Sete projetos que incentivam a contratação de profissionais não-brancos no mercado de trabalho

Contratar, incentivar e divulgar profissionais não-brancos é uma atitude antiracista.

1. Empregue Afro

A EmpregueAfro é uma consultoria em recursos humanos focada em diversidade étnico-racial. Eles tem serviços de recrutamento e seleção, treinamentos e workshops sobre a temática. Atuam de forma plural para não só incluir e valorizar a diversidade, mas também reter e desenvolver profissionais negros nas empresas.

2. Afrotrampos

A Afrotrampos é uma rede de apoio à empreendedores e profissionais negros e tem um grupo com quase 30 mil de pessoas no Facebook, onde eles tem uma troca positiva de pessoas buscando e divulgando vagas de emprego, procura de profissionais, sugestões e divulgação de pequenos negócios e campanhas sociais.

Publicidade

3. Indique Uma Preta

A Indique Uma Preta além de ser uma rede de apoio e empregabilidade, também se dedica ao desenvolvimento profissional. Ela funciona conectando empresas e mulheres negras com workshops, rodas de conversa, apoio em capacitação, consultorias, e mentorias. Elas tem um grupo no Facebook com mais de cinco mil mulheres negras que geram conversas e insights para produção de conteúdo no Instagram do projeto.

4. Planilhas de Pretos

O Planilhas de Pretos surgiu para confrontar um sistema que sempre excluiu profissionalmente pessoas negras. Acreditam que a equiparação racial no mercado de trabalho é um dos caminhos para conquistarmos um mundo mais justo. Para isso, disponibilizaram um formulário para profissionais negros fazerem parte do projeto que visa gerar visibilidade desses profissionais em busca de uma oportunidade.

Para preencher ou formulário ou enviar para pessoas que podem participar CLIQUE AQUI.

Publicidade

5. Publicitários Negros

O Publicitários Negros é um grupo para desenvolvimento de Capital Social, Cultural e Profissional para comunicadores negros. É um espaço rico em troca de ideias, empatia e curiosidades, que também gera workshops, palestras com profissionais negros e brancos do mercado, programa de mentoria e participação em grandes eventos.

6. NURAP (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social)

Fundado pelo Rotary Club de São Paulo eles tem a missão de acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas, através da capacitação e inclusão no mercado de trabalho. Para mais informações acesse: https://nurap.org.br/

Publicidade

7. Empresas com Refugiados

A Plataforma Empresas com Refugiados é uma iniciativa do Pacto Global com a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) . No site da iniciativa você pode descobrir uma oportunidade de, como empresa da iniciativa privada, abrir as portas para pessoas refugiadas e redescobrir crescimento, inovação e diversidade no ambiente de trabalho.

Eles divulgam as práticas já realizadas e também abrem espaço para novas que possam ser apresentadas, para inclui-las elas precisam obedecer alguns critérios e ser das áreas de empregabilidade, empreendedorismo, educação, sensibilização e engajamento.

Veja Também:

Caso tenha feito qualquer uma destas coisas, é racismo

Escrito por Aline Ramos • há 4 anos

6 lugares pra você conhecer melhor a história dos negros em São Paulo.

Escrito por Milo Araujo • há 2 anos

10 mulheres negras brasileiras que você deveria conhecer

Escrito por Carinne Sandes • há 2 anos

10 reis e rainhas coroados pelo BuzzFeed Vozes

Escrito por Guilherme Lucio da Rocha • há 2 anos

Publicidade

Veja também