Você conhece "Xanadu", o musical trash que virou cult, estrelado por Olivia Newton-John?

Eram os anos 80, minha gente!

"Xanadu" estreou nos cinemas em 1980, dois anos após o sucesso de "Grease: Nos Tempos da Brilhantina", e prometia transformar Olivia Newton-John em uma estrela de musicais.

reprodução

Na história, Olivia é Kira, uma deusa grega que desce do Olimpo para inspirar um jovem pintor, Sonny, a abrir uma boate roller disco. Na época, pistas de patinação estavam super em alta. 

Publicidade

reprodução


O filme teria baixo orçamento, mas ficou caríssimo por ter efeitos especiais e um cenário - a boate - que custou um milhão de dólares para ser construído. 

reprodução

Este foi o último filme em que Gene Kelly atuou. Ele ficou famoso por estrelar musicais no cinema como "Cantando na Chuva", de 1952. O ator faleceu em 1996.

Publicidade

reprodução

Michael Beck faz o personagem principal, Sonny. John Travolta foi cotado para o papel, mas recusou. Assim como Andy Gibb, dos Bee Gees, e Mel Gibson - que foi uma sugestão da própria Olivia. 

Getty Images

A atriz conheceu nas filmagens o ator Matt Lattanzi, com quem se casou quatro anos depois e teve uma filha, Chloe. Eles se separaram em 1995.

Publicidade

reprodução

Há uma cena em animação no meio do filme que foi dirigida por Don Bluth, cineasta que depois comandaria "Em Busca do Vale Encantado" (1988), "A Polegarzinha"(1994) e "Anastasia"(1997), entre outros.

reprodução

O filme fracassou nas bilheterias, faturando nos EUA "apenas" 22 milhões de dólares, e a crítica o considerou trash. No Framboesa de Ouro, o Oscar dos piores filmes, foi indicado como Pior Filme, Pior Roteiro, Pior Ator e Atriz e venceu por Pior Diretor. 

Publicidade

Mas a trilha sonora foi um sucesso e emplacou dois hits, "Magic" e o tema do filme, "Xanadu".

reprodução

Em 2007, "Xanadu" foi adaptado para a Broadway como uma comédia satírica. Chegou a ser indicado ao Tony Awards (o Oscar do teatro norte-americano) como Melhor Musical e Melhor Texto. 

Publicidade

reprodução

Em 2012, o musical chegou ao Brasil dirigido por Miguel Falabella e com Danielle Winnits no papel que foi de Olivia Newton-John, Sidney Magal no lugar de Gene Kelly e Thiago Fragoso como Sonny. Ao invés da Califórnia, a história foi ambientada no Rio de Janeiro. 

reprodução

Houve um acidente durante a temporada do espetáculo: Thiago e Danielle faziam um voo sobre a plateia quando um cabo de aço se rompeu e eles caíram de uma altura de cinco metros. O ator fraturou costelas e teve um trauma na região abdominal. Depois disso, Thiago deixou a produção.

Publicidade

Veja também