Rose pode não ter morrido no final de "Titanic", e agora eu estou questionando tudo

Será que o coração dela... não seguiu em frente?

Quiz

Não faz muito tempo, eu fiz um post sobre um detalhe histórico que aparece no final de "Titanic".

Paramount Pictures / 20th Century Fox

No final do filme, o “fantasma” da Rose volta a encontrar Jack em frente ao relógio. E a hora marcada nele, 2h20, é o mesmo horário em que o Titanic naufragou em 15 de abril de 1912 – ou seja, uma referência história.

Na publicação, eu disse casualmente que Rose morre dormindo no final do filme, com um breve aviso dizendo que isso está aberto a interpretação — embora, devo admitir, estivesse com uma opinião bem formada.

Paramount Pictures / 20th Century Fox

"Lembram no final do filme quando – ALERTA DE SPOILER – Rose morre enquanto está dormindo?"

Publicidade

Por que eu tinha tanta certeza? Bem, depois que Rose vai para a cama e fecha os olhos, ela está a bordo do Titanic novamente. E daí, certo?

Paramount Pictures / 20th Century Fox, Paramount Pictures / 20th Century Fox

Bem, estando a bordo, ela entra em uma sala cheia de pessoas que morreram quando o navio afundou. Na imagem vemos William Murdoch e Thomas Andrews — e, claro, Jack Dawson ao fundo.

Paramount Pictures / 20th Century Fox

Publicidade

A questão é, se fosse um sonho, por que ela veria esses dois personagens aleatórios (William Murdoch e Thomas Andrews) em vez de pessoas com quem passava muito mais tempo no navio, como sua mãe ou Cal Hockley?

Rose chegou a se encontrar com William Murdoch? Se eles se encontraram, deve ter sido por um breve momento. Será que ela realmente sonharia com ele quase um século depois?

Paramount Pictures / 20th Century Fox

Publicidade

E, claro, existe aquela famosa conversa em que o moribundo Jack afirma que Rose "morrerá bem velhinha, aquecida na cama".

Paramount Pictures / 20th Century Fox

“– Eu te amo, Jack.
– Não faça isso. Não diga adeus. Ainda não. Está entendendo?
– Estou com tanto frio.
– Escuta, Rose. Você vai sair daqui. Você vai seguir em frente. Você vai ter muitos bebês e vai vê-los crescer. Você vai morrer bem velhinha em uma cama quentinha. Não aqui. Não nesta noite. Não assim. Entendeu?”

Bem, ela está velhinha. E está na cama. E parece bem aquecida.

Paramount Pictures / 20th Century Fox

Publicidade

Mas foi então, passando pelos comentários, que me deparei com a seguinte observação do perspicaz Jaime Mouritsen:

"Eu nunca pensei que ela tinha morrido. Ela estava sonhando. Como em 'Every night in my dreams, I see you, I feel you. That is how I know you go on. [Todas as noites nos meus sonhos, eu vejo você, eu sinto você. É assim que eu sei que você segue em frente]. Faz mais sentido."

Para aqueles que não estão ~ligados~, "Todas as noites nos meus sonhos eu vejo você, eu sinto você, é assim que eu sei que você segue em frente" são as palavras de abertura da música "My Heart Will Go On", de Celine Dion, que foi escrita exclusivamente para a trilha sonora de "Titanic".

Columbia / Epic

Publicidade

Se pudermos usar a trilha sonora para tirar conclusões sobre o filme, então no final pode sim ser um sonho, um sonho recorrente que Rose teve todas as noites durante... 84 anos.

Paramount Pictures / 20th Century Fox

Quando perguntado sobre isso, o diretor James Cameron disse: "Você não precisa saber!"

Gustavo Caballero / Getty Images

Publicidade

Nesse caso, cabe a nós decidir...

O que você acha? Rose morre no final de "Titanic"?

Sim!

Não. Ela está sonhando

Publicidade

Leia também:

Publicidade

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade