Taís Araújo responde aos ataques racistas sofridos no Facebook

"Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes", escreveu a atriz.

Há 6 anos

A atriz Taís Araújo fez um post no Facebook neste domingo com um desabafo sobre racismo: "é muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página".

      

Os ataques ocorreram durante o sábado no perfl da atriz no Facebook. A página Desenrolando tem um print com algumas das ofensas que Taís sofreu.

"Já voltou da senzala?" e "cabelo de esfregão" foram só algumas das agressões.

Publicidade

Alguns famosos aíram em defesa de Taís, como a cantora Ivete Sangalo.

Ivete disse que "muitas belezas se encontram nessa mulher. A beleza do talento, a força, da personalidade, da mãe, da mulher linda de viver! Thais, o amor, em muitas pessoas, ainda está em modo PAUSE. Uma pena e um grande equívoco. Ensinemos pois! Te amo❤️"

Anita também postou no Instagram sobre o ocorrido.

Anita escreveu que é "inadmissível pensar que alguém se sinta melhor que alguém por conta da cor da pele ou da textura de seus cabelos".

Publicidade

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a assessoria de Taís Araújo, que informou que a atriz não vai mais falar sobre o assunto.

A assessoria contou que tudo que havia para dizer sobre o ocorrido já foi dito no post que Taís escreveu.

No Twitter, a hashtag #SomosTodosTaisAraujo chegou ao topo dos Assuntos do Momento do Brasil neste domingo.

Publicidade

Taís disse que não vai se intimidar, tampouco abaixar a cabeça. "Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!", escreveu.

Ela conta que, por ironia do destino, os ataques aconteceram no momento em que ela estava no palco do Teatro Faap com "O Topo da Montanha", um texto sobre "ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade".

Muitos fãs também apareceram para apoiar Taís. "RAINHA, inspiração, obrigado por não ter se calado", dizia um dos comentários na página da atriz.

https://www.facebook.com/taisdeverdade/, https://www.facebook.com/taisdeverdade/

Publicidade

"A minha única resposta pra isso é o amor!", concluiu Taís.

"Sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado", termina o post da atriz.

Veja também:

As diferenças entre os comentários em notícias sobre eventos de negros e ruivos

Garota do tempo do Jornal Nacional é alvo de racismo no Facebook

10 tuítes que farão você pensar sobre racismo no Brasil

Veja também