Um motorista de ônibus avisa os passageiros de seu horário em um grupo do WhatsApp

Mas ele faz questão de dizer que não mexe no celular ao volante em hipótese alguma.

Muita gente está compartilhando essa curiosa história contada por Gabriel Coutinho em seu Facebook. Ele participa de um grupo no WhatsApp em que o motorista de uma linha de ônibus manda mensagens avisando os horários em que está saindo para ajudar os passageiros frequentes.

      

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Gabriel contou que o motorista é muito popular entre os passageiros: conhece todo mundo na linha e é sempre muito simpático.

"Todo mundo o chama pelo nome e conversa com ele sobre a vida. Não é muito comum vermos isso, pelo menos não aqui no Rio, que, pra mim, tem os motoristas mais estressados do Brasil", diz.

Publicidade

Michel também conversou conosco. Ele conta que a ideia inicial foi de outro motorista, chamado Vinicius. Michel aprimorou-a, avisando os horários de chegada e saída para ajudar os passageiros.

Reprodução

"O meu carro sai por volta de 5h da manhã da garagem. Assim que vou sair, boto o cinto de segurança, coloco o zap em funcionamento e aviso 'saindo da garagem' com o horário, e as pessoas que estão no ponto esperando já têm consciência de que não vai atrasar. E o mesmo quando chego no destino. Eu não mexo no celular enquanto tô dirigindo, ele fica guardado", diz.

Tanto Michel quanto Gabriel não imaginavam que a história repercutiria tanto e se sentem surpresos e felizes.

Arquivo Pessoal / Gabriel Coutinho

"Repercutiu MUITO. Eu criei o texto como uma forma de gratidão, de expor essa boa vontade dele, que pra mim, não é só informação como também o bem estar de todos nós", elogia Gabriel.

Publicidade

Michel conta que em hipótese alguma mexe no celular durante o trajeto e que só avisa os passageiros quando chega no ponto final ou antes do ponto inicial — e tudo isso fora do carro. Caso haja algum imprevisto, os próprios passageiros se avisam, ou ele mesmo, mas sempre fora do volante.

Arquivo Pessoal / Gabriel Coutinho

Gabriel diz que a iniciativa ainda ajuda os passageiros a correrem menos riscos na rua. "Não passamos aperto ou lotação no ônibus e isso gerou um bem estar muito grande porque, de certa forma, nos sentimos mais seguros".

E como faz para ser adicionado neste grupo? Segundo Michel, é quando ele percebe que é a segunda vez que a pessoa pega o ônibus: "Aí pergunto se ela tem interesse em participar do grupo".

"No começo eram umas vinte pessoas, hoje umas 125! Todo dia entra alguém", conta o motorista.

Publicidade

Ele conta que o clima no grupo e no ônibus é muito gostoso, mas que não rola bagunça: "Eu não gosto muito, não, mas às vezes conto umas piadas para distrair".

Pablo Jacob / Agência O Globo / Via oglobo.globo.com

"No grupo também é tranquilo, rolam umas brincadeiras. E eu coloquei uns cinco administradores para vigiar, para evitar palavras de baixo calão e pornografia. Tenho idosos no grupo, né? Nós somos como se fosse uma família", diz.

Veja também