BuzzFeed Brasil entrevista: Vic Ceridono, do Dia de Beauté

A jornalista e blogueira falou sobre a maquiagem como forma de autoconhecimento, a liberdade para experimentar e ainda sobre o lançamento do seu novo livro.

Se você se interessa por blogs e por beleza, já deve conhecer Vic Ceridono. Com o blog Dia de Beauté desde 2007, a jornalista e editora de beleza da revista Vogue brasileira se destacou porque fala sobre o tema com muita leveza, sem grandes neuras, regras ou tendências imperativas.

O BuzzFeed Brasil entrevistou Vic sobre o lançamento de seu primeiro livro, Dia de Beauté – um guia de maquiagem para a vida real (Editora Paralela, 160 páginas), sobre como a maquiagem é uma ferramenta poderosa para autoestima e por onde começar se você não faz ideia de como se iniciar no mundo do make.

youtube.com / Manu Barem / BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Publicidade

BuzzFeed Brasil -- Você já comentou mais de uma vez que quando começou a falar sobre beleza o assunto era tido como fútil. Hoje esse cenário mudou bastante (você ajudou muito!) e a maquiagem é muito bem vinda, especialmente quando se fala do empoderamento da mulher. Como você sentiu essa mudança?

Vic Ceridono -- Ah, obrigada! Fico feliz de ter sido parte dessa mudança – afinal, não fazia sentido nenhum a beleza ser tida como algo fútil, nunca consegui entender isso... Vejo (e sei, pela experiência de dez anos como jornalista de beleza, tendo o blog há 8 e um contato virtual diário com as leitoras) maquiagem e beleza como uma ferramenta para melhorar a autoestima, e nada pode ser mais poderoso do que isso, como você mesma falou!

BF -- Como você decidiu começar um blog?

Vic -- Eu trabalhava no site Chic, da Gloria Kalil, e já fazia matérias de beleza para a Vogue como colaboradora – ou seja, tá tinha a vivência do online e do impresso –, mas sempre amei a linguagem, a proximidade do blog, o viés mais pessoal... Um dia estava fazendo meu TCC e num daqueles ótimos exemplos de procrastinação criativa, resolvi criar o Dia de Beauté!

BF -- Como você chegou na ideia do livro ser um guia de maquiagem para a vida real?

Vic -- Meu maior objetivo sempre foi "convencer" as mulheres, seja na Vogue ou no blog, que elas têm a capacidade de fazer a própria maquiagem, e que dominar poucas técnicas simples, mas que fazem diferença (bem melhor do que só o rosto lavado), não é algo impossível... Então a coisa da "vida real" é muito importante para mim. E encaramos como um guia porque o conteúdo está todo organizado e pensado para trazer conceitos básicos, tutoriais, é realmente um compilado feito de maneira totalmente diferente do blog, onde o conteúdo é mais orgânico, mais "bagunçado". Queremos que as leitoras possam consultar de novo o livro mesmo depois de ler, sabe?

BF -- Você pode adiantar para a gente alguma coisa do livro?

Vic -- Acho que a parte mais "inesperada" para um guia de maquiagem são as crônicas, sempre gostei de analisar alguns fenômenos dessa relação mulher x maquiagem x autoestima e isso rendeu textos num estilo mais pensata, não é exatamente um ensinamento direto, mas espero que inspire as leitoras! Minha favorita é a que fala das semelhanças entre cozinhar e se maquiar... Mas não vou contar mais, para vocês lerem no livro hehehe!

BF -- Você sentiu alguma diferença entre escrever livro, blog e matérias de revista?

Vic -- Nossa MUITA! Estou super acostumada com a linguagem da Vogue e a do blog (que é basicamente como eu falo/escrevo com as amigas), mas para o livro a linguagem não era nenhuma dessas, diria que foi um híbrido – acho que essa foi a maior diferença.

BF -- Qual o seu maior truque de beleza/maquiagem?

Vic -- Ai, batom vermelho é muito "máximo impacto, mínimo esforço", né? Amo experimentar vários, mas meu favorito da vida toda é o Ruby Woo da MAC!

youtube.com / Manu Barem / BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Publicidade

BF -- A mulher brasileira ainda tem muito aquela questão de saber se ela "pode" fazer alguma coisa quando se fala de maquiagem ou cabelo, e você sempre teve uma visão muito tranquila sobre isso. Como você lida com isso? Como ajudar alguém que ainda se apega a estes "podes"?

Vic -- Muito! Eu fico tão aflita porque.... Precisamos sempre lembrar que maquiagem SAI! É só lavar o rosto! Então não tem porque se bloquear antes de experimentar e ver como fica em você, se funciona ou não. Uma coisa que incentivo muito é pegar um dia que você não tenha nada para fazer é ficar "brincando" de se maquiar, sem compromisso mesmo, sem pressão, para experimentar e treinar.

BF -- Você tem acesso a tanta informação, então o que chama a sua atenção quando o assunto é beleza? Primeiro pensando em produtos, depois em blogs e revistas. Quais são seus sites/blogs preferidos na internet?

Vic -- Ah, uma das coisas que mais amo em ser jornalista de beleza é que o assunto realmente não tem fim – e não existe você já saber tudo, continuo aprendendo novos truques e técnicas, sem contar nos lançamentos de produtos, na evolução das tecnologias, das texturas, novas categorias de produtos... Gosto de acompanhar o que é novo, em termos de produtos (no momento a febre é cosméticos asiáticos, e sempre tem algo diferente), as tendências, porque trazem novas ideias e maneiras de interpretar uma maquiagem, as lojas, para ver formatos diferentes. É infinito! E morar em Londres super ajuda na pesquisa! De sites vejo muita coisa, mas diria que dos gringos atualmente meus dois favoritos são o Violet Grey e a seção de beleza do site da Vogue americana.

BF -- Quase nada é tão legal quanto maquiagem, como diz o lema do seu blog, mas que outros assuntos te interessam muito e as pessoas não imaginam? Por exemplo, a gente vê pelo Instagram e pelo Snapchat (@viceridono) que você adora uma cervejinha (nós também)!

Vic -- Amei! Ai muitas coisas! Eu acabei "fechando" na beleza porque queria realmente focar nisso, mas tenho mil outros interesses. Acho que os que menos imaginam são mesmo a cerveja e rock! ACDC, Led Zeppelin, Guns, Stones.... E tem os mais óbvios né moda, viagem, restaurantes (amo conhecer lugares novos).

BF -- Quais são os melhores Snapchats que você segue para quem ama beleza?

Vic -- Minha amiga Alex Steinherr, diretora de beleza da Glamour UK, é incrível no Snap (@asteinherr).

youtube.com / Manu Barem / BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Publicidade

BF -- Quanto tempo você passa online? O que você faz para se desligar um pouco?

Vic -- Praticamente o tempo todo, apesar de hoje estar muito mais no mobile porque minha rotina ficou muito mais flexível depois que mudei pra Londres e acabo ficando pouco no meu home office. Quase não desligo, senão acumula tudo.... Só dá mesmo nas férias coletivas de Natal e Réveillon, porque ai todo mundo desliga também!

BF -- O que não pode faltar no seu dia de beleza? Você ainda faz?

Vic -- Sempre faço! As vezes é mais simples, às vezes mais elaborado, pode ser um banho com esfoliação e máscara facial que já considero um pouco dia de Beauté. Quando estou em São Paulo amo fazer todos os tratamentos – cabelo e unha no Proença, limpeza de pele com a Bete do São Bento, drenagem Miracle Touch com a Renata França, aparelhos de celulite e etc na Cris Coelho, spa no Kennzur.... Me divirto!

BF -- Você fala com muito bom-humor que tem muitos produtos porque trabalha com isso e porque ama maquiagem, claro. Mas se tivesse que reduzir a itens essenciais, quais seriam seus produtos necessários? Pensando assim, em uns 10!

Vic -- Aiiiii, sem falar marcas pra não dificultar:

- Base

- Corretivo

- Blush

- Iluminador

- Batom nude

- Batom vermelho

- Paleta de sombras com vários tons neutros

- Lápis preto

- Rímel

- Delineador

BF -- Tem alguma coisa que você realmente não gosta na maquiagem? Algum produto, alguma tendência?

Vic -- Hummmm. Acho que não consigo pensar em nada, porque na verdade tem as coisas que eu não gosto em mim, mas acho que tudo tem seu espaço ou seu momento né?

BF -- Qual a sua dica para alguém que quer muito começar a se aventurar no mundo da maquiagem, mas não sabe como?

Vic -- Treinar! Não tem como criar intimidade com seu rosto sem treinar, e dá pra começar com coisas pequenas, incluindo um produto a mais na sua rotina diária, por exemplo.

BF -- Se você fosse fazer uma lista do BuzzFeed, que lista seria?

Vic -- Melhores delineados de todos os tempos.

BF -- Você já pensa em próximos livros? Quais são seus próximos projetos?

Vic -- Estou muito focada em lançar esse e quero aproveitar todos os momentos! De próximos projetos tem o novo layout do blog e a versão em inglês!

O livro Dia de Beauté – um guia de maquiagem para a vida real está R$ 79,90 aqui.

Publicidade

Veja também