Quatro mulheres testaram calcinhas absorventes e contam o que acharam

Opiniões sinceras e verdadeiras de mulheres de diferentes ciclos e tamanhos.

Juliana Kataoka / BuzzFeed Brasil

Juliana Kataoka (euzinha), tamanho GG, fluxo moderado.

Facebook / Reprodução, Divulgação / Pantys / Via pantys.com.br

Meu ciclo: Minha menstruação dura uns cinco dias, os três primeiros com bastante fluxo e os dois últimos com um fluxo leve, daqueles que protetores diários dão conta. Eu não me adaptei muito bem ao coletor, me dava MUITA cólica e como eu só tenho um e vivo fora de casa, quase nunca bate o momento de eu precisar dele e ele estar fervido e à mão. Eu acabo usando mais absorvente interno porque acho mais prático e confortável.

A calcinha: Quando eu fiquei sabendo sobre a calcinha absorvente achei que poderia ser uma opção legal pra experimentar! Eu normalmente visto 46/48 na parte de baixo e pedi pra marca mandar a tamanho GG no modelo de fluxo moderado, a clássica, na cor preta. Serviu confortável sem ficar folgada ou apertar e a sensação é de uma calcinha comum, com um fundilho mas grosso, mas nem dá pra perceber usando e também não marca.

Ela deu conta? A absorção é semelhante e até maior que a de um absorvente externo. Dá a impressão de ficar mais tempo sequinho a não ser quando você já está com ele há bastante tempo e o fluxo está pesadão. É bom saber que não vai embolar, vazar por cima ou por baixo ou marcar.

Eles falam na embalagem que a calcinha segura tranquilo umas seis horas. Mas ali nos primeiros dias de menstruação, eu vesti, fui trabalhar e, com umas quatro horas, ficou aquela sombra manchada no fundo do shorts – não chegou a vazar. Talvez valha superestimar o seu ciclo antes de comprar a sua. Nos dias de fluxo mais leve, ela dá conta 100%.

E a manutenção? Eu lavo a calcinha à mão porque dá um medinho de jogar uma calcinha encharcada de sangue junto com o resto das minhas roupas na máquina e ficar tudo manchado. Como eu só tenho uma, eu acabo usando no segundo dia, vai ficar seca lá pro quarto dia e o fluxo dessa época não compensa uma calcinha assim chique (de lavar a mão, etc) e eu só acabo voltando a usar de novo só no ciclo seguinte mesmo.

Vale o show? Gostei da experiência. Mas pra migrar totalmente pra esse método sem ficar se preocupando se deu tempo de secar a calcinha que você lavou no dia anterior, você vai precisar de no mínimo umas três e definitivamente vai ser um investimento inicial alto.

Você vai migrar? Eu achei uma opção viável para aqueles dias que eu não quero me sentir usando absorvente. Eu me vejo comprando mais uma para poder ter essa experiência em mais dias, mas não me vejo migrando totalmente porque ainda prefiro o absorvente interno pela praticidade, principalmente quando a menstruação chega do nada e na hora de trocar quando se extrapola a capacidade de absorção e/ou tempo de uso.

Publicidade

Flora Paul, tamanho P, fluxo leve.

Via Reprodução / Facebook, Divulgação / Pantys / Via pantys.com.br

Meu ciclo: Há um ano descobri que sou alérgica a absorventes externos e passei a usar coletor menstrual. Tenho um fluxo super leve, fico as 12 horas indicadas sem precisar esvaziar o coletor numa boa e sou bastante feliz com esse método.

A calcinha: Ela é basicamente uma calcinha feita com um absorvente lavável dentro dela. Eu sou meio mignon e pedi o tamanho P.

Deu conta? O que aconteceu foi que em poucos minutos usando percebi que não existe muita diferença do absorvente externo. Usei exatamente durante duas horas, o tempo de sair para jantar e voltar pra casa com a certeza de que um minuto a mais iria me custar uns três dias dolorida.

E a manutenção? Deixei de molho e lavei à mão (o que nunca faço), com certo medinho de jogar na máquina, mas achei curioso, porque a cor dificulta um pouco saber se ela está limpinha ou não e imagino que isso seja ruim para dar uma analisada em como está seu fluxo.

Você vai migrar? Para mim realmente não rolou!

Aline Ramos, tamanho G, fluxo muito intenso.

Facebook / Reprodução,

Meu ciclo: Eu tenho um fluxo muito intenso, igualzinho a mim. Ou seja, sempre estou passando pela chateação de ficar com as roupas manchadas porque nenhum absorvente segura a onda. Meu fluxo dura entre entre cinco e sete dias, e os três primeiros são os mais complicados.

A calcinha: Por isso pedi pra marca enviar a calcinha Hot Pant G, que é a indicada pra quem tem fluxo intenso. Além disso, é a única que serviria em mim, já que eu visto entre 44 e 46.

Deu conta? O meu segundo dia do fluxo é o mais treta, sai muito sangue mesmo. Então todas as vezes que usei a calcinha nesse dia acabei com a roupa manchada. Mas nos outros foi muito mais tranquilo e não manchou nada. Mesmo com algumas chateações e vazamentos eu ainda acho que vale a pena usar a calcinha pelo conforto e praticidade. Pra mim é ok usar por até 7 horas, depois disso corro o risco de vazamento.

E a manutenção? Eu lavo na máquina (sem amaciante), com pouquinho sabão líquido e no modo rápido (20 min). Então não demora muito pra lavar e nem pra secar, já que o tecido dela é fininho. Ela não fica manchada porque é preta, então tá tudo suave.

Vale o show? Eu adorei a calcinha, principalmente porque nos últimos tempos comecei a ficar com alergia do absorvente externo. Eu não me importo muito com a sensação de molhado, desde que eu saiba que está tudo sob controle e não vou ficar com a roupa manchada. É muito bom trabalhar menstruada e não ter que parar de hora em hora pra ir no banheiro me trocar porque estou noiada.

Você vai migrar? Eu só tenho uma calcinha, então não uso todos os dias. Eu escolho de acordo com o dia da menstruação e a roupa que vou usar. E faço num esquema de dia sim e dia não, mas para usar apenas no trabalho. Quando não estou com a calcinha uso absorvente normal mesmo. Pretendo comprar mais calcinhas pra poder usar com mais frequência. Acredito que o ideal para mim sejam três. Como elas são um pouquinho caras eu ainda não comprei, mas acho que estou perdendo tempo, já que gasto uma nota usando absorvente noturno durante todo o tempo.

Publicidade

Ana Requião (miga convidada), tamanho G e GG, fluxo moderado a leve.

, ,

Meu fluxo: Eu tenho um fluxo bem esquisito. Costumo menstruar só por três dias, e tenho um fluxo maior só no primeiro, ainda assim não é nada que me incomoda.

A calcinha: Eu comprei dois modelos diferentes: a Biquini e a Hot Pant. A Hot Pant comprei G e a Biquini GG. Eu uso entre 40 e 42. As duas seviram e ficaram do jeito que costumo gostar das coisas, justas mas nada apertando. A diferença de tamanho de uma pra outra é um dedo só e o cós da Hot Pants que é mais alto. Uso a Hot Pant – que é para fluxo intenso – no primeiro dia, e a outra no segundo, enquanto lavo e seco a Hot Pant pra usar de novo no terceiro dia.

Ela dá conta? No site indicam a ficar com elas por até oito horas. É meio burro esse tempo, considerando que qualquer pessoa que trabalha fora de casa fica pelo menos 10 horas fora, né? Eu já fiquei 10 horas e foi de boa. Senti um odor mais forte dela só no fim do dia e quando fui ao banheiro. A Hot Pant segurou superbem, a biquini deu uma vazadinha.

E a manutenção: A biquini que comprei manchou já. Considerando que sangue mancha, não sei se a melhor escolha é fazer uma calcinha nude. Tirando isso é tranquilo: ou eu lavo na mão ou uso o saquinho que ganhei porque tinha uma promo que se comprasse duas calcinhas ganhava o saquinho e lavo na máquina normal. Elas só demoram mais pra secar que uma calcinha comum porque o forro é mais grosso.

Vale o show? Elas não são baratas, mas se você contar quanto gasta com absorvente, eu acho que vale a pena. Eu sempre menstruo em horários inapropriados, no meio da noite ou no meio do dia, e é ótimo não ter que me preocupar se eu tenho ou não absorvente em casa ou na bolsa e confiar na calcinha. Como eu to sempre na rua e me mexo bastante, elas são ótimas, porque não esquentam, e a sensação que você tem é de estar com uma calcinha normal.

Você vai migrar? Pra mim ter duas e usar absorvente à noite funciona. Não sei qual a vida útil delas, porque uma calcinha normalmente dura um ano, né? O ideal mesmo pra mim seria ter quatro e deixar de usar absorventes, mas ainda tava esperando pra ver se elas realmente funcionam.

As calcinhas foram enviadas pela Pantys para as meninas da redação. A Ana comprou as dela com seu próprio dinheiro e a gente a convidou pra dividir sua experiência aqui.

Publicidade

Veja também:

18 verdades da vida de quem usa coletor menstrual

Eis as respostas para dúvidas básicas de como usar coletor menstrual

15 verdades sobre menstruação que as mulheres não te contam

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também