Doze anos após de ter deixado o cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse neste domingo (1º) como presidente da República para exercer um terceiro mandato.
Foto de capa: Roosewelt Pinheiro/Agência Senado
O petista e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), tomarão posse em sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, às 15h.


Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Mas a festa popular organizada pela equipe do novo governo deve começar a partir das 10h, e inclui o chamado Festival do Futuro, com mais de 60 atrações musicais.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Casa Civil do Governo do Distrito Federal, 300 mil pessoas são esperadas para acompanhar a posse, embora o acesso à Praça dos Três Poderes seja limitado a apenas 30 mil pessoas.
Veja abaixo como será o roteiro da posse:


Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images
A chegada dos convidados ao Congresso está prevista a partir das 13h45. Lula e Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20. Às 14h30, o presidente e o vice sairão rumo ao Congresso.
Por questões de segurança, ainda há alguns asteriscos a serem resolvidos sobre se a dupla desfilará em carro aberto ou fechado.
Sessão solene:


Andressa Anholete/Getty Images
Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD).
No Plenário da Câmara, após a execução do Hino Nacional, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.
Na sequência, o petista fará um pronunciamento à Nação, seguido por um discurso de Pacheco, que encerra a cerimônia.
Área externa:


Célio Azevedo/Agência Senado
Na área externa do Congresso, o novo presidente prestará as honras militares.
Subindo a rampa:
Como de costume, após a sessão solene, na rampa do Palácio do Planalto ou no Parlatório, o presidente recebe a faixa presidencial de seu antecessor. No caso de Lula, isso não acontecerá, já que Jair Bolsonaro (PL) viajou para os EUA para não precisar passar o acessório presidencial.
Ainda não foi definido quem entregará a faixa ao novo presidente.
Já com a faixa, Lula deve fazer um discurso antes de dar início à nomeação dos ministros.
Por fim, é feita a foto oficial do novo governo.