11 coisas incríveis que já aconteceram no programa "Amor e Sexo" da Globo

Teve debate sobre beleza, autoestima, igualdade racial, casamentos e a primeira vez que a Pabllo Vittar se apresentou montada na frente da mãe.

1. As temporadas de 2013 e de 2016 do programa estrearam com nu frontal. Sim, em um programa transmitido em rede nacional na Globo. O tema dos episódios foi nudez e como devemos aceitar nossos corpos de forma natural.

Reprodução Rede Globo

Nas duas ocasiões o tema dos episódios foi nudez.

2. Quando a Fernanda Lima mandou um textão muito importante sobre violência e intolerância que poderia ter milhares de compartilhamentos no Facebook, mas estava na TV aberta mais vista do Brasil.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Reprodução/ Rede Globo / Via globoplay.globo.com

"Só quando lidamos com dados e falamos abertamente sobre os horrores é que avançamos como sociedade. Quando você põe a boca no mundo e denúncia uma violência, ela deixa de ser invisível e vira estatística. E isso cria empatia, ajuda outras pessoas, gera leis. É hora de se colocar, de reagir e assim transformar. Pelo respeito ao desejo e a liberdade individuais. Pelo fim da intolerância, da censura, da desigualdade. Pelo sexo saudável e consensual. Pelo fim da impunidade. Pelo amor. Pela mudança que você quer ver no mundo. Vamos tirar a roupa velha, abrir nossas mentes e ir à luta. Amor e Sexo acredita num futuro melhor", disse Fernanda em pé e quem estava em casa também deveria ter levantado para bater palmas de pé.

Publicidade

3. Quando eles promoveram um debate sobre a necessidade de igualdade racial com diversos temas super importantes.

Reprodução Rede Globo

Eles falaram sobre a autoestima das mulheres negras com a beleza, a representação feminina nas bonecas negras, a presença das mulheres negras no mercado de trabalho, na venda de cosméticos, nas agências de publicidade, nos desfiles de moda, entre os atores de novelas e influenciadores digitais. E também entrevistaram Raissa Santana, uma das únicas mulheres negras vencedoras do concurso Miss Brasil. Veja tudo isso aqui.

4. A vez em que o programa mostrou que mulheres estão usando silicones e fazendo tatuagens nos seios após perderem uma das mamas em decorrência de um câncer de mama.

Reprodução Rede Globo / Via globoplay.globo.com

A ideia era mostrar que é possível reconstruir a autoestima mesmo depois de passar por um momento difícil. Os depoimentos das mulheres e dos tatuadores responsáveis reforçou a importância dessas propostas.

Publicidade

5. Quando o programa abordou o machismo e a masculinidade tóxica e convidou a melhor pessoa para falar sobre o assunto: o Ney Matogrosso.

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Reprodução/ Rede Globo / Via globoplay.globo.com

"Tem que respeitar a pessoa. O ser tem que ser mais importante que do que o sexo delas. Porque isso só gera violência, só gera estupidez, só gera ignorância. Os homens tem que entender que eles podem ser sensíveis e não perdem a masculinidade", disse o Ney quando a Fernanda Lima perguntou para ele como os homens que rejeitam tudo que é feminino podem tratar as mulheres.

6. No dia que o tema foi pelos e algumas mulheres mostraram que podem fazer o que quiserem, inclusive ter pelos nas axilas, sim.

Reprodução Rede Globo / Via globoplay.globo.com

Uma das convidadas, a Mellina, até contou uma história: "Um ônibus inteiro já riu da minha cara. Mas eu acho que quanto mais, tipo, eu estou lá é porque 'eu estou aqui e vai ter que aguentar a viagem inteira olhando meu sovaco, querendo ou não'. É isso aí".

Publicidade

7. Toda vez que a psicóloga Regina Navarro deu conselhos em rede nacional, sempre desconstruindo paradigmas e fazendo o público refletir sobre as suas atitudes nos relacionamentos.

Reprodução Rede Globo / Via globoplay.globo.com

8. Quando o programa promoveu três casamentos no palco, de um casal de héteros, um casal de gays e um casal de lésbicas.

Reprodução Rede Globo

A família dos noivos estava na plateia, uma advogada e um tabelião garantiram a união estável e todo mundo chorou no final.

Publicidade

A cerimônia teve direito a beijo, bolo e buquê pra galera.

Reprodução Rede Globo

Veja este programa na íntegra aqui e veja os trechos do casamento aqui, aqui e aqui.

9. No dia que o programa foi especial sobre mães e a Fernanda começou com um discurso a favor da amamentação: "Amor e Sexo é a favor da amamentação sem restrições, porque quando se vê uma criança mamando é apenas uma criança mamando".

Reprodução Rede Globo / Via globoplay.globo.com

E ainda entrevistou as mulheres que organizaram mamaços no Brasil para mostrar o quanto este é um ato normal e natural das mães com os filhos.

Publicidade

10. No mesmo dia a Pabblo Vittar, que foi vocalista da banda do programa, se apresentou montada pela primeira na frente da mãe dela. Ela começou a cantar muito emocionada, mas depois conseguiu cantar "Força Estranha", do Caetano Veloso.

Reprodução Rede Globo / Via globoplay.globo.com

Depois Pabblo contou em uma entrevista que quando era jovem se montava escondida da mãe, mas hoje não precisa mais fazer isso pois tem todo o apoio dela.

11. E quando a Fernanda Lima terminou o programa com este texto importante sobre diversidade:

Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil/ Reprodução/ Rede Globo / Via globoplay.globo.com

"Somos todos diferentes. E que mal pode haver nesta diversidade? Respeitar para ser respeitado. Amar para ser amado. O amor é a ponte que une qualquer diferença. Para amar é preciso conhecer, pensar diferente", disse a Fernanda. Tá certíssima.

Publicidade

Veja também:

Ana Maria e Louro José abriram o “Mais Você” com System of a Down NO TALO

45 coisas que você talvez não saiba sobre o Faustão

Quantas destas novelas da Globo você já viu?

Veja também