Os 16 melhores boatos absurdos compartilhados por brasileiros no Facebook recentemente

"ALERTA: NOVO GOLPE!!" As histórias foram encontradas no site boatos.org, que explica por que é mentira e como tudo começou.

1. "Dilma oferece Acre para Palestinos fazerem um país"

O boato surgiu depois deste post do blog Joselito Muller:

A notícia falsa dizia:

A presidente Dilma Rousseff voltou a falar sobre o conflito entre Israel e o Hamas na tarde de hoje. Dilma disse que, “se for o caso, é melhor que judeus e palestinos fiquem longe um do outro. Igual como se faz na escola primária quando dois coleguinhas brigam. Se os palestinos quiserem, posso doar o estado do Acre para eles fazerem um país.”

2. "Peixe-porco é pescado no Rio Grande do Norte"

Uma notícia para torcer que fosse verdade. Uma postagem no Facebook dizia:

"Isso não é uma história de pescador. Segundo o blog Almino Afonso Agora Informa, um peixe com características de um porco foi pescado no Açude Tamanduá (28/05/2013), que fica no município de Antonio Martins-Rn.

Como podemos observar na foto, o bicho tem uma mutação genética com parte do corpo de peixe e cabeça com caracteres de um porco. Ainda de acordo com o blog, a população está assustada, achando que é coisa do “cão”. Não é pra menos."

Publicidade

3. "Joaquim Barbosa será ministro da Justiça de Aécio Neves"

A informação foi postada em uma página do Facebook, mas não é possível encontrar qualquer declaração de Joaquim Barbosa nem de Aécio sobre o assunto.

4. "Eduardo Campos é filho de Chico Buarque"

O boato surgiu em um post do site de humor Diário Pernambucano. O texto da notícia falsa, que mostra o suposto reconhecimento da paternidade, é maravilhoso:

"No começo da tarde de 17 de junho de 2011 veio a público a notícia de que o afamado cantor e compositor Chico Buarque, um dos ícones máximos da cultura brasileira, assumiu a paternidade do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Em entrevista exclusiva, Chico nos falou sobre o acontecimento. “Quando jovem, fiz uma turnê bem extensa pelo Nordeste. Naquela época eu era deveras promíscuo e inconseqüente, assim, acabava dormindo com muitas moças”, revela sem arrependimentos. “Recordo-me de ter sido muito bem recebido no ano de 1964 na cidade do Recife”.

Fiquei hospedado na casa de um produtores locais.

Na casa desse produtor habitava uma moça de beleza radiante, era a filha dele! Risos. Nós mantivemos um relacionamento intenso, rápido e oculto. Meses depois recebi uma carta dela dizendo que estava grávida. Eu, cretinamente, ignorei. Há uns anos atrás minha consciência apertou muito (coisas da meia-idade). Fui tomado de curiosidade muito forte em saber quem era o meu filho e, impressionantemente, fui impactado com uma surpreendente descoberta: ele é o Governador de Pernambuco!"

Depois disso circular pelas redes sociais, a mãe de Eduardo Campos entrou com um processo contra o site.

Publicidade

5. Esta frase supostamente dita por Dráuzio Varella:

O boatos.org lembra que a mentira sobre Dr. Dráuzio existe desde 2009 e já foi desmentida pelo próprio nesta matéria da Folha. “Não tenho a menor ideia de quanto se investe na cura do Alzheimer. E jamais faria uma grosseria dessas. Nem no Botequim”, disse.

6. "Mulher explode durante sexo em motel de Manaus"

Segundo o boatos.org, a informação foi compartilhada na internet dizendo que uma mulher teve um "AVC externo" e explodiu.

A mentira é tão elaborada que "AVC externo" sequer existe, muito menos esta explosão. Ela foi baseada em um caso de morte por AVC durante o sexo que aconteceu em Manaus em 2011.

Publicidade

7. "Governo vai proibir histórias em quadrinhos no Brasil"

BuzzFeed Brasil / Via seessarua.com.br

Uma postagem no Facebook com milhares de compartilhamentos dizia:

"E não é zoeira…
E não vai pegar só para os nacionais não….
Se você acha que já estava difícil para publicar quadrinhos no Brasil, o governo resolveu inviabilizar de vez a produção, não apenas nacional, mas também de HQs reimpressas por aqui.

Entenda no link e divulgue mais esse absurdo."

Mas é mentira, claro. A mentira foi compartilhada aproveitando a polêmica da resolução do Conanda aprovada em março, que define as regras para a publicidade infantil.

8. "Polícia usa gás azul mortal para conter protestos"

Segundo o boatos.org, uma postagem no Facebook mostrava a foto acima acompanhada da seguinte legenda:

"Gás azul: esse é LETAL.Conhecido como inferno azul, bomba de gás foi lançada em grande quantidade nos manifestantes. Foto: Guilherme Carvalho 07/10
Cinelândia."

Mas a "bomba de distração", como é chamado esse gás, é utilizado pela polícia como forma de comunicacão, conforme é explicado neste site.

Publicidade

9. "NASA diz que existe um ET disfarçado de humano morando no Brasil"

Um combo notícia de ET + a culpa é do PT. O texto publicado no site G17, uma paródia do G1 com o slogan "Um jornal de humor sem compromisso com a verdade", diz:

Perigo: NASA diz que existe um ET disfarçado de humano morando no Brasil

Segundo a NASA, um extraterreste está no Planeta Terra, precisamente no Brasil, disfarçado de ser humano e observando o nosso comportamento. O governo americano comunicou o governo brasileiro, desta invasão, na tarde desta segunda-feira (2).

A Presidente Dilma não deu muita importância ao comunicado, achando que é uma mentira e até brincou: “Deve ser o Serra”. Já a oposição acha que o ET pode ser ela. Mas a NASA disse que o assunto é sério e o governo brasileiro não pode levar na brincadeira.


“Existe um ET no meio dos brasileiros e precisamos descobrir quem é, mas para isso precisamos da ajuda do governo brasileiro”, disse um funcionário da NASA.

Segundo o boatos.org, em maio deste ano, a notícia já tinha cerca de 80 mil compartilhamentos.

10. "Aos 76 anos, morre o apresentador Jô Soares"

Calma, galera. Jô continua internado por causa de uma forte pneumonia, mas segundo o boletim médico atualizado nesta sexta-feira, "a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento está evoluindo bem."

Segundo o boatos.org, a notícia da morte do apresentador surgiu no Fórum UOL Jogos.

Publicidade

11. "O Facebook dará dinheiro para quem compartilhar esta foto:"

Saudades, Walter White. A imagem apareceu em uma postagem com milhares de compartilhamentos.

12. "Tigre que atacou menino em zoológico será sacrificado"

A informação que diz que o tigre que atacou um menino no zoológico de Cascavel foi divulgada no Facebook, o que levou a criação de uma petição no Avaaz que já tem mais de 168 mil assinaturas (até a publicação deste post).

Outro calma, galera: o tigre inclusive até já voltou para a sua jaula no Zoológico de Cascavel.

Publicidade

13. "Congresso cria projeto de lei que prevê confisco da poupança"

"VEM AÍ NOVO CONFISCO
FIQUEM ATENTOS: CONFISCO DE POUPANÇA E SALÁRIOS
Projeto de Lei para obter controle total da parte financeira da população. E ele ainda está ativo na câmara aguardando a aprovação. Que no nosso ponto de vista, na verdade o que estava sendo aguardada era a neutralização da oposição no congresso’.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Fica criado o Limite Máximo de Consumo, valor máximo que cada pessoa física residente no País poderá utilizar, mensalmente, para custear sua vida e as de seus dependentes."

Como o boatos.org lembra, o projeto realmente existe, mas foi proposto em 2004 e está arquivado na Câmara dos Deputados sem possibilidades de desarquivamento.

14. "Templo de Salomão é pixado por vândalos"

A notícia publicada pelo Jornal Vdd (amo o nome) dizia:

"O Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi vandalizado a apenas 2 dias de sua inauguração. Hoje pela manhã a inscrição “Atos 17:24″ foi vista por populares e pelos primeiros operários que chegavam para finalizar os últimos detalhes antes da inauguração do templo, que acontecerá no dia 31 de julho."

Porém, a assessoria da própria Igreja Universal do Reino de Deus desmentiu a informação.

Leia também: As 8 regras oficiais que todo visitante do Templo de Salomão deve obedecer

Publicidade

15. "Soja está criando geração de meninos gays"

O texto do pastor americano James Rutz foi publicado em português no blog Júlio Severo, não contém qualquer informação científica e recebeu milhares de compartilhamentos.

16. "Silvio Santos encontra barras de ouro vencidas em porão do SBT"

Hummm, que cara de rapadura docinhaa.

A notícia do ouro vencido (parece real ouro vencer fácil, né) foi publicada no site G17.

Publicidade

Veja também