Revista Glamour posta meme considerado gordofóbico e recebe críticas nas redes sociais

O post foi apagado e a revista publicou um pedido de desculpas no Facebook. A diretora Mônica Salgado ainda enviou uma nota ao BuzzFeed Brasil.

Na segunda-feira (28), a revista Glamour postou esta imagem em sua página no Facebook.

Reprodução

Várias mulheres criticaram a mensagem por entenderem que ela passa, nas entrelinhas, a ideia de que as pessoas que sofrem com sobrepeso não têm vergonha na cara.

      

Publicidade

A Paula Bastos, blogueira do Grandes Mulheres, representou a reação de várias mulheres à postagem.

"Ah, claro! Esqueci que obviamente eu sou gorda porque eu sou preguiçosa, porque eu não tenho vergonha na cara, porque eu não tenho capacidade de levantar minha bunda da cadeira para fazer exercício ou de comer direito", disse Paula no vídeo.

Ela também ressaltou a estranheza causada pelo fato de a revista, que declara uma linha editorial progressista, reproduzir um preconceito tão antigo na postagem.

"Que engraçado vocês falarem isso, porque vocês inclusive já me entrevistaram várias vezes, a mim e a outras blogueiras gordas, para falar sobre moda, para dar dicas de como as meninas gordas tinham que se vestir, para falar sobre quebra de preconceito, de autoestima... e aí vocês vão e me dão uma dessa?", disse.

Publicidade

As leitoras da revista também escreveram para compartilhar sua experiência e dizer porque se sentiram ofendidas.

Reprodução

A Glamour apagou a postagem e publicou um pedido de desculpas hoje de manhã, classificando o meme como "superinfeliz".

      

Publicidade

Entramos em contato com a Glamour e a Mônica Salgado, diretora da publicação, enviou uma declaração reforçando o pedido de desculpas e explicando a posição da revista:

A Glamour é uma marca que não apenas respeita as diferenças - a Glamour celebra as diferenças! Tanto que, recentemente, encabeçamos uma campanha que abraçava justamente isso: cada uma de nós festejando o que nos torna únicas, o que nos diferencia da multidão, as características que fazem a gente ser... a gente.

No Instagram, várias seguidoras se manifestaram usando a #oquemetornaunica, disseminando essa mensagem de autoaceitação e autoamor. Na revista impressa, a seção Top Moda Plus Size também retrata essa nossa crença. É nessa diversidade que acreditamos e que baseamos nossa proposta editorial.

Realmente (admitimos e estamos envergonhadas), o post em questão, fora do contexto de uma história que estamos construindo há quase quatro anos, foi bastante infeliz. A intenção, no entanto, nunca foi fazer piada ou juízo de valor em cima do sobrepeso das pessoas. Preconceito não tem graça nenhuma!

O que a gente quis retratar ali foi o tipo de coisa que se diz quando estamos entre amigas, num momento de descontração. Algo como: "Vou tomar vergonha na cara e ir pra academia, já que pago a mensalidade e nunca apareço". Ou: "Vou tomar vergonha na cara e não me empanturrar de chocolate". O "vergonha na cara", pra gente, refletia essa naturalidade de raciocínio que empregamos no dia a dia, com pessoas com quem temos intimidade.

Fiz questão de vir aqui esclarecer isso pra vocês (mesmo de licença, em casa, me curando de uma catapora horrorosa), porque realmente me entristeceu o fato de termos atingido, mesmo que involuntariamente, tanta gente bacana por aí. Minhas sinceras desculpas!

Veja também