Rússia é banida dos Jogos Paralímpicos do Rio por doping

País poderá apelar da decisão até 28 de agosto.

Alexander Demianchuk / Reuters

Todos os atletas russos estão banidos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 por uso de doping, anunciou neste domingo Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

A decisão ocorre após um relatório da Agência Mundial de Controle de Dopagem (Wada, na sigla em inglês) revelar um imenso esquema de doping que contava com o apoio do governo de Moscou.

O banimento recebeu apoio unânime dos membros do conselho do IPC.

"A decisão colocou um imenso peso sobre nossos ombros, mas ela foi necessária para defender os interesses do movimento paralímpico", disse Craven em conferência de imprensa no Rio.

De acordo com ele, o Comitê Paralímpico Russo hoje não é capaz de garantir o cumprimento do código antidoping do IPC e de outros órgãos em sua jurisdição.

"Como a Rússia não pode cumprir obrigações fundamentais como membro do IPC, o conselho decidiu suspender imediatamente seu comitê paralímpico", acrescentou Craven.

O relatório da Wada, segundo Craven, levou a "um dos dias mais negros da história do esporte". Ele descreveu o sistema antidoping russo como "quebrado, corrupto e todo comprometido".

Publicidade

Alexei Nikolsky / AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante os Jogos Paralímpicos de Inverno em Sochi, em 2014

"O governo russo catastroficamente falhou com seus atletas. Valorizar as medalhas mais do que a moralidade me enoja", afirmou.

Segundo Craven, a culpa por essa situação é mais do governo de Moscou do que dos atletas.

"Tragicamente, essa situação não é sobre atletas que fraudaram o sistema, mas sobre um esquema apoiado pelo Estado", disse. "A cultura do doping que está prejudicando o esporte russo vem do próprio governo de Moscou e foi revelada não só por um, mas por dois relatórios independentes encomendados pela Wada."

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, no início de agosto, que os 271 atletas russos poderiam competir no Rio, apesar dos apelos da Wada por um banimento geral. Em vez disso, o COI decidiu fazer uma análise caso a caso, o que levou ao banimento de 111 atletas.

O COI agora é alvo de críticas por não ter tido a atitude de seu correspondente paralímpico.

A Rússia tem 21 dias, até 28 de agosto, para apelar da decisão.

Os Jogos Paralímpicos ocorrerão no Rio entre os dias 7 e 18 de setembro.

Publicidade

Veja também