Se você está na dúvida sobre qual curso escolher, essa lista é para você

Serão os melhores anos da sua vida.

1. Crie uma listinha de profissões do seu interesse.

Getty Images

Pense em três ou quatro profissões que te atraem e compare-as de acordo com os seus objetivos: empregabilidade, faixa salarial, rotina, entre outros. Quando você delimita seu campo de opções, fica bem mais fácil.

2. Fale com o coordenador do curso. Isso pode ser um verdadeiro teste vocacional.

Getty Images

Superdica para quem está totalmente perdido ou na dúvida - que acaba sendo a maioria das pessoas com apenas 18 aninhos ou menos. Falar com o coordenador do curso pode esclarecer muitas dúvidas e, de quebra, ainda dá para visitar a faculdade e ver se seus olhos brilham com tudo aquilo.

3. Pesquise bem os cursos.

Getty Images

Aviso de spoiler: cursos de Humanas também têm cálculo. Profissões superpráticas também possuem matérias teóricas. Vendo a grade direitinho, você não toma um susto depois de já ter pago a mensalidade.

4. Faça a si mesmo(a) uma pergunta muito importante: quero ser feliz ou me dar bem?

Getty Images

Dá para fazer as duas coisas? Dá. Mas nem sempre ao mesmo tempo ou na mesma quantidade e por isso é importante definir quais as suas prioridades. Dá para arrumar emprego logo? É uma profissão que precisa de mais tempo para "engrenar"?

5. Lembre-se daquilo que sua mãe sempre falou: "você não é todo mundo".

Getty Images

Você não é obrigado a agradar ninguém, ok? Então pense com carinho no que quer estudar, porque a profissão modinha de hoje pode não estar mais em alta quando você se formar.

6. E, falando em mãe, ouça os conselhos de pessoas mais experientes.

Getty Images

Elas já viveram mais e podem ajuda-lo(a) a identificar ciladas. Só é importante lembrar que são dicas, e não regras. A decisão final é SUA.

7. Leia mais sobre os tipos de curso que você pode fazer.

Getty Images

Há muitos tipos de curso, como bacharelado, tecnologia e licenciatura. Depois de escolher a área de atuação que faz mais sentido para você, é preciso avaliar as opções que te deixarão mais perto do emprego dos sonhos que vai pagar os seus boletos.

8. Troque uma ideia com profissionais da área.

Getty Images

Pesquisar fontes especializadas é muito importante, mas nada como falar com um profissional para saber qual é a real do mercado e do dia a dia da profissão. Não conhece ninguém da área? A internet tá aí para te ajudar. Além disso, muitas faculdades promovem encontros com profissionais de diversas áreas. Fique ligado.

9. Dia ou noite? O que melhor cabe na sua rotina?

Getty Images

Dê uma olhada no período do curso que você escolher. Além de se perguntar se você é uma pessoa diurna ou noturna, pense nas possibilidades de estágio. Dá para estudar de manhã e estagiar no período da tarde ou, melhor, optar por um curso noturno que vai deixá-lo(a) com o dia livre?

10. E finalmente: não se cobre de acertar de primeira.

Getty Images

Em geral, as pessoas fazem faculdade muito jovens e sem terem tido contato com o mercado de trabalho. Algumas vezes, é bem no meio do caminho que você acaba querendo seguir outro rumo. E olha: ESTÁ TUDO BEM.

O curso que tem tudo a ver com você pode estar no Centro Universitário Senac. As inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2019 já estão abertas. Tire suas dúvidas no Twitter pela @vidaunivsenac e boa sorte!

Veja também