Quais foram os pontos altos e baixos das apresentações dos artistas no Rock in Rio 2022?

Mais uma edição do Rock in Rio chegou ao fim. O festival que ocorreu entre os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de Setembro no Rio de Janeiro, reuniu grandes atrações nacionais e internacionais. Mas quais foram os pontos baixos e altos das apresentações?

Após o fim de um evento como o Rock in Rio, os comentários sobre cada show que termina na Cidade do Rock começam a aparecer. Mas quais foram os pontos altos e baixos do festival em 2022? Qual atração a gente esperava que fosse um estouro mas ficou mais parecendo um apito?

O primeiro dia do festival contou com a apresentação de bandas como Iron Maiden, que tocou pela quinta vez no Rock in Rio. O Dia do Metal ainda deve Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira abrindo o Palco Mundo e embalando protestos contra o presidente Jair Bolsonaro. Aliás, vamos combinar que o grito oficial do Rock in Rio não foi “OoooOooo Rock in Rio” e sim “Ei Bolsonaro, vai * *”.


Publicidade

No segundo dia, o Palco Sunset abriu com o funk de Papatinho e L7nnon com participação de MC Hariel e MC Carol. E aqui destaco um dos momentos mais icônicos desse festival: UMA MULTIDÃO CANTANDO “Meu namorado é mó otário, ele lava minhas calcinhas”.

Publicidade

O cantor Jason Derulo, que nesse ano também se apresentou no Rock in Rio Lisboa colocou muita gente pra dançar com os hits chicletes que estão na lista de sucessos como: "Take you dancing" e "Wiggle" e ainda colocou “Ai Preto” no setlist do show. Encerrando com direito a tombo no palco por conta da chuva e muito carisma, Post Malone fechou o dia 3 do festival. Ele que ganhou o carinho do público brasileiro e que tinha apenas um microfone e um sonho entregou um excelente show. 

O Domingo foi um pouco conturbado. O Palco Mundo iniciou com a banda Jota Quest que chegou para substituir o MIGOS que cancelou a apresentação no festival. Seguido de IZA que se tornou, pasmem: A PRIMEIRA MULHER NEGRA BRASILEIRA A CANTAR NO PALCO MUNDO NUM SHOW SOLO! 

Publicidade

Debaixo de chuva, IZA fez o público se emocionar no Palco Mundo do Rock in Rio

A expectativa girava ao entorno do que seria o dia mais cheio do festival devido a apresentação de Justin Bieber e Demi Lovato. Demi havia feito shows pelo Brasil em São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades, mas o rumor a respeito da participação de Justin pairava a Cidade do Rock. Por todos os lugares o assunto era: “será que ele vem?”, muitos fãs ficaram na grade desde cedo na esperança de ver o canadense de perto.

Nas redes sociais, há relatos de pessoas que foram e fralda geriátrica, pegaram piolho, vomitaram entre outros acontecimentos só pra não perder o lugar na grade. O cantor que estava visivelmente abalado entregou o show, mas sem muitas emoções do que vimos em outras apresentações da Justice Tour. Ele ainda suspendeu as apresentações que aconteceriam em São Paulo, deixando os fãs que estavam acampados desde o mês passado na frente do Allianz Parque decepcionados por não conseguirem ver o ídolo em terras paulistanas.

Publicidade

Em minha opinião, o show de Demi Lovato empolgou muito mais do que o de Justin, que funcionou por conta do público. As faixas do HOLY FUCK, último álbum de Demi tem fortes influências do rock, e ver canções como "Confident" e "Cool For The Summer" nessa pegada, marca da nova era de Demi e faz total diferença na coesão e entrega do show. Talvez a chuva tenha atrapalhado um pouco a interatividade de Demi com o público, visto que ela desfilou pouco pela passarela que estava encharcada.

Aproveito para pontuar um erro estratégico na ordem dos shows do Palco Sunset no dia 4. Seria lindo ver Gilberto Gil cantando no fim da tarde e finalizar o três últimos shows do Rock in Rio na seguinte ordem: Demi Lovato – Luisa Sonza – Justin Bieber. A apresentação de Luísa Sonza com participação de Marina Sena foi digna de uma diva pop: vocais, coreografia e muita entrega. Nada morno, a contrário do que alguns jornalistas pontuaram equivocadamente. Da frente do Palco Mundo era possível ouvir os fãs que estavam esperando Demi e Justin cantarem MUITO ALTO os hits como sentaDONA e Penhasco. Destaque para Emicida que mais uma vez entregou uma apresentação que emocionou o público e com palavras fortes e de esperança recebeu convidados no Palco Sunset do RiR.

Publicidade

A artista ainda vestiu um figurino assinado por brasileira.

o look é assinado pela Mayari Jubin. a criadora da marca Artemisi.

Aproveito esse momento para destacar a curadoria dos artistas que se apresentaram no Palco Sunset, a exemplo disso o lineup do dia 8 que reuniu Jessie J, Duda Beat, Corinne Bailey Rae e Glória Groove com o novo show da turnê Lady Leste reuniu tantas pessoas quanto a apresentação mais esperada do Palco Mundo: O Guns N’ Roses que estão fazendo o seu 5º show do Rock in Rio. O Guns fez um show de mais de duas horas no Palco Mundo.

Publicidade

A segunda sexta-feira do RiR (9/9) marcou mais de 34º no termômetro. O que ficou apelidado de “Dia Emo” teve no lineup Avril Lavigne como headline do Palco Sunset e Green Day no mundo.

Os shows nacionais chegaram com tudo no RiR de 2022, isso ninguém pode negar. O cantor Jão ergueu uma orquestra numa espécie de guindaste no Palco Sunset no show que faz parte da Turnê Pirata do artista. Na apresentação 1985: A homenagem diversos artistas como Elba Ramalho, Blitz, Xamã, Ivan Lins e Luísa Sonza que subiu mais uma vez no palco, mas dessa vez pra cantar uma canção do Queen ao lado do guitarrista Andreas Kisser.

O show de Avril Lavigne que foi rodeado de um esquema de segurança na entrada e saída da artista da Cidade do Rock e até mesmo do acesso da imprensa ao fosso, só empolgou por conta do público que transformou o Sunset no Mundo. (Calma Avril, o brasileiro não morde não).

Por incrível que pareça era possível ver a grade do Palco Mundo com uma certa facilidade enquanto rolava o show da artista do Palco Sunset, algo INIMAGINÁVEL em outros dias do festival.

Publicidade

No lineup do dia 10, Djavan foi a escolha certa para abrir os trabalhos no Palco Mundo, seguido da banda britânica Bastille que chegou a viralizar com a “colinha” das frases em português. Muito fofos.

Publicidade

NAHSS SOM-MOSS BASTILLE

A cubana favorita dos brasileiros, Camila Cabello esbanjou carisma no Palco Mundo falou uma meia dúzia de frases sem sentido que aprendeu no Duolingo mas dominou o palco com as canções que estavam na ponta da língua dos fãs. Mais uma vez “Ai Preto” tocou no Palco Mundo do RiR – a primeira com Jason Derulo e agora com a presença dos cantores L7nnon, MC Biel do Furduncinho e Bianca que foram carinhosamente chamados de “amigos brasileiros” por Camila. Mesmo tendo alguns problemas com a roupa nos últimos minutos de show, a cantora saiu aparentemente feliz, contente e surpresa com a receptividade dos brasileiros. 

Publicidade

Enquanto isso, no Sunset, LuÍsa Sonza subia ao palco pela TERCEIRA VEZ ao lado de Cee Loo Green – uma excelente surpresa ao ver Luísa cantar “It's a Man's Man's Man's World", de James Brown.

Publicidade

Publicidade

No último dia de RiR a espera era para assistir Dua Lipa rabiscando no passinho ao som de Don’t Start Now. Com um lineup composto majoritariamente por mulheres, Ivete Sangalo abriu o Palco Mundo com hits da carreira, tocou Gun’s na guitarra, convidou o filho pro palco e deu o recado “Dia 2 vamos mudar tudo”.

Os shows seguintes do Palco Mundo poderiam ser mais contagiantes, o público assistiu Rita Ora num show animado mas pouco popular. O ponto alto da apresentação da cantora e que fez a plateia se atentar mais foi durante a participação de Pabllo Vittar, que aliás, merecia uma apresentação solo no RiR. Alô galera, bota o show da mamãe em 2024.

Megan Thee Stallion fez um show raiz de rap: alguns dançarinos, um DJ, microfone, uma base e muita diversão. Nas redes sociais muitas críticas foram dadas ao show da rapper que: chamou fãs pro palco e tirou selfie na frente de quase 100 mil pessoas enquanto um silêncio rondava a Cidade do Rock.

Publicidade

Ludmilla que fez um SUPER SHOW no Palco Sunset iniciou o espetáculo com algumas frases entre elas: “Hoje eu faço do Sunset o meu Mundo”, provou por A + B que é uma das maiores artistas do Brasil e que transita sem esforço em diversos gêneros musicais. O Numanice estava na ponta da língua das pessoas que foram acompanhar o show de Lud. A cantora desfilou as cores do Brasil com a mensagem de que temos que recuperar o que é nosso, além de beijar sua esposa Brunna Gonçalves no palco ao som de Maldivas, chamou as gêmeas Tasha e Tracie, MC Soffia, Majur e Tati Quebra Barraco pro palco e ainda lançou o anúncio de um futuro feat com Sean Paul no final da apresentação. 

Ellen Soares/gshow e Gabriel Nascimento/gshow

Publicidade

Dua Lipa finalizou o festival como uma verdadeira máquina de hits com direito a troca de figurino, coreografia e um show milimetricamente pensado. A cantora chegou até a arranhar algumas palavras em português e chamou os fãs de “gatinhos e gatinhas” e é incrível ver como as pessoas cantavam todas as letras de Dua. Estávamos esperando uma apresentação ao vivo de Sweetest Pie com a participação de Megan, mas a música só entrou no setlist de Megan. Foi esquecidíssima no churrasco pela Dua.

A transmissão oficial do show pelo Multishow foi atrasada em 30 mimutos a pedido da própria cantora. Não se sabe o motivo específico nem ponto levantado por ela e pela equipe, mas o que sabemos é que o RiR 2022 acertou em colocar cantora para finalizar o festival.

Publicidade

E ai, quais são as suas expectativas para a próxima edição do RiR? Quem vocês querem que estejam em terras brasileiras?

Veja também