no fim das contas dá para jogar de todos esses jeitos, dependendo do que você estiver a fim de fazer no momento.

3. Você gosta de “viver no mundinho”? Então toma esse mundinho!

Blizzard

World of Warcraft se passa no mundo de Azeroth e seus planos de existência como as novas Terras Sombrias. O mapa é tão grande, mas tão grande, que em um dia não daria para caminhar por todos os principais pontos de interesse. Não que alguém precise fazer isso, porque o mundo tem toda uma rede de transportes que vai de linhas de metrô dos gnomos até morcegos gigantes para montar e ir rapidamente até sua próxima aventura. Além disso você logo desbloqueia montarias aladas e terrestres para chegar logo ao seu destino.

E o mundo é lindo. De desertos cheios de escorpiões até dimensões paralelas marcadas pela guerra, passando por continentes gelados e Pandaria, o lar dos pandas (eu falei que você pode jogar como um panda? Você pode jogar como um panda!) há muito para ver, viver histórias que vão deixar lembranças… e tempos depois voltar lá para aquele sentimento de nostalgia.

4. O lore

Blizzard

O “folclore” de WoW é de um nível de detalhe e profundidade que existem literalmente dezenas de livros sobre a história do mundo e seus povos, seja na forma de romances literários ou até livros de… não-ficção? que tratam dos mitos. Como é que a gente chama um livro que analisa a história de um universo que não existe no mundo físico, mas que também não é uma história com início, meio, fim, personagem principal, antagonista?

Azeroth não é um mundo cliché como você encontra por todo canto. Olhando de longe pode parecer que os dois lados, a Aliança e a Horda são os “bons” e os “maus”, mas entendendo a história de todos os povos a gente descobre, por exemplo, que os Tauren são da Horda mas lutam proteger a natureza e seus espíritos ancestrais do impacto que a civilização da Aliança trouxe.

5. O jogo é todo, 100%, em português

No que você deve estar pensando “ah, mas é o mínimo hoje em dia, pelamor”. É que WoW vai além da tradução e dublagem das cenas cinemáticas. Sim, todos os textos são em português do Brasil e a dublagem é de primeira linha, feita com cuidado e qualidade, mas o jogo está cheio de “surpresinhas” para a gente aqui do Braza que podem até passar batido se não prestarmos atenção. Por exemplo, sabe quando você vai pegar uma quest, uma missão, e tem aquele texto explicando o que você deve fazer? Olha o dessa aqui, a missão Ouro de Tolo, que você pode fazer no Contraforte de Eira dos Montes, território sob domínio dos Mortos-vivos:

Eu devia estar contente porque tenho um emprego, sou a dita morta-viva respeitável e ganho quatro mil ouros semana não, semana sim. Eu devia agradecer à Dama Sylvana por ter este cargo elevado, deveria estar feliz por ter comprado um corcel tão morto assim. Mas confesso, estupefata, que estou decepcionada com esses malucos que aparecem para me pedir missões. Agora eu me pergunto, e daí? E portanto você vai entregar estas ordens aos integrantes da hora, grandessíssimos idiotas, ridículos, limitados, que só usam dez por cento das cabeças animais. Eu é que não me sento no alto do corcel descarnado - vai ser você, quando estiver pronto, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte passar. E olha, você vai esperar um tempão…

Esse é o nível de atenção ao detalhe de WoW: até naquele texto que todo mundo passa rápido falando “ok, aceito, aceito, me dá a missão” tem uma piscadinha dos desenvolvedores.

6. Não é “pay to win”

Blizzard

Essa parece ser a mania nos jogos agora, a gente está lá se divertindo e de repente “ora ora, você sabia que se gastar um pouco mais de dinheiro você vai ter um monte de vantagens que os outros jogadores não tem?” Se você acha esse tipo de prática injusta, deixa WoW cuidar de você. Todo o seu progresso só tem a ver com a sua habilidade em jogar e sua dedicação ao jogo e não porque tem um saldo bancário maior. Há itens cosméticos à venda com dinheiro real, mas o jogo é o jogo que você compra, não tem pegadinha, não tem roletinha, não tem pedágio, é foco na aventura.

7. A trilha sonora

Blizzard

Se a gente está falando de imersão, de viver no mundinho, a trilha sonora de WoW — composta por nomes consagrados como David Arkenstone, Jason Hayes e Jeremy Soule — merece muito ser exaltada. Digamos que tem muita gente por aí que ouve a trilha sonora de WoW enquanto faz tarefas que precisam de foco, como escrever textos no BuzzFeed. Ouvi dizer, não quero apontar nomes. As músicas passam por temas épicos e também sons mais relax da natureza, mas um tipo de música muito querido pelo público é a coleção de músicas que tocam nas diversas tavernas espalhadas pelo mapa. Afinal todo aventureiro que se preze sabe que as melhores aventuras começam com "vocês chegam a uma taverna e…".

8. Uma comunidade gigante e ativa

Blizzard

Já deu para notar que, para quem quiser, o WoW é mais do que o tempo que se passa na frente do jogo propriamente dito. Muitos dos maiores youtubers e streamers do momento falam de WoW e isso só é possível porque o jogo tem uma das comunidades mais apaixonadas do mundo. De tutoriais sobre como vencer aquele chefão mais cabuloso a histórias por trás da mitologia, cosplay e incontáveis amizades feitas por causa do WoW comunidade é uma palavra bem importante quando estamos falando de World of Warcraft.

9. Mods!

Blizzard

Se a gente já falou que no WoW você pode ser quem você quiser e jogar como você quiser isso também vale para a interface do jogo em si. Talvez você queria dar uma rearrumada em onde as coisas ficam na tela, organizar melhor seus itens, coordenar sua equipe ou simplesmente saber quando é a hora de desistir. Tudo bem, provavelmente há um mod para você. A instalação e atualização é feita por fora do sistema principal do jogo, sem suporte oficial da Blizzard, usando ferramentas feitas por fãs, mas ainda assim é um processo bem simples de encontrar o addon, apertar um botão e instalar. É importante dizer que alguns mods podem não funcionar bem junto com outros mods e que o lançamento de novas edições do jogo principal podem fazer alguns mods pararem de funcionar até que os desenvolvedores implementem as mudanças necessárias, mas ainda assim a experiência de usar mods em WoW é bem gratificante, aumentando ainda mais a sensação de que se tem controle sobre o jogo.

10. Você vai ficar bem na foto

Blizzard

Encontrar a vestimenta "perfeita" para seus personagens em WoW é uma diversão à parte. Há o lado funcional: qual item vai melhorar os atributos necessários para aquela próxima missão. Mas também é possível encarar as coisas pelo lado simplesmente estético, aquele conjunto de roupas e armaduras que vai fazer todos os olhares te seguirem onde quer que você vá. A quantidade de itens disponíveis no jogo é absurda e o melhor é que você não precisa sacrificar o visual em troca da performance: usando os poderes da transmogrificação você pode fazer com que um item passe a ter o visual de qualquer outro item que você já possua. O mesmo vale para suas montarias, terrestres ou aladas. Inclusive há várias contas de Instagram dedicadas só a retratar a moda no mundo de World of Warcraft.

11. Uma nova era está começando

“Ah, OK, me parece um jogo bem interessante, mas não deve ser legal começar agora com esse pessoal aí todo já jogando, eu vou ficar para trás.” é o que deve estar passando pela sua cabeça neste momento. Então eu trago ótimas notícias.

Agora em novembro de 2020 o jogo sofreu uma atualização gigante, mudando algumas mecânicas básicas do jogo para receber de braços abertos quem está desembarcando pela primeira vez em Azeroth. Para começar, a nova área inicial Rincão do Exílio vai rapidamente ensinar tudo o que novatos e novatas precisam saber para já sair por aí chutando traseiros. Além disso o nível máximo de personagens no jogo foi reajustado de 120 para 60 e um sistema inteligente faz com que os inimigos sempre sejam de um nível desafiante para o seu personagem, não importa onde você esteja e o nível de quem está formando um grupo na hora.

E com a nova expansão Shadowlands uma história completamente nova se apresenta, com os jogadores levados para as Terras Sombrias, um lugar onde só se deveria ir após a morte, mas que a sinistra Sylvana Correventos tornou aberta, misturando mundos e trazendo novas perguntas e desafios.

Uma das novidades mais inovadoras de Shadowlands é Thanator, a Torre dos Malditos, uma masmorra que muda toda vez que você entrar nela, com um nível de dificuldade mais desafiante a cada andar que se sobe.

Para saber mais sobre World of Warcraft e Shadowlands visite o site oficial do jogo.

Nos vemos em Azeroth!

Veja também