Esses relatos vão te inspirar a buscar a sua transformação

O que faz sentido pra você?

Pedimos para os membros da nossa família BuzzFeed Brasil compartilharem experiências que mudaram as suas vidas. Reunimos nesse post os depoimentos mais inspiradores do nosso grupo do Facebook​.

1. Viajar e aprender sobre si.

Valerie Archeno / Via giphy.com

"A melhor experiência foi ir sozinho para o intercâmbio. Aprendi a valorizar a mim mesmo, a me virar sozinho e gostar de andar comigo mesmo."

—​César Meert

2. Mudar pro curso dos sonhos.

"Quando eu larguei meu curso de Letras na Universidade Estadual e fui fazer Design de Interiores, que era meu sonho. Meus pais não gostaram do fato de eu largar o status de uma Estadual para fazer a graduação em uma faculdade particular. Meu pai passou 2 semanas sem mal olhar na minha cara. Mas depois dessa decisão eu senti que tomei as rédeas da minha vida. Hoje sou formada (a primeira da família a terminar a faculdade) e estou muito mais feliz com a minha escolha, e sou muito mais segura depois te ter enfrentado meus pais (e muita negatividade de outras pessoas) para seguir meu sonho."

—Alexsandra Lopes

3. Ter a oportunidade de acompanhar novos talentos.

"Trabalhei num projeto social e acompanhei 6 jovens incríveis de Brumadinho na Cidade do México! ♥ Tenho lembranças boas pra sempre, e mantenho o contato com eles sempre que posso. Eles me enchem de orgulho!"

—Jéssica Cruz

4. Mudar de país e ser independente.

Lobster Studio / Via giphy.com

"Morar sozinha em outro país. Eu não sabia nem fazer arroz, e hoje sei cozinhar, não tenho problemas em ficar sozinha e agora não espero mais pelos outros para fazer as coisas: quando eu quero algo, simplesmente vou e faço."

—Giovanna Agio Manfro

5. Ser mãe e abrir novos olhares.

"Ter a primeira filha e ter a oportunidade de moderar um grupo de apoio à amamentação. Me fez ter um olhar mais humano e conhecer diversas outras realidades diferentes da minha e me ensinou a jamais julgar as escolhas de uma pessoa, principalmente quando essa escolha é empurrada pelo sistema."

—Wivianny Santos

6. Mãe de anjinho de patas.

Hallmark Channel / Via giphy.com

"Adotar meu gatinho Héctor Bonilla salvou meu casamento e iluminou nossos dias e nosso lar de tantas maneiras que me esforço todos os dias para retribuir o bem que ele nos faz.

Tenho certeza que Deus colocou um anjo nas nossas vidas e jamais vou conseguir expressar o quanto sou grata por isso.

Meu filho que não nasceu da barriga, mas veio do coração. ♡"

—​Bianca Bezerra Lima

7. Cuidado com a saúde mental.

"Fazer psicoterapia.

Eu me perdi, me encontrei, me redescobri e me transformei! Me ajudou a amadurecer muito e acreditar no meu potencial."

—Thiago Sá

8. Uma restrição alimentícia que virou negócio.

"Precisei retirar o glúten, leite e açúcar da minha dieta por conta de um tratamento médico. Eu, que sou formada em jornalismo, não cozinhava absolutamente NADA. Tive que ir pra cozinha porque não encontrava produtos sem esses ingredientes. Acabei aprendendo, me apaixonando, abrindo uma confeitaria saudável e hoje emprego 3 funcionárias. Nem penso mais em voltar pro jornalismo e minha família nem acredita que aquela menina que queimava pipoca de microondas hoje trabalha com alimentação saudável kkkkkkk"

—​Heloísa Garcia

9. Estágio do bem.

"Fazer estágio na Saúde da Família durante minha graduação! Entrar em contato com algumas pessoas que sequer conseguem sair de suas casas ou aquelas que moram em condições tão precárias que é difícil imaginar que é possível. É defesa pelo nosso Sistema Único de Saúde GRATUITO e PARA TODOS para sempre <3"

—Camilla Costa

10. Adequação de gênero <3

"transicionar, sem dúvidas. Rs."

—​Avellar Paz

11. Viver para aprender coisas novas.

"A experiência de mudar de país, COM CERTEZA ABSOLUTA. Era meu sonho morar fora do Brasil, desde os meus 16 anos. Quando consegui fazer intercâmbio tive mais certeza ainda. Mas nunca dava certo. Eis que do nada meu marido foi transferido pros EUA. Fiquei feliz da vida até mudar pra cá e ver que viver de verdade em outro país é totalmente diferente. Perdi a conta de quantas vezes quis ir embora, de quantas vezes chorei porque me enrolava pra falar inglês. Eu sou uma pessoa muito tímida e tive que me virar em mil e ser mais sociável para poder fazer amigos. Apesar de já ter passado dos 30, afirmo que cresci muito como pessoa, todo dia aprendo algo novo, passo um perrengue novo e assim vai. Percebi que sou muito mais forte do que imaginei. Morro de saudade do Brasil mas hoje já não tenho mais vontade de voltar pra morar, só visitar. E, conselho que vos deixo: cuidado com o que vcs pedem pro universo, porque pode se realizar e vc não saber direito o que fazer ahahahaha. Foi 100% o meu caso. 🤣"

—​Juliana Lami

12. Mudanças internas.

New Economy Coalition / Via giphy.com

"Sempre sofri de depressão e me sentia a pessoa mais inferior e incapaz do mundo. Eu por acaso me inscrevi num prêmio literário famoso e fiquei em segundo. Essa conquista mudou tudo que eu achava sobre mim, foi essencial pra uma mudança dentro de mim. Hoje eu sei que se lutar eu conquisto a lua e já colhi muitos frutos dessa perseverança e autoconfiança."

—​Geovanna Ferreira

13. Conhecer os pais biológicos.

"Sempre soube que era filha adotiva. Mas não falava isso pra ninguém e ignorava esse fato da minha vida, chegando a fugir todas as poucas vezes que minha família biológica me procurou via internet/telefone. Até que há quase três anos comecei um trabalho de autoconhecimento, e quanto mais me aprofundava, mais sentia a necessidade de reconhecer minhas origens.

Depois de muita terapia, ano passado fui conhecê-los em Curitiba (moro em São Paulo).

Foi a maior e melhor aventura que já vivi. Fui completamente transformada e inundada pelo amor com que meus pais biológicos me receberam, mesmo após 25 anos da adoção.

Ainda me emociono escrevendo sobre, porque recuperar esta parte de mim definitivamente mudou minha vida para sempre!"

—​Tácila Rubbo

14. Quando o ex se engana feio.

"Quando decidi fazer tudo que meu ex disse que eu não era capaz quando terminou comigo.

Fiz minha CNH.

Fui morar sozinha.

Viajei sozinha pela Europa.

Provei que podia e posso."

—​Deise Colpes

15. Um curso que faz você desabrochar.

"Minha faculdade! Eu era uma pessoa super introspectiva e tímida, mas com o curso de relações públicas aprendi a me comunicar melhor e a me expressar. ❤"

—​Isabelle Giroldo

16. O caminho árduo e recompensador de uma arte marcial.

"Praticar uma arte marcial mudou a minha vida. Ano passado eu me graduei faixa preta em Kung Fu, foram 6 anos de treino, vários altos e baixos, troquei de casa, de emprego, de namorado, fiz cirurgia....tudo isso impactou nos meus treinos. Foi um caminho de trabalho duro, emocionalmente é muito difícil porque se graduar numa faixa preta requer muito treino e disciplina. É difícil, dói (o treino é pesado), tem resistência física e emocional. 5 horas de exame, ansiedade, medo de fracassar.... E depois de tudo isso, me olhar no espelho e ver a faixa preta na cintura me mostra o quanto sou forte e preparada para encarar os desafios que a gente não escolhe na vida."

—​Patricia Gomes

17. Cortar o cigarro.

Christian Baumgartner / Via giphy.com

"Há quase dois meses, parei de fumar (foi uma decisão tomada depois de muito pensar no assunto e como seria) e isso me colocou em uma perspectiva de economia de dinheiro que eu nunca tinha pensado antes, o quão caro era fumar. Minha esposa e eu paramos de sair pra ir beber sem motivo, paramos com a cerveja diária e estamos conseguindo fazer uma pequena reserva de emergência. Nesses últimos dois meses tenho me sentido uma pessoa muito melhor e que nunca fui havia sido até então."

—​Tiago Pereira

18. Saindo da zona de conforto.

"Comecei uma pós graduação, mudei de carreira (de diretora de arte para designer de experiência) e saí da casa dos meus pais no mesmo ano. foi intenso, mas muito marcante no meu amadurecimento pessoal."

—​Awa Maia

Os depoimentos foram editados por questões de clareza e/ou tamanho.

​A Pós-graduação do Senac não é só sobre carreiras. É sobre pessoas. Cada projeto de vida é único e o Senac valoriza o poder da vivência e aprendizado na prática. Qual é o seu momento pós? Conheça os cursos presenciais ​aqui​.

Veja também