Tudo o que você precisa saber para fazer uma pizza perfeita em casa

Depois que você aprende a fazer a massa, é só diversão!

Há 3 anos

Hannah Wong / BuzzFeed

A pizza conquistou todos os nossos corações por um motivo: ela é incrível.

Afinal, que tipo de ser humano não gosta de pizza?!

Publicidade

Fazer pizza em casa pode parecer difícil — mas, uma vez que você aprende o básico, fica fácil e até divertido.

NBC

Também é uma ótima oportunidade para liberar a imaginação com os recheios.

Então, reunimos nossas melhores dicas sobre a parte mais importante da pizza: a massa! Você também pode encontrar a melhor receita de massa de pizza do Tasty no final deste post.

Publicidade

1. Na hora de preparar a massa, a água deve estar na temperatura certa para o fermento agir.

Tasty

A água deve estar entre 40 e 43 ºC. Ela deve estar quente o suficiente para dissolver e ativar o fermento, mas não muito quente (o que pode matá-lo). É um equilíbrio complicado, e a melhor maneira de ter certeza de que você atingiu a temperatura certa é usar um termômetro culinário. No entanto, se você não possui um, pode simplesmente sentir a água — ela não deve estar quente ou fria ao toque, mas próxima à temperatura do corpo.

2. Certifique-se de que seu fermento esteja vivo e reagindo.

Tasty

Alguns minutos após dissolvê-lo na água, ele deve começar a borbulhar e a formar uma espuma. Se você não vir nenhuma reação, pode significar que seu fermento estava muito velho ou que a água não estava na temperatura certa. Comece de novo com um fermento fresco até conseguir a reação.

Publicidade

3. Quando se trata de sovar a massa, não seja preguiçoso(a) — realmente tire um tempo para isso.

Alexblackphoto / Getty Images

Uma boa dica é definir um timer com 10 minutos no telefone e sovar a massa até o alarme tocar.

4. Este é o movimento que você deve fazer na hora de sovar:

Tasty

Você precisa rolar a massa sobre si mesma, empurrar para frente e repetir.

Publicidade

5. Para saber quando terminou o processo de sovar, pressione a massa com seu dedo. Se ela voltar imediatamente, está pronta.

Tasty

6. Unte a tigela onde a massa vai crescer com azeite — e também cubra a parte superior da massa.

Tasty

Dessa forma, ela não vai colar na tigela ou no papel filme quando crescer.

Publicidade

7. Se puder, deixe a massa crescer durante a noite.

Tasty

Se não der para fazer isso, um crescimento de uma hora será suficiente. Mas, se puder esperar, obterá um resultado melhor e mais saboroso.

8. Depois que a massa tiver crescido, sove por mais um ou dois minutos para uniformizar a massa e liberar algumas das bolhas de ar.

Tasty

Você precisa murchar a massa e uniformizar as bolsas de ar que se formaram durante o primeiro crescimento.

Publicidade

Dessa forma, quando você cortar a massa em quatro partes para moldá-la, cada porção será uniforme e semelhante em textura:

Tasty, Tasty

Nossa receita de massa faz quatro pizzas médias. Se não quiser fazer tantas pizzas de uma só vez, pode cobrir e congelar o que sobrou (basta descongelá-la durante a noite na geladeira quando quiser usá-la da próxima vez).

9. Assim que moldar cada bola de massa, cubra-as com um pouco de farinha e uma toalha e deixe-as crescerem por mais uma hora.

Tasty

Publicidade

10. Antes de trabalhar nos seus recheios e montar a pizza, deixe o seu forno o mais quente possível.

Tasty

Gire o botão da temperatura para o máximo!

11. E preaqueça uma assadeira ou pedra refratária no forno para criar um ótimo aquecimento na base.

Tasty, Tasty

Seu forno nunca ficará tão quente quanto um forno a lenha, mas uma coisa que você pode fazer para deixá-lo o mais quente possível é preaquecer a assadeira na qual assará a pizza. Você pode usar uma assadeira virada de cabeça para baixo, uma chapa de ferro fundido (ótima para manter o calor) ou pode investir em uma pedra refratária, se você sabe que fará pizza com frequência no futuro. Coloque a assadeira/pedra/chapa no forno antes de começar a moldar e rechear a pizza.

Publicidade

12. Existem várias técnicas que você pode usar para abrir a massa, e uma das melhores é simplesmente usar as mãos para abri-la delicadamente:

Tasty

13. Monte a pizza em uma assadeira virada polvilhada com um pouco de semolina.

Tasty / Getty Images

A assadeira agirá como uma pá, tipo aquelas que eles usam na pizzaria para levar sua pizza ao forno. Se você não tem semolina, pode usar farinha. Você só precisa garantir que a pizza não grude na assadeira quando for transferida para a pedra/chapa/assadeira preaquecida no forno.

Publicidade

14. Hora de montar sua pizza com todos os recheios que você pode sonhar. Apenas certifique-se de agir rápido.

Tasty

Se você for muito devagar, a pizza poderá ficar grudenta e será muito mais difícil tirá-la da assadeira para colocar na outra assadeira/chapa/pedra que está no forno.

15. Hora de ir para o forno! Deve levar cerca de 12 a 15 minutos.

Tasty

Confie nas dicas visuais: a borda deve estar dourada e o queijo (se estiver usando algum) deve estar borbulhando e marrom.

Publicidade

Aqui está a receita completa, se você quiser fazer sua pizza em casa:

MELHOR RECEITA DE MASSA DE PIZZA DO TASTY

Tasty

Rende 4 pizzas

INGREDIENTES

2 ½ xícaras (600 mililitros) de água morna

1 colher de chá de açúcar

2 colheres de chá de fermento seco ativo

7 xícaras de farinha de trigo, e um pouco mais mais para polvilhar

6 colheres de sopa de azeite extravirgem, e um pouco mais para untar

1 ½ colheres de sopa de sal kosher

¼ de xícara de farinha de semolina

Recheios opcionais:

Molho de tomate

1 lata de tomates inteiros

1 colher de sopa de sal kosher

Margherita

Molho de tomate

Queijo muçarela

Manjericão

Bianca do Tasty

Azeite de oliva extravirgem

Queijo muçarela

Orégano seco

Ricota

Pesto de manjericão fresco

Pepperoni

Molho de tomate

Queijo muçarela

Fatias de pepperoni condimentado

Queijo parmesão

MODO DE PREPARO

Faça o fermento agir polvilhando açúcar e o fermento em água morna. Deixe descansar por 10 minutos, até formar bolhas na superfície.

Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Faça um furo no meio e adicione o azeite e a mistura de fermento ativa. Usando uma colher, misture até que uma massa grossa comece a se formar.

Quando a farinha estiver quase toda hidratada, leve a massa para uma superfície de trabalho limpa e sove por 10 a 15 minutos. A massa deve estar macia, suave e elástica. Faça uma bola com a massa.

Unte uma tigela grande e limpa com azeite e coloque a massa dentro, virando para cobrir com o azeite. Cubra com filme plástico. Deixe crescer por pelo menos uma hora ou até 24 horas.

Despeje a massa em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Sove por mais um minuto ou dois, corte em 4 porções iguais e molde em bolas.

Cubra a massa com um pano de prato e deixe-a descansar por mais 30 minutos a uma hora enquanto prepara o molho e os outros ingredientes.

Preaqueça o forno o mais alto possível, entre 230-260 ºC. Coloque uma pedra refratária ou assadeira pesada (vire de cabeça para baixo para que a superfície fique plana) no forno.

Enquanto isso, faça o molho de tomate: adicione o sal à lata de tomates e bata com um mixer ou transfira para um liquidificador ou processador de alimentos e bata até ficar homogêneo.

Uma vez que a massa tenha descansado, pegue uma porção e comece a apertar a massa com a ponta dos dedos. Em seguida, estique e pressione a massa para formar uma crosta fina. Deixe o mais fino possível, pois a massa vai encolher e inchar um pouco enquanto assa!

Polvilhe semolina sobre uma assadeira de cabeça para baixo e coloque a massa esticada sobre ela. Adicione o molho e os ingredientes de sua preferência. Deslize a massa da assadeira polvilhada com semolina para a assadeira/pedra que está no forno.

Asse por 15 minutos ou até que a borda e o queijo dourem.

Publicidade

Veja também:

Publicidade

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Publicidade