Testei 6 truques de limpeza do Pinterest para descobrir o que realmente funciona

O que funcionou e o que *definitivamente* não funcionou.

Quiz

Jenny Chang / BuzzFeed

1. TRUQUE #1: Para limpar o micro-ondas sem precisar ficar esfregando nada, aqueça uma tigela com água + limão + vinagre.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

A IDEIA: Encha uma tigela com água (atenção: veja se a tigela que você está usando pode ir ao micro-ondas), adicione um grande copo de vinagre e fatie um limão. Aqueça no micro-ondas na potência alta por 5 minutos, depois deixe a porta do micro-ondas fechada por mais 5 minutos para que o vapor faça o serviço. Em seguida, limpe com um papel-toalha seco.

, ,

FUNCIONOU? Perfeitamente. Quem dera tudo na minha vida funcionasse bem como esse truque. Até ficou cheirando bem, apesar do vinagre.

COMO FOI: Comi muito chili e espaguete nas últimas duas semanas, então o interior do micro-ondas ficou cheio de respingos secos. Eu usei uma única toalha de papel nessa lambança — metade dela umedeci um pouco na mistura de limão e vinagre, e foi preciso apenas uma passada para limpar todo interior do micro-ondas. A outra metade usei para secar tudo. Prontinho.

2. TRUQUE #2: Limpe sua esponjinha de maquiagem estilo Beauty Blender com sabonete barato (em vez de limpadores chiques).

Natalie Brown / BuzzFeed,

A IDEIA: Tudo o que você precisa para limpar sua esponjinha de maquiagem é comprar um sabonete barato. O sabonete de limpeza da Beauty Blender custa expressivos US$ 16, mas um sabonete normal deve funcionar tão bem quanto.

FUNCIONOU? Sim. (Mas rasguei minha esponjinha. KKKKK)

Natalie Brown / BuzzFeed

COMO FOI: No início, muita maquiagem saiu da esponja, então me animei. Levaram vários minutos esfregando no sabonete + enxaguando um pouco para a espuma ficar branca — o sinal de que a maquiagem não estava mais saindo. Só que, no processo, a ponta da minha esponja rasgou. Por outro lado, vale lembrar que ela tem cerca de 6 meses de uso, o que é muito tempo para uma esponja Beauty Blender.

Pelo menos eu sei que ela ficou limpa. Da próxima vez, vou tentar limpar minha esponjinha a cada dois dias.

3. TRUQUE #3: Peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio eliminam manchas das assadeiras.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

A IDEIA: Faça uma camada de bicarbonato de sódio, borrifadas de peróxido de hidrogênio e mais bicarbonato de sódio. Deixe por um tempo, depois esfregue com força. A promessa é que a assadeira ficará como nova.

FUNCIONOU? Não bem o suficiente para valer o esforço — ainda ficaram muitas manchas.

COMO FOI: Claro, o truque fez uma grande diferença, mas não deixou minha assadeira como nova. Acho que o trabalho não valeu a pena. Eu não me importo de esfregar um pouco, especialmente se for em nome da ~limpeza profunda~, mas os 45 minutos que passei esfregando não valeram a pena. Deve existir um truque melhor por aí.

Natalie Brown / BuzzFeed

4. TRUQUE #4: Álcool + vinagre + água pode funcionar como um limpador de vidros ~caseiro~ — e pode deixar janelas, espelhos e vidros brilhando.

Natalie Brown / BuzzFeed

A IDEIA: Misture partes iguais de álcool, água e vinagre em um borrifador. Use-o como um limpador de vidros que não deixa manchas nem riscos.

FUNCIONOU? Exatamente como um limpador de vidros comercial — muito bem em quase todas as situações, exceto nas sujeiras mais encardidas.

COMO FOI: Virou a minha nova receita de limpeza de vidros. Nas superfícies que estavam sujas, mas que não tinham muito resíduo acumulado (por exemplo, meu espelho e a torneira do banheiro), a fórmula funcionou muito bem. Até a porta de vidro próxima à pia, que estava cheia de respingos de pasta de dente, poeira e algumas impressões digitais, ficou brilhando depois que borrifei a mistura e limpei cada lado apenas uma vez.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

Essa fórmula é meio fedida por conta do vinagre, mas também combate os maus odores melhor do que qualquer limpador que já usei. Uma hora depois de usá-la, eu entrei no banheiro e fiquei impressionada com o quanto estava cheirando... nada. O cheiro persistente de mofo havia desaparecido, mas também não cheirava a produtos de limpeza.

Poucas horas depois, percebi manchas nas superfícies que tinham mais sujeira quando comecei a limpar: por exemplo, a segunda porta de vidro do box tinha muitos respingos de condicionador de cabelo do lado de dentro, então foram necessárias duas tentativas para ficar tudo perfeito.

5. TRUQUE #5: Faça um limpador de chão multiuso com apenas vinagre + bicarbonato de sódio + detergente líquido + água.

Natalie Brown / BuzzFeed

A IDEIA: Essa receita valeria para qualquer piso e eliminaria odores persistentes:

* 1/4 de xícara de vinagre branco

* 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio

* 1 colher de chá de detergente líquido

* 8 litros de água quente da torneira

FUNCIONOU? Surpreendentemente, sim.

COMO FOI: No começo eu estava desconfiando da fórmula, porque achava que o detergente poderia deixar tudo pegajoso Mas depois que usei a mistura no meu piso de madeira e no meu piso de azulejos e sequei, fiquei positivamente surpresa.

No futuro, provavelmente adicionarei algumas gotas de óleos essenciais de alecrim e lavanda na mistura, para deixar um cheirinho gostoso.

6. TRUQUE #6: Para limpar profundamente o chuveiro (atenção: NÃO VALE PARA CHUVEIROS ELÉTRICOS), prenda um saco plástico com vinagre + um pouco de bicarbonato de sódio.

Natalie Brown / BuzzFeed

A IDEIA: Encha um saco plástico com vinagre, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio e, em seguida, prenda-o no chuveiro ou na torneira da cozinha com um elástico. Espere de 1 a 2 horas e retire-o para um chuveiro limpo e desentupido.

ISSO FUNCIONOU? SIM. Muito bem.

Natalie Brown / BuzzFeed

COMO FOI: O meu banheiro é basicamente uma sala de azulejos sem janelas, então meu chuveiro mofa super rápido. Eu poderia apenas limpar o mofo, mas suspeito que o vinagre encontrou um jeito de entrar alguns centímetros nos furinhos do chuveiro, ajudando a combatê-lo.

Qual é o melhor (e/ou pior) truque de limpeza do Pinterest que você já experimentou? Você já experimentou algum dos truques acima? Conte para nós nos comentários.

Veja também:

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também